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Sinopse:
O que revelam as vozes de discentes e egressos sobre seus percursos formativos? De que forma a pandemia impactou a trajetória acadêmica e profissional dos discentes e egressos de pós-graduação? Como a autoavaliação pode revelar caminhos, desafios e possibilidades de melhorias para a pós-graduação brasileira? Esta obra convida o leitor a explorar essas perguntas a partir de uma análise abrangente realizada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (UFRGS, UFSM, FURG e UNIPAMPA). Com base no perfil, na inserção no mercado de trabalho, nas condições socioeconômicas e nas percepções sobre a formação recebida de discentes e egressos, o livro oferece um panorama multifacetado do impacto positivo da pós-graduação e dos desafios a serem enfrentados. Além disso, propõe uma reflexão sobre o papel da autoavaliação como um instrumento estratégico de formação continuada e de planejamento institucional. Com base em evidências e interpretações criteriosas, a obra provoca, instiga e amplia o debate sobre a pós-graduação brasileira. Trata-se de uma leitura essencial para gestores, pesquisadores e docentes interessados em compreender e aprimorar os mecanismos de avaliação na pós-graduação.
Autores:
ORGANIZADORES
Ediane Maria Gheno
Doutora em Educação em Ciências (UFRGS). Professora na Universidade Federal do Pará (UFPA). Graduada em Letras pela Faculdade Porto-Alegrense – FAPA (2009) e em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS (2019). Possui mestrado e doutorado em Educação em Ciências pela UFRGS. Tem experiência na área de Educação em Ciências e Ciência da Informação (Biblioteconomia), atuando principalmente nos seguintes temas: Bibliotecas Comunitárias, Projetos de fomento ao livro e à leitura, Avaliação Institucional, Avaliação de Políticas Públicas em CTI e indicadores bibliométricos e cientométricos. Faz parte da equipe do Diretório Leopoldo de Meis-DLDM: sistema de apoio à avaliação institucional da pós-graduação brasileira. Atualmente, compõe o quadro de docente permanente no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (Faculdade de Biblioteconomia), da Universidade Federal do Pará (UFPA) e no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Informação (PPGCI/UFPA). Coordenadora e líder do grupo de Pesquisa do CNPq: MensureLab (Laboratório de Estudos Métricos da Informação e de Avaliação de Políticas Públicas em CTI para o desenvolvimento da Amazônia Legal). Informações sobre o Grupo acesse: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4056354057466652.Site: mensurelab.ufpa.br. Redes sociais: @edianegheno. Bibliotecária registrada no CRB-2: 1892. Ocupa o cargo de Diretora da Faculdade de Biblioteconomia da UFPA (Gestão 2024-2026).
Jessié Martins Gutierres
Doutor em Educação em Ciências (UFRGS) e em Ciências Biológicas-Bioquímica Toxicológica (UFSM). Graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Ciências Biológicas: Bioquímica e Biologia Molecular (2010). Doutor em Ciências Biológicas: Bioquímica e Biologia Molecular pela UFSM (2013) e em Educação e Ciências (2019) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Desenvolveu parte de seus estudos de doutoramento sandwish como PhD student na Faculdade de Medicina e no Center for Neuroscience and Cell Biology na Universidade de Coimbra, Portugal. Tem atuação na pós-graduação e graduação nas áreas das Ciências Biológicas e Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: circuitaria trisináptica hipocampal e neuroquímica do aprendizado e da memória, e educação em espaços não formais de aprendizagem. Atualmente é Professor Visitante na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) vinculado ao Instituto de Ciências Biomédicas e ao Museu de Memória e Patrimônio e História Natural da UNIFAL.
Diogo Onofre Souza
Doutor em Ciências Biológicas-Bioquímica (UFRJ). Professor na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Concluiu o curso de Medicina em 1971, na Universidade Católica de Pelotas. Iniciou, em 1972, as atividades como aluno e pesquisador em Bioquímica na UFRGS (Prof. Tuiskon Dick). Em 1976, concluiu o mestrado na UFRJ (Prof. Leopoldo de Meis) e, em 1980, o doutorado na UFRJ (Prof. Iván Izquierdo). Em 1980-1981, realizou o Pós-Doutorado (CNPq) na University of London (Prof. Richard Rodnight) e em 1987/1988 foi Professor Visitante do Laboratório de Neurobiologia da Universidad Autónoma de Madrid (Prof. Galo Ramirez). Em 1994/1995, foi Professor Visitante no Laboratório de Bioenergética, Departamento de Bioquímica Médica, UFRJ (Prof. Leopoldo de Meis). Em 1998, fui Visiting Scientist, no Neurology Service, Veterans Affair Medical Center, CA, USA (Prof. Raymond Swanson). Publicou cerca de 600 artigos científicos em revistas indexadas de circulação internacional, orientou inúmeras teses de doutorado, dissertações de mestrado, supervisões de pós-doutorado e dezenas de alunos de iniciação científica. Esta atuação envolve basicamente a área de Neurociências, onde atua ao longo de toda vida científica, trabalhando em injúria cerebral mediada por glutamato e neuroproteção, exercida pelo nucleosídeo guanosina, abordando aspectos básicos e clínicos de doenças cerebrais. Mais recentemente, começou a se envolver com a área de Educação em Ciências, onde orientou várias teses de doutorado e dissertações de mestrado. Recentemente, liderou a criação de um PPG em Educação em Ciências na UFRGS, tendo sido o primeiro coordenador. Professor de Bioquímica Médica no Curso de Medicina da UFRGS há mais de 20 anos. Atualmente, sou revisor de artigos científicos em mais de 30 periódicos internacionais, indexados.
