1 x de R$24,68 sem juros | Total R$24,68 | |
2 x de R$12,34 sem juros | Total R$24,68 | |
3 x de R$8,23 sem juros | Total R$24,68 | |
4 x de R$6,39 | Total R$25,54 | |
5 x de R$5,20 | Total R$25,98 | |
6 x de R$4,40 | Total R$26,42 | |
7 x de R$3,84 | Total R$26,87 | |
8 x de R$3,42 | Total R$27,32 | |
9 x de R$3,09 | Total R$27,78 | |
10 x de R$2,82 | Total R$28,24 |
Autores: Maria Janine Dalpiaz Reschke
Sinopse:
O estudo teve como objetivo compreender como os docentes das disciplinas de Didática Geral e Didática Específica em cursos de licenciatura constituíram as suas trajetórias e como estas repercutem na sua prática pedagógica e na formação inicial dos seus estudantes. A metodologia foi construída na perspectiva qualitativa, de inspiração etnográfica, com observação direta de situações de aula e entrevistas semiestruturadas com os seis professores, sendo três de Didática – Organização do Trabalho Pedagógico e três de Didática Específica que atuam nos cursos de Pedagogia e Biologia. Envolveu, ainda, 12 estudantes dos respectivos cursos, que realizavam essas disciplinas durante o período da investigação. As entrevistas com os docentes tiveram como foco compreender como estes construíram a sua profissionalidade, a partir da análise das suas trajetórias profissionais. As observações em sala de aula procuraram compreender a articulação da aula dos docentes e as relações que estabeleciam com os estudantes. As entrevistas com os estudantes foram estruturadas para permitir a compreensão de como os docentes das disciplinas de Didática Geral e Específicas articulavam os saberes necessários para o exercício da docência, e a repercussão dos mesmos na formação inicial desses estudantes. Com o objetivo de cercar essas relações, busquei pesquisas no campo da Pedagogia Universitária que tratam especificamente sobre a formação e o desenvolvimento dos professores, e que serviram de fundamento para este estudo. Encontrei contribuições em Cunha (1989, 1998), Pimenta (1998), Leite, 1999, Anastasiou (1998), Balzan (1998), Masetto (1998,2003), Morosini (2003), Pimenta e Anastasiou (2002), Pimenta (2000), Veiga (1994), Castanho e Veiga (2001), Zabalza (2004), Isaia e Bolzan (2009), entre outros. A tese reafirma que a docência universitária é feita de rupturas, continuidades e contradições entre o discurso e a prática, e a maioria dos docentes expressou preocupação com a relação entre a forma e o conteúdo das disciplinas que ministrava. O campo pedagógico, atravessado por diferentes valores e crenças, envolve a docência que lida com desafios que a reconfiguram e a ressignificam. É um fenômeno de natureza coletiva e complexo, sendo vivido socialmente, distante de simplificações.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544418529
DOI:10.24824/978854441852.9
Ano de edição:2017
Número de páginas:156
Formato:14x21
Assunto:
R429
Reschke, Maria Janine Dalpiaz
Coerência e contradição o conteúdo e a forma no exercício da docência
de didática nos cursos de licenciatura Maria Janine Dalpiaz Reschke –
Curitiba CRV, 2017
156 p
Bibliografia
ISBN 978-85-444-1852-9
DOI 10248249788544418529
1 Educação 2 Licenciatura 3 Didática 4 Docência I Título II Série
CDU 37 CDD 378
PREFÁCIO
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO
CONSTRUINDO O CENÁRIO
CAPÍTULO
A UNIVERSIDADE cenário da formação de
professores e da docência nos cursos de licenciatura
A universidade no Brasil
contextos contemporâneos
Docência universitária entre a
tradição e a inovação
A profissionalização em questão
O professor universitário e
sua formação
CAPÍTULO
A DOCÊNCIA E A APRENDIZAGEM
NAS LICENCIATURAS
Os cursos de licenciatura na legislação brasileira
A docência e a aprendizagem nas licenciaturas
CAPÍTULO
CAMINHOS PERCORRIDOS a trilha da pesquisa
Um pouco da história da instituição pesquisada
Procedimentos e questões norteadoras
Abordagem metodológica os instrumentos
Os interlocutores professores e estudantes
Impressão indd CAPÍTULO
PROFESSORES DE DIDÁTICA E SEUS
ESTUDANTES os artífices da formação
Pensando o vivido através das observações
As trajetórias dos professores e as suas
principais influências
A aula o lócus da relação teoria e prática
O estudante protagonista da formação
CAPÍTULO
APRENDIZAGENS CONSTRUÍDAS tecendo
algumas conclusões
REFERÊNCIAS
APÊNDICE A
TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE
E ESCLARECIDO
APÊNDICE B
ROTEIRO DE ENTREVISTA AOS
PROFESSORES DAS DISCIPLINAS DE
DIDÁTICA-OTP E DIDÁTICAS ESPECÍFICAS
APÊNDICE C
ROTEIRO DE ENTREVISTA COM OS ACADÊMICOS
ANEXO A
MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA
ANEXO B
MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE BIOLOGIA