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Autores: Daniela Cristina Lopes de Abreu
Sinopse:
A obra As estratégias de Escolarização Primária na cidade de Rio Claro-São Paulo (1889-1920), busca mapear as organizações escolares na primeira república, procurando analisá-las nas suas múltiplas estratégias de escolarização primária. A partir da lei da obrigatoriedade do ensino (1874), procuramos entender como as cidades do interior paulista se organizaram para atender a esta imposição legal. O recorte temporal (1889-1920) foi escolhido por se tratar de uma fase de efervescência na república, principalmente na difusão da escola primária, em 1920. A Reforma Sampaio Dória é indicada como marco delimitador para observar como estas estratégias foram sendo forjadas, por se constituir em um projeto que vai redefinir a estrutura educacional paulista do período, diminuindo o tempo de escolarização oficial, ampliando o número de alunos atendidos. Ao utilizarmos o recurso da micro-história e observar com uma lente de aumento as particularidades dessa cidade interiorana, foi possível identificar a criação dos grupos escolares, a expansão das escolas isoladas, as iniciativas particulares implementadas e os sujeitos que circularam nesses espaços. Desta forma, ficou evidente que a escolarização primária nas cidades do interior não estava centrada nos grupos escolares. Os municípios tiveram um papel importante no processo de escolarização e a as escolas isoladas, sejam estas municipais ou estaduais, assim como a iniciativa particular foram fundamentais para atender a população que estava nos locais mais distantes do centro urbano.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9786525101309
DOI:10.24824/978652510130.9
Ano de edição:2021
Número de páginas:260
Formato:16x23
Assunto:
AS ESTRATÉGIAS DE ESCOLARIZAÇÃO PRIMÁRIA NA CIDADE DE RIO CLARO-SÃO PAULO (1889-1920)
Daniela Cristina Lopes de Abreu
A162
Abreu, Daniela Cristina Lopes de
As estratégias de escolarização primária na cidade de Rio ClaroSão Paulo (18891920)
Daniela Cristina Lopes de Abreu – Curitiba CRV, 2021
260 p
Bibliografi a
ISBN Digital 9786525101316
ISBN Físico 9786525101309
DOI 10248249786525101309
1 Educação 2 Estratégias de escolarização 3 Escola isolada 4 Grupo escolar 5 Escola
particular I Título II Série
CDU 37(8156) CDD 37298161