15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$36,00 sem juros | Total R$36,00 | |
2 x de R$18,00 sem juros | Total R$36,00 | |
3 x de R$12,00 sem juros | Total R$36,00 | |
4 x de R$9,31 | Total R$37,26 | |
5 x de R$7,58 | Total R$37,89 | |
6 x de R$6,42 | Total R$38,54 | |
7 x de R$5,60 | Total R$39,19 | |
8 x de R$4,98 | Total R$39,86 | |
9 x de R$4,50 | Total R$40,52 | |
10 x de R$4,12 | Total R$41,20 |
Autores: Aline Silva De Bona
Sinopse:
O livro apresenta a pesquisa de Pós-Doutorado realizada pela autora, em 2013, na Universidade de São Paulo, no Departamento de Psicologia. Tal pesquisa é um estudo na forma de uma pesquisa-ação que estudou as práticas docentes que exploram atividades de investigação nas aulas de Matemática, articulando teoria e prática como um cenário focal. A situação atual da Educação Matemática na Escola Básica exige esse tipo de pesquisa que possibilita a mobilização dos estudantes em aprender a aprender Matemática, explorando de diversas formas as práticas investigativas, sob um olhar de como os estudantes “aprendem” de acordo com sua idade e amadurecimento. O objetivo da pesquisa era de analisar e compreender o processo de construção dos conceitos de Matemática dos estudantes na aula alicerçada em atividades investigativas propostas pelo professor, sendo esses conceitos construídos pelas inúmeras representações que os estudantes apresentam em cada etapa da resolução da atividade, seja individual ou em grupo. A metodologia desta pesquisa é qualitativa e colaborativa, os dados analisados são: a observação das aulas investigativas dos docentes da Escola Básica; as atividades de um docente que adota uma prática investigativa; as resoluções das atividades em coletivo e por seis estudantes do 6° ano de Ensino Fundamental, de duas turmas de uma escola municipal da cidade de Porto Alegre, em 2013, à luz da Teoria do Piaget quanto à Equilibração e à Abstração Reflexionante. Um dos resultados da pesquisa é a possibilidade de compreensão plena de como os estudantes constroem o conceito de Múltiplos e Divisores de um Número Natural através de três categorias – interpretação, resolução e argumentação, articulando os elementos do cenário investigativo com o Método Clínico de Piaget.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544412619
DOI:10.24824/978854441261.9
Ano de edição:2016
Número de páginas:132
Formato:16x23
Assunto:
B697
De Bona, Aline Silva.
Aulas investigativas e a construção de conceito de matemática: um estudo a
partir da teoria de Piaget. / Aline Silva De Bona.
132 p.
Bibliografia
ISBN 978-85-444-1261-9
1. Educação 2. Matemática 2. Psicologia da aprendizagem 3. Teoria de Piaget.
I. Título II. série
CDD 507
SUMÁRIO
PREFÁCIO
INTRODUÇÃO
PROBLEMA DE PESQUISA E OBJETIVOS
REFERENCIAL TEÓRICO
MÉTODO
RESULTADOS E DISCUSSÃO
REFERÊNCIAS
APÊNDICES
APÊNDICE A – MAPA CONCEITUAL DA PESQUISA-AÇÃO
APÊNDICE B – DESCRIÇÃO E APONTAMENTOS DOS PARTICIPANTES
EM DETALHE
APÊNDICE C – DETALHAMENTO DA SITUAÇÃO EXPERIMENTAL
EM DESCRIÇÃO DE AÇÃO
APÊNDICE D – DESCRIÇÃO, DISCUSSÃO E RESULTADOS
COMPLETOS DA PESQUISA: Coletivo
APÊNDICE E – DESCRIÇÃO, DISCUSSÃO E RESULTADOS
COMPLETOS DA PESQUISA: Entrevistas
APÊNDICE F – ALGUMAS DISTINÇÕES CONCEITUAIS
RELEVANTES A PESQUISA
APÊNDICE G – MAIS RESULTADOS E CONSIDERAÇÕES
EM DETALHE RELEVANTES
APÊNDICE H – TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO
(TCLE)
APÊNDICE I – DISCUSSÃO TEÓRICA COMPLETA ESTUDADA
PARA ANÁLISE DE DADOS
APÊNDICE J – OFICINA PEDAGÓGICA MINISTRADA PARA
PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE PRÁTICAS
INVESTIGATICAS
APÊNDICES K, L, M, N, O
ANEXO – COMITÊ DE ÉTICA VIA PLATAFORMA BRASIL