15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$59,70 sem juros | Total R$59,70 | |
2 x de R$29,85 sem juros | Total R$59,70 | |
3 x de R$19,90 sem juros | Total R$59,70 | |
4 x de R$15,45 | Total R$61,78 | |
5 x de R$12,57 | Total R$62,84 | |
6 x de R$10,65 | Total R$63,91 | |
7 x de R$9,29 | Total R$65,00 | |
8 x de R$8,26 | Total R$66,09 | |
9 x de R$7,47 | Total R$67,20 | |
10 x de R$6,83 | Total R$68,32 |
Autores:
AUTORES
ANA CLARA SOUZA SOBRAL
Estudante do Ensino Médio e técnica em informática pelo IFBA – Campus Valença. Tenho experiência em competições acadêmicas, tendo conquistado medalha em olimpíada nacional. Além disso, desenvolvi um quiz interativo (gameficado) utilizando a linguagem Python em 2023 e uma pesquisa científica acerca dos fenômenos de alagamentos e enchentes no município de Valença – BA no ano de 2024.
ANTÔNIO CARLOS FONTES ATTA
Doutor em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC – UNEB). Mestre em Ciência da Computação (UNICAMP). Professor Efetivo do Departamento de Ciências Exatas e da Terra da Universidade do Estado da Bahia (DCET-I – UNEB). Pesquisador na área da Educação, com ênfase nas Tecnologias de Informação e Comunicação, Educação e Tecnologia, Inovação em Processos Educacionais com Tecnologia. Integrante do Grupo de Pesquisas em Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade – GEOTEC/UNEB.
CATARINA FERREIRA SILVEIRA
Doutora em Difusão do Conhecimento (PPGDC – UFBA). Mestre em Engenharia de Produção com foco em Inteligência Organizacional (UFSC), Mestre em Administração e Comércio Internacional (UEX). Docente e Pesquisadora do IFBA – Campus Valença. Pesquisas em Inovação Tecnológica, Metodologias Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista (MCDA-C), Propriedade Intelectual. Avaliadora de cursos e projetos pedagógicos dos cursos técnicos SETEC/MEC. Consultora de Negócios.
CREIDIANE MUNIZ CONCEIÇÃO BRITO
Licenciada em Computação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA campus Santo Amaro (2017). Especialização em Metodologia Científica IF Baiano campus Governador Mangabeira (2021). Atuação: docente da educação profissional/Informática na rede Estadual-BA. Graduação em Pedagogia (UNICID)/ Cruzeiro do Sul/ SP (2022). Aperfeiçoamento em Mentoria para Educação Profissional e Tecnológica/IFES Cachoeiro de Itapemirim (2023). Mestranda (Profissional) GESTEC (Gestão eTecnologias Aplicadas à Educação)/ 2023.1/ UNEB campus I/ Salvador.
ELAINE GOMES DOS SANTOS AMARAL MOURA
Graduada em Pedagogia (UNEB), Especialista em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação (UNEB), Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica (FAVENI), pós graduanda em Gestão para EPT (IFBA). Gestora e Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Salvador. Integrante do Grupo de Pesquisas GEOTEC/UNEB.
ELANE CONCEIÇÃO CERQUEIRA SANTOS
Graduada em Pedagogia pela UNEB, especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (FAP), mestranda em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (UNEB). Gestora e Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Salvador.
ELIS SOUZA DOS SANTOS
Doutora e Mestra em educação e contemporaneidade (UNEB), especialista EM Educação, pobreza e Desigualdade Social (UFBA), licenciada em Pedagogia (UEFS), professora da rede municipal de educação de Salvador e atualmente coordenadora de gestão do Programa Dinheiro Direto na Escola Soteropolitana.
INAIA BRANDÃO PEREIRA
Doutor em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB/PPGEDUC, Mestre em Educação e Contemporaneidade – UNEB/PPGEDUC. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade – GEOTEC/UNEB. Licenciado e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Professor Efetivo da Rede de Ensino do Estado da Bahia e atualmente exercendo carco de gestor escolar.
