15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$61,92 sem juros | Total R$61,92 | |
2 x de R$30,96 sem juros | Total R$61,92 | |
3 x de R$20,64 sem juros | Total R$61,92 | |
4 x de R$16,02 | Total R$64,08 | |
5 x de R$13,04 | Total R$65,18 | |
6 x de R$11,05 | Total R$66,29 | |
7 x de R$9,63 | Total R$67,41 | |
8 x de R$8,57 | Total R$68,55 | |
9 x de R$7,74 | Total R$69,70 | |
10 x de R$7,09 | Total R$70,86 |
Tempo de Expedição: 3 dias úteis
Tempo de Impressão: 7 dias úteis
Autores: Janira Siqueira Camargo
Sinopse:
O objetivo deste trabalho foi realizar a avaliação psicopedagógica clínica de adultos alunos de EJA, buscando a compreensão de como se dá o processo de aprendizagem de adultos e as necessárias adequações teórico metodológicas no ensino oferecido ao público que a ela acorre. Para tanto, foram avaliados psicopedagogicamente onze alunos adultos de três turmas de EJA de uma escola localizada no município de Maringá por meio dos seguintes instrumentos: entrevista de anamnese, Provas Projetivas Psicopedagógicas (Par Educativo, Família Educativa, Desenho em Episódios), provas operatórias (mudança de critério, inclusão de classes, intersecção de classes, seriação, conservação de comprimento, conservação de matéria, conservação de líquido, conservação de quantidades discretas, conservação de superfície, conservação de peso, conservação de volume, combinação e permutação) e Teste de Desempenho Escolar – TDE. Com os resultados foi possível verificar que adultos que não frequentaram a escola na idade certa e cujas estruturas cognitivas não foram construídas na infância, quer seja pela não escolarização, quer seja por inadequadas oportunidades de acesso a situações que lhe permitissem essa construção, apresentam maior dificuldade no processo de aprendizagem escolar na EJA. Seu pensamento é pautado na experiência imediata, comprometendo o levantamento de hipóteses ou de proposições abstratas de tal forma que, a EJA precisa oferecer situações de aprendizagem que atendam às características de e necessidades de seus alunos.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544410950
DOI:10.24824/978854441095.0
Ano de edição:2016
Número de páginas:282
Formato:16x23
Assunto:
C172
Camargo, Janira Siqueira
Avaliação psicopedagógica clínica de adultos: um estudo com alunos do EJA. / Janira Siqueira Camargo
282 p.
Bibliografia
ISBN 978-85-444-1095-0
1. Psicopedagogia 2. EJA – ensino de jovens e adultos 3. Escola. I. Camargo, Janira Siqueira. II. Título III. Série
CDD 371.2
PREFÁCIO
INTRODUÇÃO
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
A educação de jovens e adultos na história da educação brasileira
Programas de erradicação do analfabetismo a partir da LDB
A evasão na EJA
APRENDIZAGEM DE ADULTOS – ANDRAGOGIA
Desenvolvimento humano e aprendizagem
APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA
Psicogênese da língua escrita
Implicações pedagógicas para a EJA
APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
A construção do conceito de número
Dificuldades na aprendizagem da matemática
MÉTODO
Procedimentos metodológicos
Apresentação dos participantes da pesquisa
Descrição dos instrumentos
RESULTADOS E ANÁLISE
Caso 1 – AMS
Caso 2 – CSN
Caso 3 – DAB
Caso 4 – ERS
Caso 5 – EGS
Caso 6 – FFS
Caso 7 – GC
Caso 8 – MRG
Caso 9 – MPS
Caso 10 – RRS
Caso 11 – RTCR
ANÁLISE COMPARATIVA DOS CASOS
Função da escola e a produção do fracasso escolar
Função da EJA
As estruturas mentais
Ensino e aprendizagem da leitura e da escrita na EJA
Ensino e aprendizagem da matemática na EJA
Gênero e EJA
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
APÊNDICES
ANEXOS