15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$67,62 sem juros | Total R$67,62 | |
2 x de R$33,81 sem juros | Total R$67,62 | |
3 x de R$22,54 sem juros | Total R$67,62 | |
4 x de R$17,49 | Total R$69,98 | |
5 x de R$14,24 | Total R$71,18 | |
6 x de R$12,07 | Total R$72,39 | |
7 x de R$10,52 | Total R$73,62 | |
8 x de R$9,36 | Total R$74,86 | |
9 x de R$8,46 | Total R$76,11 | |
10 x de R$7,74 | Total R$77,38 |
Tempo de Expedição: 3 dias úteis
Tempo de Impressão: 7 dias úteis
Autores: Nima Imaculada Spigolon - Camila Brasil Gonçalves Campos (Orgs.)
Sinopse:
Paulo Freire entendia que os Círculos de Cultura expressavam a capacidade humana de refletir sobre o mundo, sobre a posição humana no mundo e o poder dos humanos transformarem esse mundo por meio do trabalho e do encontro dialógico. Entendo que as professoras Nima I. Spigolon e Camila B.G. Campos, foram motivadas por essas mesmas disposições quando organizaram a coletânea “Círculos de Cultura: teorias, práticas e de práxis”. Num momento em que a lógica do mercado parece recobrir todas as esferas da vida social e natural, além de transformar as práticas culturais diferentes e desiguais em mercadorias variadas para públicos diversos, me indago: Como assegurar que os Círculos de Cultura preservem seu potencial dialógico, crítico, emancipador e transformador? - Como assegurar que eles não se transformem em mais um “bem cultural”? O conceito de “educação bancária”, realçado por Paulo Freire, dialoga com o de “bem cultural”, realçado por Adorno e Horkheimer, na medida em que ambos apontam para o perigo de transformar as práticas culturais, dentre elas os Círculos de Cultura, em “mercadorias” que reificam os sujeitos e os processos sociais envolvidos. Pergunto, ainda mais: Qual é o nosso interesse em refletir hoje a respeito dos Círculos de Cultura? Quais são as questões presentes que orientam hoje a nossa prática e o nosso entendimento sobre esses Círculos? Na atual conjuntura sócio político econômica e educativa o que caberia aos Círculos de Cultura refletir? Como não reduzi-los a uma “inovação didático pedagógica” tão em moda na visão hegemônica moderna que, contando com a técnica e a tecnologia, tudo muda para que tudo permaneça como esta? São provocações que faço a(o)s autora(e)s e leitora(e)s desta coletânea e que espero ver encaminhadas nas linhas e entrelinhas tecidas entre as teorias, as práticas e a dialética das práxis. Profa. Dra. Débora Mazza (FE/UNICAMP)
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544411674
DOI:10.24824/978854441167.4
Ano de edição:2016
Número de páginas:312
Formato:16x23
Assunto:
C578
Círculos de cultura: teorias, práticas e práxis. / Nima Imaculada Spigolon.
Camila Brasil Gonçalves Campos (organizadoras).
312 p.
Incluir Bibliografia
ISBN 978-85-444-1167-4
1. Educação 2. Teoria – pratica - cultura I. Spigolon, Nima II. org. III. Campos,
Camila B. G., org. IV. Título V. Série.
CDD 370
SUMÁRIO
PREFÁCIO
Em volta do fogo aceso, em volta de um círculo
Carlos Rodrigues Brandão
NOTA À PRIMEIRA EDIÇÃO:
Nima I Spigolon e Camila B G Campos
PRIMEIRAS PALAVRAS
Paulo Freire passou por aqui [na PUC-Campinas]
Maria Soares de Camargo
PARTE I
CÍRCULOS DE CULTURA:teorias
O DESAFIO E A PAIXÃO DE APRENDER NO ÂMBITO DA ARTE
DE EDUCAR, INSPIRADO NO TEXTO DE PAULO FREIRE: não
há docência sem discência”
Oscar Jara H
PAULO FREIRE E OS CÍRCULOS DE CULTURA: uma pedagogia da humanização
Bruno Botelho Costa
EXPERIÊNCIA, SENTIDO E SIGNIFICADO: o círculo de cultura como intervenção-investigação subsidiando à escolarização
Adriano Salmar Nogueira e Taveira
Alexandre Romeiro
Cosmo Luciano Nascimento
Flavia Mariana S Queiroz
Ligia R Sousa
Rafael Carlos Silva
A EDUCAÇÃO BIOCÊNTRICA DIALOGANDO NOS
CÍRCULOS DE CULTURA
Ruth Cavalcante
ACEPÇÕES FREIRIANAS NA INTERPRETAÇÃO DA PRESENÇA
DA JUVENTUDE NA SOCIEDADE BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
Carlos Bauer
A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO EM DEBATE
Sonia Giubilei
Silmara de Campos
PARTE II
CÍRCULOS DE CULTURA: práticas
CÍRCULOS DE CULTURA: gênese, fundamentos e experiências vivenciadas em um curso de pedagogia
Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro
Lúcia de Fátima Valente
Maria Célia Borges
Maria Simone Ferraz Pereira Moreira Costa
SONS, IMAGENS E CONTATO NA TESSITURA DO CÍRCULO DE CULTURA: espaço-tempo de aprendizagem criativa
Camila Lima Coimbra
Leonice Matilde Richter
CIRCUITO INTERCULTURAL DE VIVÊNCIAS EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: utopias, diálogos e emancipação
Elisangela André da Silva Costa
Jacqueline Cunha da Serra Freire
Sinara Mota Neves de Almeida
Ana Paula Sthel Caiado
UMA EXPERIÊNCIA COM CÍRCULOS DE CULTURA
EM UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Nicola José Frattari Neto
Lúcia Helena Ferreira Lopes
PARTE III
CÍRCULOS DE CULTURA:práxis
A PRÁXIS DE EDUCADORES DE JOVENS E ADULTOS:
a perspectiva da educação freireana em Colíder/MT
Ivana Bognar
Márcia dos Santos Ferreira
FRAGMENTOS, PERCURSOS, TRAJETÓRIAS: sentidos da experiência e aproximações epistemológicas
Elaine Regina Cassan
RELATO SOBRE UN VIAJE
Laura Carla Moisá Elicabide
UM MEMORIAL: partilha nos círculos de cultura
Raquel Honorato da Silva
TRAJETÓRIAS ACADÊMICAS: da alfabetização à alfabetização política
Ana Paula Silveira
PARTE IV
CÍRCULOS DE PESQUISA: cultura e pesquisadores em diálogos
RELAÇÕES INTERRACIAIS E A ESCOLA: por uma educação descolonizadora
Mara Fernanda Chiari Pires
UM RELATO SOBRE OS ASHANINKA DO
RIO ENVIRA (ACRE-BRASIL)
Juliana Pereira dos Santos
ESCOLA NORMAL DO MARANHÃO:espaço formativo de professores para a escola primária (-)
Sandra Maria Barros Alves Melo
POSFÁCIO
Valdenir da Silva Pontes
SOBRE AS AUTORAS E OS AUTORES