15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$68,00 sem juros | Total R$68,00 | |
2 x de R$34,00 sem juros | Total R$68,00 | |
3 x de R$22,67 sem juros | Total R$68,00 | |
4 x de R$17,59 | Total R$70,37 | |
5 x de R$14,32 | Total R$71,58 | |
6 x de R$12,13 | Total R$72,80 | |
7 x de R$10,58 | Total R$74,03 | |
8 x de R$9,41 | Total R$75,28 | |
9 x de R$8,50 | Total R$76,54 | |
10 x de R$7,78 | Total R$77,82 |
Autores: Ettiène Guérios - Fernanda Hellen R. Piske - Ana Maria Soek - Eloiza Jaguelte Silva (Orgs.)
Sinopse:
Diálogo, Complexidade, Educação e Transformação são eixos estruturantes dessa obra. Partimos do pensar sobre um futuro ético, com o qual temos expectativa e esperança, refletimos sobre o sentido de educar e apresentamos indicadores, princípios e desafios do pensamento complexo. Os capítulos têm em comum discussões que apontam para um fazer educativo diferenciado que busque a superação engessante dos paradigmas estatizantes do fazer docente e a persistência por apontar caminhos possíveis, num momento em que a educação é marcada por imensos desafios de diferentes naturezas. O estudo sobre a complexidade e seus fundamentos nos faz pensar que a necessária transformação da educação está vinculada à transformação do pensamento. Por isso, os autores discutem sobre relações existentes entre pensamento complexo, diferentes perspectivas teóricas, atividade cotidiana de educadores, experiência docente e formação do Ser. Entendemos que a diversidade representada nessas discussões, debate antagonismos existentes entre passado e futuro, próximo e distante, pontual e global, visando ampliar diálogos teóricos em perspectiva epistemológica com vistas à transformação do pensar, do ser e, consequetemente, do agir. Esperamos que os diálogos epistemológicos entre complexidade e educação, de fato, sejam transformadores. Transformadores do Ser que somos e, consequentemente, do nosso processo de desenvolvimento profissional no decorrer dos tempos, que por sua vez transformam seus espaços educativos, que transformam crianças e jovens, que transformam a sociedade, que transformam...
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544417652
DOI:10.24824/978854441765.2
Ano de edição:2017
Número de páginas:314
Formato:16x23
Assunto:
Complexidade e educação: diálogos epistemológicos transformadores / Ettiène Guérios,
Fernanda Hellen R. Piske, Ana Maria Soek, Eloiza Jaguelte Silva (organizadoras
314 p.
Bibliografa
ISBN: 978-85-444-1765-2
DOI: 10.24824/978854441765.2
1. Educação 2. Complexidade 3. Diálogos epistemológicos 4. Ética I. Guérios, Ettiène,
org. II. Piske, Fernanda Hellen R. org. III. Soek, Ana Maria. org. IV. Silva, Eloiza Jaguelte.
org. V. Título VI. Série.
CDU 37 CDD 370.1
António Nóvoa
TRANSDISCIPLINARIDADE, ÉTICA E FUTURO
Ubiratan D´Ambrosio
TEMPO E COMPLEXIDADE: pistas de reflexão para a educação.
Contributos de um estudo sobre desenvolvimento espiritual
Ana Paula Caetano
UM PENSAMENTO COMPLEXO PARA O CONHECIMENTO
E A EDUCAÇÃO
Izabel Petraglia
Maria Aparecida Flores de Cintra Vasconcelos
PARADIGMA DA COMPLEXIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE
NUMA VISÃO TRANSFORMADORA:
uma prática metodológica possível
Marilda Aparecida Behrens
O SENTIDO DO ATO DE EDUCAR EM EDGAR MORIN
Celso José Martinazzo
CONEXÕES ENTRE GASTON BACHELARD, EDGAR MORIN
E O PENSAMENTO COMPLEXO
Ettiène Guérios
Heloisa Milena Modtkoski
A CRISE ÉTICA DA CONTEMPORANEIDADE E O PAPEL
DA EDUCAÇÃO: considerações de Edgar Morin
e Burrhus Frederic Skinner
Edmárcia Manfredin Vila
Everton Ribeiro
Ettiene_Guerios.indd 7 18/08/2017 15:49:35
LA TEORIA HISTÓRICO CULTURAL Y LA TEORIA DE
LA COMPLEXIDAD: convergencia de principios
Maria Jimena Sarmiento Bolanos
CRIATIVIDADE E PENSAMENTO COMPLEXO DE
SUPERDOTADOS A PARTIR DE CONTRIBUIÇÕES
DE EDGAR MORIN E DE RUDOLF STEINER
Fernanda Hellen R. Piske
Tania Stoltz
Ettiène Guérios
UM OLHAR PARA A CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA SOB
A PERSPECTIVA DA COMPLEXIDADE
Rafaeli Cappellaro Kobren
Wesley Correa
Maria de Fatima Minetto
NOTAS SOBRE PROCESSOS DE CRIAÇÃO ARTÍSTICA:
complexidade e metaestabilidade na arte contemporânea
Everton Ribeiro
Araci Asinelli-Luz
UM ENSAIO SOBRE AS IDEIAS DE DISCIPLINARIDADE E
DE TRANSDISCIPLINARIDADE NA PERSPECTIVA
DA TEORIA DA COMPLEXIDADE
Deise Leandra Fontana
REFLEXÕES SOBRE AS POSSIBILIDADES DE ARTICULAÇÃO
ENTRE COMPLEXIDADE E AS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS
EM UMA PROPOSTA DE ENSINO DE MATEMÁTICA
Celia Finck Brandt
UM OLHAR SOBRE O LIVRO DIDÁTICO NA PERSPECTIVA
DA TEORIA DA COMPLEXIDADE
Ana Maria Soek
Eloiza Jaguelte Silva
Sonia Maria Chaves Haracemiv
OS DESAFIOS DA COMPLEXIDADE DA FORMAÇÃO
DOCENTE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Ana Maria Soek
Sonia Maria Chaves Haracemiv
AS TECNOLOGIAS E MÍDIAS DIGITAIS NA ESCOLA E
A AÇÃO DO PEDAGOGO SOB O OLHAR COMPLEXO
Estela Endlich
Ricardo Antunes de Sá
PRINCÍPIOS E DESAFIOS DO PENSAMENTO COMPLEXO
Maria da Conceição de Almeida