IVANA CRISTINA SANTANA
Natural de Salvador, atualmente reside em Tobias Barreto- Sergipe. Mestranda em Tecnologias da Educação pela Universidade Estadual da Bahia (UNEB-Salvador). Pedagoga pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), especialista em Neuropsicopedagogia, está como tutora online do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFBA. Atua em seu consultório com atendimento pedagógico especializado para infâncias atípicas.
IVNA HERBÊNIA DA SILVA SOUZA
Doutora em Difusão do Conhecimento pelo Programa de Pós-graduação em Difusão do Conhecimento – PPGDC pela Universidade Federal da Bahia – UFBA; Mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Graduada em Administração pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Atualmente, é Professora EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IF Baiano – Campus Bom Jesus da Lapa. Coordenadora do Curso Tecnólogo em Gestão de Tecnologia da Informação e Coordenadora da Pós-Graduação em Inovação Social com ênfase em E Economia Solidária e Agroecologia – IF Baiano Campus Bom Jesus da Lapa.
JADIRLETE LOPES CABRAL
Professora Titular de Língua e Literatura Italiana na UFBA com experiência em contemporaneidade, tradução intersemiótica de textos literários infanto-juvenis, metodologias de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras com tecnologias digitais e elaboração de materiais didáticos digitais. Professora pesquisadora CNPq, atuando junto ao Grupo de Pesquisa em Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade (Geotec/UNEB), ao Grupo de Pesquisa em Literatura Italiana e Tradução/PLIT e ao Grupo de Pesquisa Um pé lá, um pé cá, ambos da UFBA, sendo, deste último, vice-líder. Atualmente é também Coordenadora Acadêmica de Italiano junto ao Programa de Proficiência em Língua Estrangeira para Estudantes e Servidores da UFBA / PROFICI
JALISSON DOS SANTOS HENRIQUE
Possui mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). É professor EBTT do Instituto Federal da Bahia (IFBA) e atua como pesquisador nas áreas de Engenharia de Software, Computação Aplicada e Educação Científica
JOÉLIA SILVA DOS SANTOS
É licenciada em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia – DCH/Campus V (2013). Mestre em Planejamento Territorial pela Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS (2017). Especialista em Geoprocessamento pelo IFTM – Campus Uberaba (2022) e professora EBTT do IFBA-Campus Valença.
JOSÉ ANTÔNIO CARNEIRO LEÃO
Professor e pesquisador efetivo titular na Graduação e Pós-Graduação da Universidade o Estado da Bahia (UNEB), no Departamento de Ciências Humanas (DCH I) e no Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação GESTEC/UNEB). Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação pela Faculdade de Educação da UFBA, Brasil (2011). Coordenador da Área 2 do GESTEC da Universidade do Estado da Bahia, Brasil. Pós-doutorado em Artes Visuais pela UFBA (2021). Líder do Grupo de Pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade (GEOTEC/CNPq).
LIANE CORTES ALMEIDA
Possui mestrado profissional em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação pela UNEB- Universidade Estadual da Bahia, Graduada em Pedagogia pela UFBA- Universidade Federal da Bahia. Especialista em Educação Especial com ênfase em LIBRAS-Língua Brasileira de Sinais; Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional; Especialista em Metodologia do Ensino Superior; Especialista em Gestão Ambiental em Município; Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social. Atualmente, leciona na Rede Municipal de Ensino como Professora atuante na área de Educação Especial para alunos com Deficiências, Síndromes e Transtornos de Aprendizagem.
LÍBIA DE ARAÚJO PEREIRA
Mestra em Educação (UESC), Professora do Instituto Federal da Bahia/IFBA/Campus Santo Amaro. Coordenadora do Núcleo de Arte e Cultura do IFBA/Campus Santo Amaro. Integra o Grupo de Pesquisa NUPEF/IFBA.
LÍLIAN FONSECA LIMA
Doutora e mestre em Educação e Contemporaneidade pelo PPGEduC/UNEB – Professora Assistente na Universidade Estado da Bahia – Departamento de Educação I, pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Estudo em Leitura e Contação de Histórias GPELCH, suas pesquisas e publicações situam-se na área de Educação/Formação docente, Infância, Leitura, Experiência Educativa e sua interrelação com as questões de gênero.
