15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$70,28 sem juros | Total R$70,28 | |
2 x de R$35,14 sem juros | Total R$70,28 | |
3 x de R$23,43 sem juros | Total R$70,28 | |
4 x de R$18,18 | Total R$72,73 | |
5 x de R$14,80 | Total R$73,98 | |
6 x de R$12,54 | Total R$75,24 | |
7 x de R$10,93 | Total R$76,51 | |
8 x de R$9,73 | Total R$77,81 | |
9 x de R$8,79 | Total R$79,11 | |
10 x de R$8,04 | Total R$80,43 |
Autores: Francisco Romão Ferreira, Cristiane Marques Seixas, Eliane Portes Vargas, Shirley Donizete Prado (Orgs.)
Sinopse:
A ideia da produção deste livro surgiu a partir da construção da disciplina “Cinema, comensalidade e subjetividade”, que teve como proposta o uso do cinema como estratégia pedagógica que permitisse uma discussão ampliada acerca dos elementos simbólicos presentes na comensalidade. Esta iniciativa faz parte de uma discussão que acontece entre pesquisadores e alunos do NECTAR - Núcleo De Estudos Sobre Cultura E Alimentação.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544413012
DOI:10.24824/978854441301.2
Ano de edição:2016
Número de páginas:326
Formato:16x23
Assunto:
W151
C574
Cinema e comensalidade – Volume 6 / Francisco Romão Ferreira, Shirley Donizete Prado, Eliane Portes
Vargas, Cristiane Marques Seixas (organizadores).
326 p. (Série Sabor Metrópole: 6).
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-1301-2
1. Cinema 2. Comensalidade 3. Comida - fome I. Ferreira, Francisco Romão. org. II. Prado, Shirley Donizete,
org. III. Vargas, Eliane Portes. org. IV. Seixas, Cristiane Marques, org. V. Título VI. Série.
CDD 791.437
SUMÁRIO
PARTE I – CINEMA, COMENSALIDADE E SUBJETIVIDADE
CINEMA PRA QUÊ? Uma introdução ao uso do cinema na
formação em Nutrição
Francisco Romão Ferreira
Ronaldo Gonçalves de Oliveira
Cristiane Marques Seixas
Eliane Portes Vargas
Fabiana Bom Kraemer
Maria Cláudia da Veiga Soares Carvalho
Shirley Donizete Prado
CINEMA E COMENSALIDADE: aspectos simbólicos da comida a
partir da linguagem cinematográfica
Larissa Escarce Bento Wollz
Shirley Donizete Prado
COMENSALIDADE TRANSMIDIATIZADA E A CONSTRUÇÃO DE
NOVAS SENSIBILIDADES
Maria Cláudia da Veiga Soares Carvalho
Luiz Peres-Neto
PARTE II – UM OLHAR UNIVERSAL: os mestres japoneses
JANTANDO COM O MESTRE: a comida e a comensalidade como
enunciação no cinema de Akira Kurosawa
Francisco Romão Ferreira
Ronaldo Gonçalves de Oliveira
A COMIDA É PRA QUEM? Os valores sociais da comida e dos
comensais em Era uma vez em Tóquio
Ronaldo Gonçalves de Oliveira
Francisco Romão Ferreira
Shirley Donizete Prado
A COMENSALIDADE NO FILME PAI E FILHA, DE YASUJIRÔ OZU:
a aparente simplicidade do comer
Ronaldo Gonçalves de Oliveira
Shirley Donizete Prado
PARTE III – A COMENSALIDADE CONTEMPORÂNEA NO CINEMA
A TIRANIA DA APARÊNCIA: a vaidade como dominação
Ignez Magalhães de Alencastro
Francisco Romão Ferreira
Eliane Portes Vargas
CORPOS GENERIFICADOS À MESA E NA ESCOLA EM CENAS
DO FILME TOMBOY: entre desejos e prescrições
Jeimis Nogueira de Castro
Eliane Portes Varga
O VENENO ESTÁ NA MESA: um olhar multidimensional para o
cinema na sala de aula
Valéria Bazilio Terra
Larissa Escarce Bento Wollz
Alexandre Bárbara Soares
OS SENTIDOS DA FOME NO FILME GARAPA
Bruna Fontes Sepulveda Leite
Carolina de Oliveira Coutinho
Júlio Cesar Gomes da Costa
Fabiana Bom Kraemer
PARTE IV – UMA COMENSALIDADE ATEMPORAL
A GUERRA DO FOGO: a constituição da humanidade a partir da
relação com a comida
Alden dos Santos Neves
Francisco Romão Ferreira
Fabiana Bom Kraemer
Shirley Donizete Prado
PRESERVANDO A TRADIÇÃO: a comensalidade judaica na tela
do cinema
Clarissa Magalhães do Vale Pereira
Francisco Romão Ferreira
Cristiane Marques Seixas
Shirley Donizete Prado
EXU, AQUELE QUE TUDO COME: cinema, mitologia e comida
no candomblé
Lourence Cristine Alves
Francisco Romão Ferreira
Maria Cláudia de Veiga Soares Carvalho
VERDADES E MENTIRAS À MESA: a comensalidade na alegria e
na tristeza, na saúde e na doença
Francisco Romão Ferreira
Cristiane Marques Seixas
Larissa Escarce Bento Wollz
Shirley Donizete Prado
SOBRE OS AUTORES