AUTORES
Aline Reis Calvo Hernandez
Doutora em Psicologia Social e Metodologia (Universidad Autónoma de Madrid, UAM, Espanha). Professora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998). Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000). Doutora em Psicologia Social e Metodologia pela Universidad Autônoma de Madrid (2005). Pós-Doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2009). Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na Faculdade de Educação, Departamento de Estudos Básicos, Professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Colaboradora do Mestrado em Ambiente e Sustentabilidade (PPGAS) da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Líder do grupo de pesquisa Psicologia Política, Educação, Histórias e Memórias do Presente POLEMHIS (CNPq). Vice-líder do grupo de pesquisa Observa Campos Observatório de Políticas e Ambiente (CNPq). Membro do GT Metabolismo social, justiça ambiental da CLACSO – Consejo Latono-americano de Ciências Sociales.
Bárbara Tauffner
Mestra em Educação em Ciências (UFRGS). Pesquisadora vinculada ao Laboratório de Pesquisa em Mídia, Discurso e Análise de Redes Sociais-MIDIARS. Licenciada em Química pela UFRGS. Doutoranda no Departamento de Comunicação da University of California, San Diego, Estados Unidos.
Cláudia de Rodrigues Borba Borini
Especialista em Produção e Revisão Textual (Faculdade Porto-Alegrense). Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Faculdade Porto-Alegrense (2009). Pós-graduação em Produção e Revisão Textual (2016). É professora de língua portuguesa e de literatura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul desde 2010. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Literatura. Atua como profissional da linguagem nas áreas de educação, grafismo, produção textual e audiovisual. Pretende relacionar a vivência artística e expressiva dos alunos com seu contexto social, trazendo maior expressividade da relação entre os indivíduos e construindo, a partir das diferentes artes, uma nova forma de ensinar e de aprender.
Guilherme Franklin Lauxen Neto
Mestre em Educação em Ciências (UFRGS) e em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2023). Especialista em Educação Matemática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2015). Possui licenciatura em Matemática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, em regime de dupla diplomação com a Universidade de Coimbra – Portugal, por meio do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI). Desde 2018, integra o Grupo de Estudos em Educação Matemática e Contemporaneidade (GEEMCo). Atua como professor do Ensino Médio do Senac EAD, no programa SESC EAD EJA.
Jocássio Batista Soares
Especialista em Docência para Educação Profissional (IFSC). Possui graduação em Biologia pela Universidade do Vale do Itajaí (2012). Tem experiência na área de Biologia Geral. Atualmente é mestrando pela Universidade do Vale do Itajaí.
Leo Anderson Meira Martins
Doutor em Ciências Biológicas-Bioquímica (UFRGS). Graduado em Biologia (Licenciatura Plena) pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Mestre e doutor em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui experiência no estudo da citologia e histologia, tendo atuado como monitor em sala de aula de disciplinas relacionadas durante a graduação. Possui experiência na pesquisa das doenças hepáticas crônicas, tendo estudado os efeitos do Resveratrol para o tratamento de redução da Fibrose Hepática. Durante a pesquisa, avaliou os efeitos desta molécula sobre os parâmetros de estresse oxidativo, integridade celular, metabolismo mitocondrial, autofagia, proliferação/morte, expressão gênica e modulação fenotípica de células estreladas hepáticas (HSC). Realizou estágio de pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde atuou como professor colaborador, vinculado à linha de pesquisa “Educação Científica: Processos de Ensino e Aprendizagem na Escola, na Universidade e no Laboratório de Pesquisa”, em um projeto de pesquisa que buscou aproximar o ambiente de pesquisa acadêmico à prática de ensino de ciência e neurociência nas escolas. Atuou, também, como professor colaborador ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica (UFRGS), trabalhando com imunocitoquímica, imunohistoquímica e análise morfológica celular, utilizando as ferramentas de microscopia de fluorescência confocal e citometria de fluxo. Atualmente, realiza estágio de Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Fisiologia (UFRGS), atuando em uma pesquisa que visa estabelecer marcadores moleculares para determinar a agressividade do Câncer de Próstata.
