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Autores: Edilene Mizael de Carvalho Perboni
Sinopse:
O objetivo principal desta obra é trazer, a partir das noções foucaultianas de Governamentalidade, “tecnologia de si” e “cuidado de si”, os sujeitos que emergem da análise das políticas de avaliação sistêmica brasileira da alfabetização. O capítulo I, a partir da ideia do “ciclo da chuva” e à luz da ferramenta analítica da Governamentalidade, aponta como as políticas de avaliação estão imbricadas em redes de poder produzidas no cenário econômico e político do sistema educacional internacional, nacional, estadual e municipal. No capítulo II são discutidos os sujeitos avaliados no processo de avaliação sistêmica brasileira, na perspectiva de “constituição do sujeito” em Larrossa, “tecnologias de si” e “cuidado de si” em Foucault. A primeira propositiva nesse capítulo foi pensar em todo o sistema avaliativo da alfabetização, como um dos dispositivos de produção de narrativas na constituição do “sujeito da produtividade”. A segunda foi pensar que existe uma ética do “cuidado de si”, que pode ser entendida como “prática de liberdade” possível aos sujeitos avaliados. Nas discussões teóricas do capítulo II são trazidos dois filmes: “Shrek 1” e “Vida Maria”. As análises realizadas neste estudo incidem sobre dois sujeitos: o primeiro refere-se ao sujeito preconizado nos resultados, que é regulado por regras “anônimas” de quem “pode” enunciar e o que “pode” ser enunciado, de acordo com os padrões de desempenho das avaliações sistêmicas; o segundo trata-se do sujeito que tem como possibilidade, frente ao próprio processo avaliativo e seus resultados, o “cuidar de si”, como “prática de liberdade”.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544405956
DOI:10.24824/978854440595.6
Ano de edição:2015
Número de páginas:182
Formato:14x21
Assunto:
Perboni, Edilene Mizael de Carvalho
As políticas e os sujeitos das avaliações sistêmicas da alfabetização no Brasil:
uma analítica à luz da governamentalidade / Edilene Mizael de Carvalho Perboni.
uritiba, PR: CRV, 2015.
182 p.
Inclui bibliografi
ISBN 978-85-444-0595-6
1. Educação - Brasil. 2. Educação e Estado - Brasil. I. Título.
15-26256 CDD: 379.81
CDU: 37.014.5(81)
AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE AVALIAÇÃO
DA ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL:
uma analítica à luz da governamentalidade
O “Ciclo da Chuva”: uma metáfora
para a Governamentalidade
Releitura de desenho
Governamentalidade
“Nuvem Carregada”: políticas públicas
educacionais neoliberais
“Gotas de Chuva”: leis, programas
e projetos para alfabetização
“Sol”: avaliações sistêmicas da alfabetização
“Solo”: população - Secretarias de Educação,
escolas alfabetizadoras, professores, alunos em
processo de alfabetização
“Evaporação”: índices de
desenvolvimento da Educação
De volta à “Nuvem”: fortalecimento
de um Estado mínimo e regulador
OS SUJEITOS DA AVALIAÇÃO
SISTÊMICA DA ALFABETIZAÇÃO BRASILEIRA
Avaliações Sistêmicas Educacionais:
uma “Tecnologia do Eu”
O “Eu” como “prática de liberdade”