| 1 x de R$36,91 sem juros | Total R$36,91 | |
| 2 x de R$18,46 sem juros | Total R$36,91 | |
| 3 x de R$12,30 sem juros | Total R$36,91 | |
| 4 x de R$9,55 | Total R$38,20 | |
| 5 x de R$7,77 | Total R$38,85 | |
| 6 x de R$6,59 | Total R$39,52 | |
| 7 x de R$5,74 | Total R$40,18 | |
| 8 x de R$5,11 | Total R$40,86 | |
| 9 x de R$4,62 | Total R$41,55 | |
| 10 x de R$4,22 | Total R$42,24 |
Tempo de Expedição: 3 dias úteis
Tempo de Impressão: 7 dias úteis
Autores: Disneylândia Maria Ribeiro
Sinopse:
O livro “BARREIRAS ATITUDINAIS: obstáculos e desafios à inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior” nos coloca diante de uma problemática emergente no contexto educacional e social contemporâneo. A abordagem teórico-metodológica adotada pela autora amplia as reflexões acerca da formação e das práticas pedagógicas, afinando-se, desse modo, com as temáticas investigadas pelo Núcleo de Estudos em Educação (NEEd/UERN). Trata-se do primeiro trabalho de pesquisa no campo da educação inclusiva, oriundo de pesquisadores do NEEd, bem como, de docentes do Departamento de Educação da UERN/Campus Pau dos Ferros. Nesta obra, a leitura que fazemos da realidade e dos desafios que se apresentam para a inclusão de estudantes com deficiência em instituições públicas de ensino superior é perpassada por valores acumulados nos diversos itinerários da trajetória pessoal e coletiva da autora, nos conflitos e adversidades que se apresentam na escola, na universidade e no acesso aos bens de produção cultural. As reflexões empreendidas nos levam a afirmar que a construção de valores e atitudes diante das semelhanças e diferenças dos indivíduos é um processo extremamente vivo e plural, permeado por diversas tensões. Há, neste estudo, uma estreita relação com as demandas sociais construídas ao longo dos anos e com as lutas e mobilizações sociais que demandaram ações específicas de reconhecimento e reparação em favor da educação inclusiva, ampliando o campo dos direitos humanos e reivindicando a revisão de conceitos e valores universais que escondem desigualdades historicamente construídas na escola e na universidade. Profª. Dra. Simone Cabral Marinho dos Santos Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (CAMEAM/UERN) Líder e pesquisadora do Núcleo de Estudos em Educação (NEEd/UERN)
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544424490
DOI:10.24824/978854442449.0
Ano de edição:2018
Número de páginas:132
Formato:14x21
Assunto:
R482
Ribeiro, Disneylândia Maria.
Barreiras atitudinais: obstáculos e desafios à inclusão de estudantes
com deficiência no ensino superior / Disneylândia Maria Ribeiro – Curitiba:
CRV, 2018.
132 p.
Bibliografia
ISBN 978-85-444-2449-0
DOI 10.24824/978854442449.0
1. Educação 2. Educação inclusiva 3. Ensino superior I. Título II. Série.
CDU 376.014 CDD 371.952
PREFÁCIO
Silas Nascimento dos Santos
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO
FUNDAMENTOS E PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
O lócus da pesquisa
Os sujeitos investigados
Técnicas e instrumentos de coleta e geração
de dados empíricos
Organização, análise e interpretação dos
dados empíricos: a abordagem do discurso e a
análise das barreiras atitudinais
CAPÍTULO
INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO
ENSINO SUPERIOR
Modelo médico da deficiência versus
modelo social
Da integração à inclusão: desafios à universidade
Políticas inclusivas no ensino superior
O que dizem as pesquisas sobre inclusão
de estudantes com deficiência na universidade
CAPÍTULO
AS BARREIRAS ATITUDINAIS CONTRA A PESSOA
COM DEFICIÊNCIA E SUAS IMPLICAÇÕES NO
PROCESSO EDUCACIONAL
Estigma, estereótipo e preconceito: tecendo
a trama da exclusão
Disneylândia Ribeiroindd // ::
Barreiras atitudinais: conceituação e taxonomia
Combate às barreiras atitudinais e sociais:
marco político-legislativo
CAPÍTULO
AS BARREIRAS ATITUDINAIS SOB A ÓTICA
DOS DISCENTES COM DEFICIÊNCIA
A entrada na universidade: as cotas e o
discurso que tonifica a incapacidade da pessoa
com deficiência
As barreiras atitudinais na interação entre os
estudantes com deficiência e os seus pares: o
dito e o não dito
As barreiras atitudinais no processo
pedagógico: à deriva do discurso
A percepção discente sobre ações e políticas
de inclusão na universidade: as barreiras atitudinais
como substrato das demais barreiras