Marcelo Vieira Pustilnik
Doutor em Educação (Unicamp). Professor na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduado em Pedagogia pela FE-Unicamp (2002). Mestre em Ensino e História de Ciências da Terra pelo IG-Unicamp (2005). Doutor em Educação na FE-Unicamp (2011). Pós-Doutor em Inovação Pedagógica pela Universidade do Porto. Professor Associado na Universidade Federal de Santa Maria – UFSM-RS - no Departamento de Fundamentos da Educação. Líder do Grupo de Pesquisa APRENDE STEAM (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5226621408334323). Desenvolve pesquisa na área de Educação, com ênfase em Aprendizagem, principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem, formação continuada de professores, educação e tecnologias, no uso da robótica em educação e na educação a distância. Discute estes temas dentro das políticas públicas, política educacional e financiamento da educação conectados com o desenvolvimento humano transpessoal e o paradigma transdisciplinar.
Maria Paz Hidalgo
Doutora em Medicina (UFRGS). Professora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991). Especialização médica em Psiquiatria pela UFRGS/HCPA (1995). Mestrado (1997) e doutorado (2001) em Medicina: Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora titular do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordena o Laboratório de Cronobiologia e Sono do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. De 2006 a 2012, foi Professora no Programa de Pós-Graduação em Medicina: Ciências Médicas. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Ciência do Comportamento, atuando principalmente nas áreas: Cronobiologia (Ritmos Biológicos) e Psiquiatria. Desde 2012, recebe bolsa de produtividade pesquisadora no CNPq, atualmente na categoria 1C.
Michela Alessandra Fraga Mendes
Mestra em Gestão Pública (UFPA). Possui graduação em Secretariado Executivo Bilíngue pela Universidade da Amazônia (2003). Especialista em Formação Docente para EAD pelo Centro Universitário Internacional (2021). Especialista em Gestão nas organizações pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão (2005) e em Gestão Pública pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestra em Gestão Pública (2017) pela mesma universidade. Atualmente, é Doutoranda em Ciência da Informação do PPG em Ciência da Informação da Universidade Federal do Pará (UFPA). Tem atuação no cargo de Secretária Executiva, como Servidora Pública Federal na Universidade Federal do Pará (UFPA).
Pauline Silveira de Barros
Especialista em Docência do Ensino Superior para Atuação em EAD (Escola Superior Aberta do Brasil, ESAB). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, orientada pela Professora Dr.? Neila Seliane Pereira Witt, na linha de pesquisa: Educação Científica: Implicações das práticas na constituição dos sujeitos, onde pesquisa a percepção das/dos professores(as) frente aos casos de violência intrafamiliar narrados por suas/seus discentes (2024). Professora da rede estadual RS de nível médio, técnico integrado e técnico subsequente, nas disciplinas de Biologia, Química e Gestão Financeira, na Escola Estadual de E. M. e T. Bento Gonçalves. Coordenadora Financeira do Coletivo de Mulheres Feminino Plural. Palestrante e oficineira em projetos voltados para mulheres vítimas de violência e redes de acolhimento. Representante discente PPGeCI UFRGS (2022). Licenciada em Educação do Campo – Ciências da Natureza, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2021). Representante discente ComGrad Educação do Campo UFRGS (2019 e 2021). Pós-graduada em Educação superior EAD pela ESAB (2017). Microempreendedora individual na área de TI há 15 anos. Ministro cursos e palestras sobre combate à violência contra a mulher e à pedofilia, em parceria com a FETAG/RS. Embaixadora pelo programa de Saúde Planetária do IEA/USP. Tecnóloga em Gestão Financeira formada em 2012 pela ULBRA. Desenvolvedora de Software (2009).
Raquel Ruppenthal
Doutora em Educação em Ciências (UFSM). Professora na Universidade Federal do Pampa. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria. Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde/UFSM. Professora Adjunta na Universidade Federal do Pampa/ Campus Uruguaiana. Docente da Licenciatura Ciências da Natureza e docente permanente do Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Unipampa. Líder do Grupo Colaborativo de Estudo e Pesquisa: FLEXILHAS.
