15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$55,78 sem juros | Total R$55,78 | |
2 x de R$27,89 sem juros | Total R$55,78 | |
3 x de R$18,59 sem juros | Total R$55,78 | |
4 x de R$14,43 | Total R$57,73 | |
5 x de R$11,74 | Total R$58,71 | |
6 x de R$9,95 | Total R$59,72 | |
7 x de R$8,68 | Total R$60,73 | |
8 x de R$7,72 | Total R$61,75 | |
9 x de R$6,98 | Total R$62,79 | |
10 x de R$6,38 | Total R$63,83 |
Autores: Adão Caron Cambraia - Cátia Keske - Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher (Orgs.)
Sinopse:
Os professores formadores das licenciaturas, em sua maioria, têm formação inicial nas áreas de referência e/ou Pedagogia, com mestrado ou doutorado em áreas afins. Diante desse quadro, observam-se uma desarticulação dos conhecimentos disciplinares que compõe o curso e descompassos entre teorias e práticas inerentes ao contexto da formação e atuação profissional. Assim coloca-se a questão: como promover uma recriação da prática curricular e efetivar o trabalho com as Práticas enquanto Componente Curricular (PeCC), conforme propõe as Diretrizes Curriculares Nacionais e o Projeto Pedagógico dos Cursos de Licenciatura? Argumento em defesa de que a criação de espaços de pesquisa-ação crítica e emancipatória, atrelada com um trabalho referente aos registros diários das suas práticas profissionais permite processos de reconstrução de conhecimentos e concepções emergentes das reflexões críticas e coletivas sobre tais práticas. Assim, o objetivo do livro é publicizar as pesquisas de cada professor formador e compreender as características do espaço formativo no que se refere ao diálogo e articulação entre diferentes núcleos que compõe o curso e como ocorre o processo de constituição do professor-pesquisador na comunidade de interação criada e investigada.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544436141
DOI:10.24824/978854443614.1
Ano de edição:2019
Número de páginas:182
Formato:16x23
Assunto:
C728
Comunidade aprendente na formação de professores Adão Caron Cambraia, Cátia Keske,
Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher (organizadores) – Curitiba CRV, 2019
182 p (Coleção Formação professores e tecnologias – volume 1)
Bibliografi a
ISBN COLEÇÃO 978-85-444-3613-4
ISBN VOLUME 978-85-444-3614-1
DOI 10248249788544436141
1 Educação 2 Comunidades aprendentes 3 Formação de professores 4 Prática profi ssional
5 Pesquisa-ação I Cambraia, Adão Caron org II Keske, Cátia org III Nonenmacher, Sandra
Elisabet Bazana org IV Título V Série
CDU 37 CDD 37071
PREFÁCIO
Rudião Rafael Wisniewski
PARTE I
CAPÍTULO
COMUNIDADE APRENDENTE DO CONHECIMENTO
PROFISSIONAL DE PROFESSOR NA RECRIAÇÃO
CURRICULAR EM CICLOS DE PESQUISA-AÇÃO
CRÍTICA E EMANCIPATÓRIA
Adão Caron Cambraia
Lenir Basso Zanon
Uianes Luiz Rockenbach Biondo
CAPÍTULO
CONHECIMENTO DIDÁTICO DO CONTEÚDO NA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES planejamento e
desenvolvimento da prática profissional
Adão Caron Cambraia
Maria Cristina Pansera de Araújo
CAPÍTULO
ENTRE PASSADO E PRESENTE quais desafios
o licenciado em computação tem pela frente?
Márcia Fink
Uianes Luiz Rockenbach Biondo
CAPÍTULO
APRENDER E ENSINAR COMPUTAÇÃO os espaços
e tempos da teoria e da prática nos projetos de Curso da
Licenciatura em Computação
Marileia Gollo de Moraes
Adão Caron Cambraia
Uianes Luiz Rockenbach Biondo
CAPÍTULO
INTEGRAÇÃO CURRICULAR EM MOVIMENTO
estratégia de trabalho na PEC V
Andressa Falcade
Cleitom José Richter
Juliani Natalia dos Santos
AC__xindd CAPÍTULO
FILOSOFIA E PENSAMENTO COMPUTACIONAL
notas para um diálogo possível
Mauricio Cristiano de Azevedo
CAPÍTULO
TEORIA E PRÁTICA EM UNIDADE NA PECC E
NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
OBRIGATÓRIO NA LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO
Márcia Adriana Rosmann
Melkisedeke Soares Sales
Celina Lima do Nascimento
CAPÍTULO
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA
DOS ALUNOS DE UMA LICENCIATURA
Paulo Henrique de Souza Oliveira
Renira Carla Soares
PARTE II
CAPÍTULO
ENSINO DE PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES PARA
DISTINTOS CICLOS a gênese do Programa Escola Hackers
Milene Giaretta
Adriano Canabarro Teixeira
CAPÍTULO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE DOCÊNCIA
o ensino como prática concreta na formação acadêmica
de futuros professores em ciências biológicas
Carmen Beatriz Jacobovski
CAPÍTULO
A REFLEXÃO COMO CONDIÇÃO À CONSTITUIÇÃO DOCENTE
compreensões a partir de um estágio curricular supervisionado
Franciele Fátima Machado
Cátia Keske
CAPÍTULO
O ENSINO DA QUÍMICA POR INTERMÉDIO
DAS MULTIMÍDIAS DIGITAIS
Petronio Silva Zinn
Fabiana Lasta Beck Pires
Marcelo Rossatto
Sirlei Rigodanzo
AC__xindd CAPÍTULO
O CURRÍCULO INTEGRADO NA MODALIDADE
PROEJA NO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA
CAMPUS PANAMBI, SOB PERSPECTIVA DOS
PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
Daniela Ernst
Ana Rita Kraemer da Fontoura
Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher
CAPÍTULO
ENSINO MÉDIO limites e desafios para
a formação integral dos sujeitos
Cláudia Jungs de Almeida
Fabiana Lasta Beck Pires
POSFÁCIO
CONSTRUÇÕES TEXTUAIS COLETIVAS COMO
MARCAS DE IDENTIDADE NOS CURSOS DE FORMAÇÃO
DE PROFESSORES DO IFFAR movimentos em construção
Cátia Keske
Sandra Elisabet Bazana Nonenmache