Descrição
Amostra:
Clique aqui para ver a amostra do livro (PDF)
Sinopse:
A criação do Laboratório de História e Memória Clio-Psyché (UERJ), em 1998, fomentou a realização de produtos notáveis, tais como os Encontros Clio-Psyché, alguns dos quais foram realizados em conjunto com o Congresso Brasileiro de História da Psicologia, bem como a publicação de livros decorrentes desses eventos, que não se limitam a atas ou anais de congressos. Nesse contexto, destacam-se duas características desses Encontros e suas publicações que merecem ser ressaltadas. A primeira delas é que a abordagem histórica adotada nesses eventos privilegia uma ampla diversidade de perspectivas e objetos de estudo. A riqueza e a variedade de temas abordados neste livro são exemplificadas por estudos que abrangem desde análises diagnósticas em prontuários clínicos até contribuições de mulheres negras frequentemente marginalizadas. Além disso, incluem análises quantitativas e qualitativas de redes de colaboração em publicações indexadas, as consequências do golpe militar de 1964 no Brasil para a psicologia, as contribuições de figuras como Franco Basaglia e Josef Brozek, bem como a reconstrução histórica do uso de testes psicométricos e a análise de correspondências entre expoentes do campo da psicometria.
Autores:
ORGANIZADORES
Ana Maria Jacó-Vilela
Doutora em Psicologia (USP). Professora titular da UERJ. Cientista do Nosso Estado (Faperj). Bolsista de Produtividade em Pesquisa (CNPq). Coordenadora do Laboratório de História e Memória da Psicologia Clio-Psyché.
Filipe Degani-Carneiro
Doutor em Psicologia Social (UERJ). Professor Adjunto do Instituto de Psicologia (UERJ) e coordenador adjunto do Laboratório de História e Memória da Psicologia Clio-Psyché.
Marília Silveira
Doutora em Psicologia (UFF). Professora Adjunta no Departamento de Psicologia Social – Instituto de Psicologia (UFRJ).
AUTORES
Alessandra Silveira Ferreira
Psicóloga clínica. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Alexandre de Carvalho Castro
Doutor em Psicologia. Professor Titular do CEFET-RJ. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.
Aline Moreira Gonçalves
Doutora em Psicologia (UFSJ). Mestra em Psicologia (UFMG) e Psicóloga (UFSJ). Professora nos cursos de Medicina da Faculdade Atenas e de Psicologia da PUC Minas. Orientadora da Iniciação Científica em Saúde Mental: história, formação e práticas psicossociais na Faculdade Atenas.
Annette Mülberger
Full Professor – Theory and History of Psychology Unit/ Heymans Institute, BSS Faculty/ University of Groningen, Nederlands.
Armando Magno de Abreu Leopoldino
Historiador e mestre em Educação pela UFMG. Doutorando em Educação pela mesma instituição. Professor e autor de material didático da Educação Básica.
Carlos Rubini
Licenciado em Filosofia – Universidade Federal do Paraná. Psicólogo (Universidade Santa Úrsula). Mestre em Psicologia (PUC-RJ). Professor Adjunto da UFF e USU. Psicodramatista. Professor Supervisor (Federação Brasileira de Psicodrama).
Caroline Perrota Oliveira
Mestra e doutoranda em Psicanálise, saúde e sociedade pela Universidade Veiga de Almeida com bolsa Capes. Psicanalista em formação contínua pela Escola Letra Freudiana.
Christopher D. Green
Professor of Psychology/ Historical, Theoretical, & Critical Studies of Psychology, York University, Toronto, Canada.
Damaris Campos Pereira da Silva
Mestra em Relações Étnico-Raciais pelo CEFET-RJ.
Débora Rodrigues Madeira
Graduanda em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, integrante do projeto de pesquisa “Freud e a ciência da literatura: interdisciplinaridade da fundamentação teórico-conceitual da psicanálise”, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Ingrid Vorsatz (IP-UERJ). Bolsista CNPq de iniciação científica.
Deolinda Armani Turci
Doutora em Psicologia. Professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/UEMG).