Regina Maria Vieira da Costa Guaragna
Doutora em Bioquímica (UFRJ). Professora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui graduação em Faculdade de Farmácia-Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1977). Graduação em Filosofia, bacharelado pelo Instituto Meridional (IMED) (2020). Mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981). Doutorado em Ciências-Bioquímica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992). Pós-doutorado em Educação em Ciências (UFRGS) (2017) e pós-doutorado no Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro, Portugal (2018). Atualmente é professor Associado IV da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Lipídeos, atuando principalmente nos seguintes temas: obesidade, diabete do tipo 2, hormônios gastrointestinais (GIP, GLP-1, PYY), célula estrelada hepática, células intestinais. Introduziu e ministra a disciplina de Bioquímica do Exercício no Curso de Educação Física (UFRGS) e Bioquímica da Nutrição no Esporte, nos cursos de Nutrição, Dança e Educação Física, contribuindo há mais de vinte anos para a formação bioquímica destes profissionais. Atualmente, trabalha com difusão da ciência na sociedade, avaliação institucional e formação filosófica dos professores de ensino básico, universitário, e alunos do PPG em Ciências Biológicas-Bioquímica, considerando sua importância em relação a formação profissional. Coordena o grupo COLETIVOARTECH, constituído por educadores, artistas e tecnólogos, cujo objetivo é discutir e organizar ações que envolvam educação, arte e tecnologia. Coordena o grupo IBIAMA, que através da tecnologia (RA), criou um avatar, com carácter questionador, reflexivo, com objetivo de desenvolver o pensamento crítico dos indivíduos da sociedade.
Rochele de Quadros Loguercio
Doutora em Ciências Biológicas-Bioquímica (UFRGS). Professora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós-doutora em Filosofia pela Universidad Complutense de Madrid. Desenvolve pesquisas em educação, evidenciando particularmente as temáticas da Constituição dos Sujeitos no Currículo, Práticas Docentes e na Legitimação dos Saberes, numa perspectiva filosófica e epistemológica. Atualmente é coordenadora no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGECI) da Forma Associativa, composta por UFRGS/UFSM/Unipampa. Coordenadora a Área de Educação em Química e do Núcleo de Estudos sobre Currículo e Subjetividades – NECS (UFRGS), vinculadas ao Diretório de Grupos do CNPq, atua como Coordenadora Institucional do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE/UFRGS) composto por quatro laboratórios: Casa de Ofícios, Conscienciarte, Colégio de Aplicação e Itinerante. Atualmente, é a Representante da Regional Sul da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências-ABRAPEC.
Tatiana Souza de Camargo
Doutora em Educação (UFRGS). Professora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bióloga, professora da Faculdade de Educação e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A trajetória acadêmica tem se concentrado nos últimos anos em pesquisas relacionadas às mudanças climáticas e seus impactos na saúde. As investigações abrangem temáticas complexas, incluindo Saúde Planetária, Educação do Campo, Gênero e Sustentabilidade Socioambiental, Estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade, Sociobiodiversidade, Educação em Saúde, e Promoção da Saúde. No âmbito internacional, contribui como membro do Grupo de Estudos Saúde Planetária Brasil no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, atuando na coordenação do Programa de Embaixadores de Saúde Planetária e sou coordenadora adjunta do Hub Latino-Americano de Saúde Planetária. Integra ainda a equipe do Lancet Countdown América do Sul. Desde o segundo semestre de 2021, detem o título de Education Fellow da Planetary Health Alliance, vinculada à Universidade Johns Hopkins, consolidando o compromisso com a interseção entre Educação em Ciências e Saúde Planetária em uma perspectiva global.
Tatiane Estácio de Paula
Doutora em Educação em Ciências (UFRGS). Professora no Instituto Federal Catarinense (IF-Catarinense). Possui experiência na área de Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Inclusiva, Problematizações sobre a In/exclusão de estudantes com deficiência visual na perspectiva pós-estruturalista; Experimentação e Formação de professores de Química. Experiência na área de química orgânica com os seguintes temas: polimerização, síntese e caracterização de precursores de polímeros condutores. Atualmente é professora de Química, no Instituto Federal Catarinense, Campus Avançado Sombrio.
Detalhes
ISBN: 978-65-251-8228-5
ISBN Digital: 978-65-251-8225-4
DOI: 10.24824/978652518228.5
Ano da Edição: 2025
Distribuidora: Editora CRV
Número de páginas: 134
Formato do livro: 14x21
Numero da Edição: 1
Assunto: A461 Avaliação Institucional (Autoavaliação) na Pós-Graduação: acompanhamento de discentes e de egressos do Programa de PósGraduação em Educação em Ciências (UFRGS, UFSM, FURG e UNIPAMPA) / Ediane Maria Gheno, Jessié Martins Gutierres, Diogo Onofre Souza (organizadores) – Curitiba : CRV, 2025. 134 p. Bibliografia ISBN Digital 978-65-251-8225-4 ISBN Físico 978-65-251-8228-5 DOI 10.24824/978652518228.5 1. Educação 2. Avaliação institucional 3. Autoavaliação 4. PósGraduação 5. Educação em Ciências 6. Acompanhamento de egressos 7. Acompanhamento de discentes I. Gheno, Ediane Maria, org. II. Gutierres, Jessié Martins, org. III. Souza, Diogo Onofre, org. IV. Título V. Série. CDU: 378.1 CDD: 378.007