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Autores:
Tiago Venturi
Possui Doutorado e Mestrado em Educação Científica e Tecnológica pelo Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT 2013/2018) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É graduado (licenciado e bacharel) em Ciências Biológicas pela Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI). Desde 2020 é Professor do Magistério Superior da área de Educação em Biologia do Departamento de Educação, Ensino e Ciências (DEC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). É docente e atual coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas (PPGECEMTE/UFPR), também docente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM/UFPR - Curitiba).
ROBERTA CHIESA BARTELMEBS
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Passo Fundo (2008), Mestrado em Educação em Ciências: Química da vida e saúde pela Universidade Federal do Rio Grande (2012). Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da PUCRS (2016). Pós-doutorado no Exterior na Faculdade de Psicologia da Universidade Nacional autônoma do México (2025). É bolsista produtividade pela Fundação Araucária. É professora associada na Universidade Federal do Paraná, atualmente no Departamento de Educação, Ensino e Ciências do Setor Palotina, também atua como docente e vice coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas (PPGECEM) e é docente no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM). Coordena o projeto de extensão Astropop: Popularização da Astronomia no Oeste do Paraná e o projeto de pesquisa Investigando o desenvolvimento cognitivo na aprendizagem de Astronomia no Ensino Fundamental pelo viés da Epistemologia Genética. É coordenadora do Laboratório de Ensino, do DEC Setor Palotina.
VALÉRIA GHISLOTI IARED
Graduada em licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (2006).Especialista em Educação Ambiental pelo Centro de Recursos Hídricos e Ecologia Aplicada da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (CRHEA/ EESC/ USP).Mestra em Ecologia e Recursos Naturais pela UFSCar (2010) Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (2015). Atualmente, é Professora Adjunta da Universidade Federal do Paraná (Setor Palotina) e professora permanente do Programa de Pós Graduação em Educação/ UFPR e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas/ UFPR. Bolsista Produtividade da Fundação Araucária.
ROBSON SIMPLICIO DE SOUSA
Doutor em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professor Adjunto do Departamento de Educação, Ensino e Ciências da Universidade Federal do Paraná (UFPR), docente no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas (PPGECEMTE). Coordena o Grupo de Pesquisa Jano: Filosofia e História na Educação em Ciências.
CAMILA TONEZER
Licenciada, mestre e doutora em Física. Professora Adjunta da UFPR. Atualmente dedica-se à pesquisa na área de ensino, com ênfase em educação científica por meio de feiras de ciências
DANILENE GULLICH DONIN BERTICELLI
Docente no curso de Licenciatura em Ciências Exatas e no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas da Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina. É Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Stricto Sensu da PUC-PR (2017). Possui mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Stricto Sensu da PUC-PR (2012). Graduada em Ciências - Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Paranaense (2000). Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade Federal de São Paulo, com parte dos estudos no Teachers College - Columiba University em Nova York (2022). Realiza pesquisas e cursos de formação de professores sobre a História da educação matemática, com foco no ensino de cálculo mental.
ELIANA SANTANA LISBÔA
doutora em Ciência da Educação, com especialização em Tecnologia Educativa, e mestre em Educação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Atualmente, é professora adjunta na Universidade Federal do Paraná (UFPR), no Setor Palotina, e atua como docente permanente nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas (PPGCEMTE). Coordena o grupo de pesquisa Computação e Tecnologias Digitais na Educação e participa dos grupos EnCiMaT e TEDE. Foi coordenadora e presidente do NDE e do Colegiado do curso de Licenciatura em Computação (2019–2021) e, atualmente, integra o NDE, o Colegiado, a Comissão de Atividades Formativas e a Comissão Orientadora de Estágios. É presidente do Comitê Setorial de Extensão (CSE) para o biênio 2024–2026 e membro da Comissão Assessora de Avaliação da Formação Docente do INEP. Suas pesquisas envolvem tecnologias educativas, Educação a Distância (EaD), MOOCs, métodos e técnicas de ensino, inteligência artificial aplicada à educação e formação docente. É associada à ABRAPEC.
