Link PDF
Sinopse:
Este livro problematiza o papel da formação autônoma do sujeito singular através do processo educativo que é essencialmente intersubjetivo e social. Inicialmente conceitua a autonomia a partir de uma revisão histórico-filosófica. Segue com a análise da elaboração da autonomia na modernidade, particularmente pelo filósofo Immanuel Kant, debatendo sobre suas implicações pedagógicas. Após, dialoga com o educador Paulo Freire, tematizando sua concepção de autonomia e as heteronomias às quais se opõe. Por fim, transita nas confluências e dissonâncias entre Paulo Freire e Immanuel Kant, para pensar uma educação para autonomia em nosso tempo.
Autores:
Vicente Zatti
Professor de Filosofia do Instituto Federal do Rio Grande do Sul- Campus Canoas. Doutor em Educação pela UFRGS, Pós-doutorado em Filosofia da Educação na Faculdade de Educação da USP.
Detalhes
ISBN: 978-65-5868-808-2
ISBN Digital: 978-65-5868-804-4
DOI: 10.24824/9786558688082.2
Ano da Edição:
Distribuidora: Editora CRV
Número de páginas: 112
Formato do livro: 16x23
Numero da Edição: 2
Assunto: AUTONOMIA E EDUCAÇÃO EM IMMANUEL KANT E PAULO FREIRE Vicente Zatti Z38 Zatti, Vicente Autonomia e educação em Immanuel Kant e Paulo Freire – 2ª edição Vicente Zatti – Curitiba CRV, 2023 112 p Bibliografi a ISBN Digital 9786558688044 ISBN Físico 9786558688082 DOI 1024824978658688082 ISBN Digital 978-65-5868-804-4 ISBN Físico 978-65-5868-808-2 DOI 10.24824/97865868808.2 1 Educação 2 Autonomia 3 Paulo Freire 4 Immanuel Kant I Título II Série CDU 37 CDD 370
