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Autores: MALU ALMEIDA - CARLOS ALBERTO BERTAIOLLI
Sinopse:
Esta produção é resultado da pesquisa efetuada no contexto do Curso de Pós-Graduação Stricto-Sensu – Mestrado Acadêmico em Educação – da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC). O objeto de estudo foi o Ensino de História na Proposta Curricular de Santa Catarina (PCSC), com ênfase no caderno intitulado “Disciplinas Curriculares”, o qual contém os pressupostos que o documento elenca como básicos para nortear o trabalho dos professores de História na Educação Básica. Inicialmente a pesquisa apresenta uma discussão acerca dos fundamentos teórico-metodológicos da pesquisa, seguida de um estudo sobre o Estado da Arte das pesquisas sobre o Ensino de História no Brasil nos últimos dezesseis anos. Efetiva-se um estudo sobre a História da política pública investigada, compreendendo-a como um documento que, mesmo sendo legitimado pelo Estado de Santa Catarina em épocas de Neoliberalismo, assume como referencial teórico o Materialismo Histórico.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544400425
DOI:10.24824/978854440042.5
Ano de edição:2014
Número de páginas:206
Formato:14x21
Assunto:
Os autores apresentam uma pesquisa acerca das Concepções de História na Proposta Curricular de Santa Catarina (PCSC), com ênfase nos pressupostos para o Ensino de História contido no documento. A proposta tem sua gênese no período da redemocratização do Estado brasileiro, sendo composto por diversos cadernos publicados ao longo da última década do século passado e primeiro decênio do século XXI. Ao longo desse processo o Ensino de História na PCSC tentou conciliar concepções de História divergentes do ponto de vista epistemológico, assumindo uma perspectiva eclética que incide na prática os profissionais que usam o documento como referência.