LÍVIA ANDRADE COELHO
Doutora em Educação (UFBA), Professora Plena no Departamento de Ciências da Educação, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Docente do Programa de Po?s-Graduac?a?o em Educação – PPGE/UESC. Integrante do Grupo de Pesquisa Paulo Freire – GEPPAF/UESC. Integra o Programa Coletivo Paulo Freire/UESC.
LUCAS SILVA MENEZES
Especialista em Educação e suas Tecnologias (IFBA) e Graduado em Licenciatura em Computação pelo IFBA.
LUZINETE BARBOSA LYRIO
Professora da Secretaria de Educação da Bahia – SEC/BA. Mestre em Ciência da ducação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (2004). Mestre e Doutora em Desenvolvimento Regional e Urbano pela Universidade Salvador – Unifacs (2020).
MARIA DA CONCEIÇÃO NASCIMENTO MARQUES
Professora de História da Rede Municipal de Salvador – Bahia (SMED). Mestre em Gestão e Tecnologias aplicadas à Educação – Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Licenciada em Ciências Sociais – Universidade Federal da Bahia (UFBA). Integrante do Grupo de Pesquisa em Geotecnologia, Educação e Contemporaneidade – GEOTEC (UNEB).
MONIQUE SANCHES SODRÉ
Possui graduação em Letras Vernáculas – Língua Estrangeira – pela Universidade Federal da Bahia (2009) e especialização em Educação inclusiva e diversidade pela Faculdade de Pedagogia Afonso Cláudio (2014). É professora de língua estrangeira (espanhol) e Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental II e Médio nas redes pública e privada. Atualmente, desempenha, também, a função de gestora na Rede Municipal de Ensino de Salvador, e é colaboradora na produção de material didático de Língua Portuguesa da editora FTD.
RAFAEL MATURINO RIOS
Mestrando em Administração Pública (UFBA), MBA em Gestão Pública, MBA em Administração Financeira e Orçamentária, graduado em Engenharia de Produção, especialista em Políticas Públicas do Município de Salvador, atualmente Gerente de Monitoramento dos Programas Educacionais na Secretaria Municipal de Salvador.
ROQUENILDA DE PAULA SANTOS
Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnologia (IFBAIANO). Especialista em Educação e suas Tecnologias (IFBA) e Graduada em Licenciatura em Computação pelo IFBA.
ROSEMARY LAPA DE OLIVEIRA
Doutora e pós-doutora em educação, mestre em linguística, professora plena da graduação e da Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade PPGEDUC/DEDC 1/UNEB. Contadora de Histórias. Líder do Grupo de Pesquisa e Estudo em Leitura e Contação de Histórias (GPELCH). Editora-chefe da Revista CHO – Contação de Histórias e Oralidades.
SAMIRA SOUZA FEITOSA
Doutora em Educação e Contemporaneidade, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (UNEB). Mestre em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (Gestec) pela UNEB. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade (Geotec / UNEB). Pós-graduada em Educação, Processos tecnológicos e Práticas inovadoras pela UNEB (2018). Pós-graduada em Metodologia do Ensino da Matemática pela Fundação Visconde de Cairu (2015). Especialista em Educação Profissional integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (2011). Psicopedagoga pela Universidade Castelo Branco (2005). Bacharel em Administração e Licenciada em Matemática. Tem experiência na área de Educação Fundamental II, Educação de Jovens e Adultos, Tecnologias da Informação e Comunicação.
SANDRA MARIA FERREIRA DE SOUZA
Mestra em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação pelo GESTEC – Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Especialista em Formação Continuada Mídias na Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Especialista em Linguística Aplicada à Língua Inglesa pela Universidade Estadual de Feira de Santana-BA (UEFS) e graduada em Letras Vernáculas com Inglês pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Pesquisadora dos grupos de pesquisa GIPRES-Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Representações, Educação e Sustentabilidade e do GEOTEC-Grupo de pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade, como pesquisadora e colaboradora do projeto “A rádio da escola na escola da rádio. Docente no Colégio Estadual do Campo de Bandiaçu, C. do Coité, BA.
