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Autores: Eliane Maria Cocco - Edite Maria Sudbrack
Sinopse:
Em 2005, as escolas públicas foram surpreendidas por uma proposta de inscrição em uma Olimpíada de Matemática. Estava iniciando a Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) com o lema Somando Novos Talentos. Nessa perspectiva e enquanto protagonistas desse processo, desenvolvemos essa obra com o objetivo principal de analisar a Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) a fim de verificar se ela se constitui como uma política educacional de avaliação em larga escala. Nesta publicação são apresentadas, conceituadas e contextualizadas, as políticas educacionais da Educação Básica, no Brasil, pós década de 1990. Também, realizou-se uma análise das avaliações em larga escala como base da política educacional. Apresenta-se a OBMEP, suas características e regulamentos como possibilidade de uma política avaliativa. A OBMEP é de grande amplitude, sendo considerada a maior competição de Matemática do mundo. Embora não obrigatória, é composta por provas padronizadas e acontece regularmente a cada ano. Abrange todas as escolas e todos os alunos da rede pública de ensino e seu foco é a aprendizagem matemática. Esta Olimpíada foi implementada no governo Lula e permanece no governo Dilma, mas não se sabe se terá continuidade nos próximos governos, logo ela ainda é considerada uma política de governo e não de Estado. Alerta-se, neste estudo, o cuidado com práticas avaliativas centralizadoras, as quais podem desconstruir o prazer que o aluno teria em ampliar sua compreensão, elevar sua criatividade e seu nível intelectual.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544405321
DOI:10.24824/978854440532.1
Ano de edição:2015
Número de páginas:126
Formato:14x21
Assunto:
Sudbrack, Edite Maria
Competição ou avaliação?: Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas como avaliação em larga escala / Edite Maria Sudbrack, Eliane Maria Cocco
126 p.
Inclui bibliografia
ISBN 978-85-444-0532-1
1. Matemática - Estudo e ensino. 2. Escolas públicas. I. Cocco, Eliane Maria. II. Sudbrack, Edite Maria. III. Título.
15-25034
CDD: 510
CDU: 51
INTRODUÇÃO
CAPITULO I
POLÍTICAS EDUCACIONAIS:
conceituações, contextualizações e intervenções
O Estado avaliador
Políticas públicas educaionais
Principais reformas no Brasil pós- e a questão
da avaliação em larga escala
Papel dos organismos financeiros na avaliação
em larga escala
CAPÍTULO II
AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA:
foco da política educacional
Avaliação em larga escala: aproximações conceituais
Programas de avaliação em larga escala pós-
CAPÍTULO III
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS
ESCOLAS PÚBLICAS
A OBMEP: sua gênese e sua caminhada
Características e objetivos
Programas e incentivos
A olimpíada como possibilidade avaliativa?
CAPÍTULO IV
O DESVELAMENTO DOS DADOS
Idealização da OBMEP x Política de governo
Participação da escola na OBMEP:
inscrições, preparação e premiação
Sobre a prova da OBMEP
Mudanças na prática escolar? Currículo, objetivos
OBMEP X IDEB
Objetivos da OBMEP x realidade
FINAL DA CAMINHADA:
possibilidades de novos caminhos
REFERÊNCIAS
SOBRE AS AUTORAS