Eduardo Torre
Doutor em Saúde Pública. Professor do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense (ISC/UFF). Pesquisador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Fedra Freijo Becchero
Doctora de la Universidad de Buenos Aires en Psicología. Docente de Historia de la Psicología (UBA). Directora de Cultura (Facultad de Psicología; UBA).
Fernando Andres Polanco
Doctor em Psicologia. Professor da Universidad Nacional de San Luis. Diretor do Projeto de Pesquisa PROINI “La psicología en América Latina. Estudio histórico através de su producción escrita indexada (1951-2000)” (UNSL).
Flora Fernandes Lima
Doutoranda em Psicossociologia (UFRJ). Psicóloga e Psicoterapeuta corporal.
Ingrid Vorsatz
Doutora em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora adjunta do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Psicanalista.
Isabela Corine Celestino Nogueira
Especialista em Psicologia Comportamental. Psicóloga.
Jorge Maurício Santa Bárbara Reis
Psicólogo – Universidade Gama Filho. Mestre em Sexualidade – Universidade Gama Filho. Psicodramatista Didata – Delphos RJ e Federação Brasileira de Psicodrama.
Josiane Sueli Beria
Doctora em Psicologia. Professora da Universidad Nacional de San Luis. Diretora do “Archivo y Centro de Documentación en Historia de la Psicología” (UNSL).
Juberto Antonio Massud de Souza
Doutor em Psicologia Social. Pós-doutorando pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Marcos Vieira-Silva
Doutor em Psicologia Social pela PUC-SP. Professor Associado IV, aposentado da UFSJ.
Marcus Vinícius do Amaral Gama Santos
Mestre em Psicologia (EICOS/UFRJ). Doutorando em Filosofia (PPGLM/UFRJ). Colaborador do Portal História da Psicologia.
María Andrea Piñeda
Doctora en Psicología. Profesora de la Facultad de Psicología de la Universidad Nacional de San Luis (UNSL). Investigadora del Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET).
Maria Catharina Baptista de Paula
Graduanda em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Integrante do projeto de pesquisa “Freud e a ciência da literatura: interdisciplinaridade da fundamentação teórico-conceitual da psicanálise”,
coordenado pela Prof.ª Dr.ª Ingrid Vorsatz (IP-UERJ).
Paulo Amarante
Doutor em Saúde Pública. Pesquisador Sênior do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca e Centro de Estudos Estratégicos Antonio Ivo de Carvalho da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Rafaela Antunes Fernandes Petrone
Psicóloga pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Integrante do projeto de pesquisa “Freud e a ciência da literatura: interdisciplinaridade da fundamentação teórico-conceitual da psicanálise”, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Ingrid Vorsatz (IP-UERJ).
Rodolfo Luís Leite Batista
Doutor em Educação. Psicólogo. Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora.
Rodrigo Lopes Miranda
Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UCDB e professor do curso de graduação em Psicologia da UEMS. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ2).
Rosane Maria Souza e Silva
Doutora em História das Ciências. Psicóloga. Historiadora e Professora do Instituto Federal da Bahia (IFBA).
Detalhes
ISBN: 978-65-251-8182-0
ISBN Digital: 9786525181820
DOI: 10.24824/978652518182.0
Ano da Edição: 2025
Distribuidora: Editora CRV
Número de páginas: 444
Formato do livro: 16x23
Numero da Edição: 1
Assunto: C457 Clio-Psyché: técnicas e tecnologias na história da Psicologia / Ana Maria Jacó-Vilela, Filipe Degani-Carneiro, Marília Silveira (organizadores) – Curitiba : CRV, 2025. 444 p. (Coleção História, Psicologia, Sociedade, v. 5). Bibliografia ISBN Volume Digital 978-65-251-8176-9 ISBN Volume Físico 978-65-251-8182-0 DOI 10.24824/978652518182.0 ISBN Volume Digital 9786525181769 ISBN Volume Físico 9786525181820 DOI 10248249786525181820 1. História da Psicologia 2. Dispositivos e produção de subjetividades 3. Biografias I. Jacó-Vilela, Ana Maria, org. II. Degani-Carneiro, Filipe, org. III. Silveira, Marília, org. IV. Título V. Série. CDU: 159.9(091) CDD: 150.9 Índice para catálogo sistemático 1. Psicologia: 150.9
Compre a versão E-book nos principais marketplaces