TÂNIA MARIA HETKOWSKI
Pós-Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/RS), Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/BA), Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI/RS), Especialista em Informática na Educação pela Pontíficia Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), Graduada em Pedagogia (Séries Iniciais) pela Universidade Oeste de Santa Catarina ((UNIOESC/SC). Professora DE da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC/UNEB). Líder do Grupo de Pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade (GEOTEC). Pesquisadora nas áreas de Práticas Pedagógicas, Educação Cartográfica, Tecnologias da Informação e da Comunicação, Geotecnologias e Jogos Digitais.
WHELITON CHIANG SHUNG M. FERREIRA
Professor do Instituto Federal da Bahia – IFBA. Doutor em Ciência, Tecnologia e Sociedade CTS, pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar (2025). Mestre em Desenvolvimento Regional e Urbano pela Unifacs (2014).
ORGANIZADORAS
KÁTIA SOANE SANTOS ARAÚJO
Mulher, mãe, ser de militância e professora por essencial. Minha formação acadêmica inclui doutorado e mestrado em Educação. Dedico minha pesquisa a mobilizar um panorama educacional pautado na emancipação humana e na realização subjetiva de cada sujeito nas minhas itinerâncias.
ROSÂNGELA PATRÍCIA DE SOUSA MOREIRA
Geógrafa, educadora e pesquisadora impulsionada pela curiosidade e encantada pelo saber. Como especialista em Metodologias de Ensino, mestra e doutora em Educação, sigo valorizando o protagonismo estudantil e saberes comunitários, acreditando que sempre haverá novas formas de potencializar e transformar a aprendizagem.
Sinopse:
Em 2025, as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) deixam de ser meras ferramentas para se tornarem agentes transformadores da educação, redefinindo modos de ensinar, aprender e produzir conhecimento. Esta obra, construída a partir de pesquisas do Grupo GEOTEC e parceiros, supera visões instrumentalistas para enfrentar desafios urgentes: vieses algorítmicos, falsa neutralidade tecnológica, formação docente precarizada e novos analfabetismos digitais. Mais do que diagnosticar problemas, o livro propõe caminhos insurgentes – do uso emancipatório das tecnologias à crítica da razão digital, inspirada em pensadores contemporâneos. Discute ainda as "futuridades educativas" como espaços de reinvenção pedagógica. Em sua segunda edição, a obra convida a repensar a educação para um projeto verdadeiramente inclusivo e anticolonial, no qual o digital seja território de luta por equidade e reumanização. Leitura essencial para educadores e pesquisadores comprometidos com uma educação crítica na era tecnológica.
Detalhes:
ISBN: 978-65-251-7863-9
ISBN Digital: 978-65-251-7864-6
DOI: 10.24824/9786525178639.9
Ano de edição: 2025
Distribuidora: Editora CRV
Número de páginas: 270
Formato do Livro: 16x23
Número da Edição: 1
Assunto:
AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: desafios e possibilidades na prática docente Kátia Soane Santos Araújo Rosângela Patrícia de Sousa Moreira T255 As tecnologias na educação desafios e possibilidades na prática docente Kátia Soane Santos Araújo, Rosângela Patrícia de Sousa Moreira (organizadoras) – Curitiba CRV, 2025 270 p (Coleção As tecnologias na educação desafios e possibilidades na prática docente, v 2) Bibliografia ISBN Volume Digital 9786525178646 ISBN Volume Físico 9786525178639 DOI 10248249786525178639 ISBN Volume Digital 978-65-251-7864-6 ISBN Volume Físico 978-65-251-7863-9 DOI 10.24824/978652517863.9 1 Educação 2 Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação 3 Prática docente 4 Espaço educativo I Araújo, Kátia Soane Santos, org II Moreira, Rosângela Patrícia de Sousa, org III Título IV Série CDU 3701843 CDD 371334