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Autores: Antonia de Abreu Sousa - Elenilce Gomes de Oliveira - Enéas de Araújo Arrais Neto (Orgs.)
Sinopse:
Quais são as mediações históricas da baixa escolaridade dos trabalhadores brasileiros dos quais, perto de 50% não completaram os oito anos de escolaridade? Esses dados representam um duro contraste com as exigências da atual estrutura produtiva que, sob o mito da empregabilidade, transfere aos trabalhadores a responsabilidade pela formação profissional de modo a se tornarem empregáveis segundo as exigências do mercado. A negação de uma educação básica pública, de qualidade, gratuita, universalizada para toda a população tem um contraponto controverso na ênfase à preparação estrita para o trabalho que é oferecida ao longo do século XX e nas lutas dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Profª. Dra. Maria Aparecida Ciavatta Professora Titular em Trabalho e Educação, Associada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Professora Visitante da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544408674
DOI:10.24824/978854440867.4
Ano de edição:2016
Número de páginas:346
Formato:16x23
Assunto:
I61
As interfaces do mundo do trabalho: Educação, práxis social e formação dos trabalhadores. / Antonia de Abreu Sousa, Elenilce Gomes de Oliveira, Enéas de Araújo Arrais Neto (organizadores).
1. Educação 2. Trabalho - política 3. Capital I. Sousa, Antonio de Abreu. org. II. Oliveira, Elenilce Gomes de. org. III. Arrais Neto, Enéas de Araujo. Org. IV. Título V. Série.
CDD 331.544
Dante Henrique Moura
CAPITAL, CRISE E ESTADO: LIMITES E CONTRADIÇÕES
Antonia de Abreu Sousa
Marcelo Santos Marques
A HISTÓRIA COMO PROCESSO DE VIDA REAL
DOS HOMENS ATRAVÉS DO TRABALHO
Adauto Lopes da Silva Filho
Fátima Maria Nobre Lopes
AS METAMORFOSES DA CATEGORIA TRABALHO
Ana Patrícia Dias
MANUSCRITOS ECONÔMICO-FILOSÓFICOS:
REFLEXÕES DO JOVEM MARX SOBRE O COMUNISMO COMO SUPERAÇÃO
DO TRABALHO ALIENADO E DA PROPRIEDADE PRIVADA
Océlio Jackson Braga
Enéas de Araújo Arrais Neto
Ana Paula Lima Azevedo
CAPITAL, TRABALHO E ESTADO:
ELEMENTOS PARA UMA CRÍTICA À PRÁXIS SOCIAL
PRETENSAMENTE SOCIALISTA
Antonio Valricélio Linhares da Silva
O PENSAMENTO DE ANTON MAKARENKO ACERCA
DA EDUCAÇÃO
Adriana Alves da Silva
Erika Martins Araújo
Jerciano Pinheiro Feijó
Tássia Pinheiro de Sousa
THEODOR ADORNO – O CONTRIBUTO DA EDUCAÇÃO PARA
SUPERAR A SOCIEDADE ADMINISTRADA
Adriana Alves da Silva
Elenilce Gomes de Oliveira
EDUCAÇÃO INTEGRAL:
PRESSUPOSTOS PARA A FORMAÇÃO OMNILATERAL DOS SUJEITOS
E PARA ESTABELECER NOVA SOCIABILIDADE
Maria José Pires Barros Cardozo
A CULTURA DO TRABALHO E A EDUCAÇÃO PLENA NEGADA
Maria Aparecida Ciavatta
RECONVERSÃO PRODUTIVA E EDUCAÇÃO:
POLÊMICAS SOBRE A FORMAÇÃO/QUALIFICAÇÃO
DO TRABALHADOR NO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO
Francisco José Lima Sales
A RETRAÇÃO DAS POLÍTICAS SOCIAIS PÚBLICAS
NO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO
Socorro Letícia Fernandes Peixoto
Enéas de Araújo Arrais Neto
Raphael Pires de Souza
DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL:
REFLEXÕES SOBRE O PROGRAMA BOLSA DE TRABALHO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA –
IFCE CAMPUS DE MARACANAÚ
Keyla de Souza Lima Cruz
Márcia Lorena Bezerra Peixoto
Isabel Magda Said Pierre Carneiro
Patrícia Fernandes de Freitas
EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL:
MARCOS DA AÇÃO DE DAKAR
Erika Roberta Silva de Lima
Francisca Natália da Silva
Lenina Lops Soares Silva
DESAFIOS E CONTRADIÇÕES DO PROGRAMA NACIONAL
DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E MÉDIO (PRONATEC)
Elenilce Gomes de Oliveira
Rommel Rennê Santos de Menezes
O CURRÍCULO EM AÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
E A REALIDADE DO CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO DO IFCE
Neidimar Lopes Matias de Paula
Cassandra Ribeiro Joye
AS IMPLICAÇÕES DA QUALIFICAÇÃO VIABILIZADA PELO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ
– IFCE NO PERFIL PROFISSIONAL DE SEUS EGRESSOS
Keyla de Souza Lima Cruz
Enéas de Araújo Arrais Neto
POLÍTICA DE C&T E DISPARIDADES REGIONAIS NO BRASIL:
RAZÕES PARA A CONSOLIDAÇÃO DAS UNIVERSIDADES
PÚBLICAS DA AMAZÔNIA
Antônio Carlos Maciel
Andréia da Silva Quintanilha Sousa
Tânia Suely Azevedo Brasileiro
CAMINHOS E DESCAMINHOS DA POLÍTICA NACIONAL
DE JUVENTUDE NO GOVERNO LULA
Gilson de Sousa Oliveira
Ronaldo de Sousa Almeida
PROFA, PRÓ-LETRAMENTO E PNAIC:
QUALIFICAÇÃO DOCENTE OU CONTROLE TÉCNICO SOBRE O TRABALHO
DO ALFABETIZADOR?
Claudiana Maria Nogueira de Melo
Francisca Geny Lustosa
REFLEXÕES SOBRE A IDENTIDADE DOCENTE
NO TELENSINO CEARENSE
Ingrid Louback de Castro Moura
Erasmo Miessa Ruiz
ISBN 978-85-444-0867-4