15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$54,00 sem juros | Total R$54,00 | |
2 x de R$27,00 sem juros | Total R$54,00 | |
3 x de R$18,00 sem juros | Total R$54,00 | |
4 x de R$13,97 | Total R$55,88 | |
5 x de R$11,37 | Total R$56,84 | |
6 x de R$9,64 | Total R$57,81 | |
7 x de R$8,40 | Total R$58,79 | |
8 x de R$7,47 | Total R$59,78 | |
9 x de R$6,75 | Total R$60,78 | |
10 x de R$6,18 | Total R$61,80 |
Tempo de Expedição: 3 dias úteis
Tempo de Impressão: 7 dias úteis
Autores: Erotides Romero Dantas Alencar
Sinopse:
O bullying pode acarretar sérias complicações ao desenvolvimento psíquico, gerando desde fragilidade egóica até, em casos mais extremos, suicídios e homicídios em série. No contexto escolar, o bullying se manifesta pelo desrespeito às diversidades, intolerância às diferenças, e tentativa de hegemonia por meio do poder. O fato de ocorrer na escola faz com que o espaço escolar mude de significado para essas vítimas, deixando de ser um local de socialização, e passando a ser considerado um ambiente hostil, onde são vivenciados momentos “traumáticos” geradores de ansiedade, tristeza e revolta. Desta forma, o estudo deixa de ser prioridade para a vítima, que passa a se concentrar em evitar a situação e/ou em ser aceita por seus pares. Esta obra possibilitou também compreender outros sentimentos como raiva, dor e angústia, bem como as formas de lidar com as situações de bullying vivenciadas. Pensando na perspectiva de prevenção e de combate a esse problema, compreendemos que, muito mais do que tolerar as diferenças, é necessário fomentar no ensino a aceitação ao novo, o que de fato seria uma mudança de paradigma, e de repensar a educação à luz do pensamento complexo.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544432495
DOI:10.24824/978854443249.5
Ano de edição:2019
Número de páginas:156
Formato:16x23
Assunto:
Al366
Alencar, Erotides Romero Dantas
Bullying e desempenho escolar Erotides Romero Dantas Alencar – Curitiba CRV, 2019
156 p
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-3249-5
DOI 10248249788544432495
1 Ciências humanas 2 Psicologia 3 Educação 4 Sociologia 5 Bullying 6 Desempenho
escolar 7 Complexidade I Título II Série
CDU 37 CDD 150
370
APRESENTAÇÃO
PREFÁCIO
Elaine Teresinha Dal Mas Dias
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO
O BULLYING ESCOLAR
Histórico, nomenclatura e definição do bullying
Tipologia, manifestações, categorias do bullying
Compreensão das causas do bullying escolar
Programas e estratégias de combate
e intervenções contra o bullying
Bullying e desempenho escolar
CAPÍTULO
O BULLYING NA ÓTICA DO PENSAMENTO COMPLEXO
Princípios operacionais do pensamento complexo
A reforma do pensamento
Possibilidades para a reforma do pensamento
Sobre o sujeito e a subjetividade
CAPÍTULO
CAMINHOS PERCORRIDOS pressupostos metodológicos
Contextualizando a escola e os sujeitos da pesquisa
Procedimentos e instrumentos para a coleta
e análise dos dados
CAPÍTULO
AS VÍTIMAS DE BULLYING assujeitamentos e superações
A experiência do bullying
Momentos em que o bullying acontecia
(aspecto temporal)
De que forma o bullying ocorria
(aspecto fático)
Por quais motivos ele se manifestava
(aspecto causal)
Erotides Alencar - _MARCOSindd Sintomas para além da escola
Sentimentos contraídos em decorrência do
bullying escolar
Repercussão do bullying no desempenho escolar
Formas de enfrentamento
CAPÍTULO
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
ANEXO
TRANSCRIÇÃO DAS ENTREVISTAS