15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$57,76 sem juros | Total R$57,76 | |
2 x de R$28,88 sem juros | Total R$57,76 | |
3 x de R$19,25 sem juros | Total R$57,76 | |
4 x de R$14,94 | Total R$59,78 | |
5 x de R$12,16 | Total R$60,80 | |
6 x de R$10,31 | Total R$61,84 | |
7 x de R$8,98 | Total R$62,88 | |
8 x de R$7,99 | Total R$63,95 | |
9 x de R$7,22 | Total R$65,01 | |
10 x de R$6,61 | Total R$66,10 |
Autores: Lourdes Helena da Silva
Sinopse:
Transcorrida quase uma década da publicação desta obra, a temática da Pedagogia da Alternância não apenas permanece atual, como vem tendo a sua popularidade ampliada no cenário educacional brasileiro. A multiplicação e consolidação dos Centros Familiares de Formação por Alternância e o reconhecimento do potencial educativo de sua proposta pedagógica, sobretudo no Movimento da Educação do Campo, contribuíram para uma disseminação e utilização da alternância para além das Escolas Família Agrícola e Casas Familiares Rurais. É neste contexto que, na atualidade, existem outras tantas iniciativas e experiências educacionais, inclusive políticas públicas e programas governamentais, que assumem a Pedagogia da Alternância como um dos eixos centrais de suas propostas de formação. Todavia, apesar dessa popularidade alcançada nas últimas décadas e da presença das experiências de formação por alternância há mais de 40 anos no Brasil, a produção teórica nacional sobre essa estratégia pedagógica ainda é escassa em nossa sociedade. É neste sentido a importância de uma edição revisada e atualizada do presente livro, na medida em que ele constitui um dos poucos trabalhos que, mais que sistematizar os processos de origem e expansão das experiências francesas e brasileiras de formação por alternância; explora os fundamentos teóricos da alternância, analisando suas modalidades, representações e práticas nas duas experiências pioneiras em nossa sociedade: a Escola Família Agrícola e a Casa Familiar Rural. É uma obra destinada, assim, a todos que, direta ou indiretamente atuam na educação do campo, na extensão rural, nas entidades e movimentos sociais, sindicais e populares presentes no meio rural brasileiro.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788580423686
DOI:10.24824/978858042368.6
Ano de edição:2012
Número de páginas:190
Formato:16x23
Assunto:
Silva, Lourdes Helena da
As experiências de formação de jovens do campo: alternância ou alternâncias? / Lourdes Helena da Silva. - Curitiba, PR: CRV, 2012.
188p.
Inclui bibliografia
ISBN 978-85-8042-368-6
1. Educação rural - Brasil. I. Título.
12-2510. CDD: 370.91734
CDU: 37.018.51
OS CONTORNOS TEÓRICOS DO CONCEITO DE ALTERNÂNCIA
Breve Histórico do Conceito
Tipologia e Classificações
A Problemática Relacional da Alternância
CAPÍTULO II
AS MAISONS FAMILIALES RURALES
Origens do Movimento na França
Institucionalização e Construção do
Modelo Pedagógico das MFRs
O Movimento das MFRs no Mundo
CAPÍTULO III
AS EXPERIÊNCIAS BRASILEIRAS DE FORMAÇÃO
EM ALTERNÂNCIA
As Escolas Família Agrícola
Origens do Movimento no Brasil
Organização e Expansão do Movimento
Caracterização Geral das Escolas Família Agrícola
As Casas Familiares Rurais
Origens do Movimento no Brasil
Organização e Expansão do Movimento
Caracterização Geral das Casas Familiares Rurais
CAPÍTULO IV
A CASA FAMILIAR RURAL DE QUILOMBO – SC
Origens e Trajetória Histórica
Panorâmica da Casa Familiar Rural de
Quilombo e de seus Atores Sociais
As Representações Sociais dos Monitores
As Representações Sociais dos Pais
As Representações Sociais dos Alunos
O Universo Representacional dos Atores da Casa Familiar
Rural de Quilombo: Divergências e Convergências
CAPÍTULO V
A ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE VINHÁTICO-ES
Origens e Trajetória Histórica
Panorâmica da Escola Família Agrícola de
Vinhático e de seus Atores Sociais
As Representações Sociais dos Monitores
As Representações Sociais dos Pais
As Representações Sociais dos Alunos
O Universo Representacional dos Atores da Escola Família
Agrícola de Vinhático: Divergências e Convergências
CAPÍTULO VI
ALTERNÂNCIA OU ALTERNÂNCIAS?
Finalidades Diferentes, Perspectivas Comuns
A Dinâmica da Alternância: Novos Papéis,
Velhas Representações?
Relação Escola Família: Desafios da Parceria