MARA FERNANDA PARISOTO
Licenciada em Física pela Universidade Comunitária de Chapecó, Mestrado e Doutorado em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente professora Adjunta da Universidade Federal do Paraná- Campus Palotina, na qual atuo na graduação e no Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências. Atuo também no Mestrado Profissional em Ensino de Física em Medianeira. Trabalho na formação inicial e continuada de professores, divulgação científica e tecnológica, ensino não formal, redução de evasão e retenção nos cursos de Ciências Exatas e aumento da procura por esses cursos, especialmente por mulheres. Pesquiso e ministro cursos com foco em metodologias ativas, principalmente utilizando estudos da neurociência aplicada a educação.
THAIS CRISTINA DOS SANTOS
Sou licenciada em Ciências Exatas - Física pela UFPR (2020), o que me forneceu uma base sólida que impulsionou minha paixão pela educação e pelas ciências. Minha busca por aprofundamento me levou ao mestrado em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas, um período fundamental para refinar minhas práticas pedagógicas e explorar novas abordagens de ensino. Atualmente, dedico-me ao ensino de Física e Robótica nos ensinos fundamental e médio, um trabalho que me permite conectar conceitos abstratos com a prática e despertar o interesse dos alunos pelo mundo da ciência e da tecnologia.
MARIA MILENA TEGON FIGUEIRA
Licenciada em Física e Matemática, com mestrado em Educação em Ciências (UFPR). Atua como professora nas disciplinas de Física e Matemática na rede estadual do Paraná.
VALDIR ROSA
Físico, doutor em Ciências da Educação. Professor adjunto da Universidade Federal do Paraná (UFPR), atua na formação de professores, robótica educacional e tecnologias digitais para o ensino
LUZIA GONTARECK
Professora de biologia e ciências, com contrato pelo estado do Paraná, com especialização em psicopedagogia, e mestrado em Educação em Ciências, Educação em Matematica e tecnologia educativa.
MARLENE CESARI CACHOEIRA
Mestra em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas (PPGECEMTE) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), é graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Paranaense e em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional. Atua como professora de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental no município de Palotina–PR e como Gestora Municipal de Educação Ambiental no município de Francisco Alves–PR, por meio do convênio Linha Ecológica, uma iniciativa do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu em parceria com a Itaipu Binacional. Sua trajetória profissional é marcada pelo compromisso com a educação ambiental, a interdisciplinaridade e a formação de uma consciência crítica e sustentável entre crianças e jovens.
KARIANNY GEROTTO
Sou tradutora e intérprete de Libras, docente e pesquisadora na área da educação inclusiva, com ênfase na educação de surdos e na diversidade de gênero e sexualidade. Atualmente, exerço a função de Chefe da Seção Pedagógica e de Assuntos Estudantis (SEPAE) no Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Assis Chateaubriand, onde também atuo como Tradutora e Intérprete de Libras concursada.Possuo Licenciatura em História pela União Educacional do Médio Oeste Paranaense (2011), Licenciatura em Letras-Libras pela Faculdade Eficaz (Maringá) (2017) e Licenciatura em Pedagogia (2024). Sou especialista em História Antiga e Medieval, Educação do Campo e Educação Inclusiva com ênfase em Libras. Concluí o Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas (PPGECEMTE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) (2023).Tenho experiência na docência no ensino superior e em cursos de pós-graduação, ministrando disciplinas relacionadas à Libras, educação inclusiva e diversidade. Além disso, atuo como tradutora-intérprete em eventos acadêmicos e culturais, incluindo peças de teatro, palestras e conferências.Meus principais interesses de pesquisa incluem inclusão e surdez, além da diversidade de gênero e sexualidade. Participo ativamente de grupos de pesquisa e extensão da UFPR e do IFPR, desenvolvendo estudos voltados para a equidade de gênero e o respeito à diversidade.
BARBARA WINIARSKI DIESEL NOVAES
Professora do curso de Licenciatura em Matemática da UTFPR – Campus Toledo, integra o PROFMAT – Polo Toledo e o PPGECEMTE – UFPR – Setor Palotina. É graduada em Engenharia Elétrica (2002) e em Licenciatura em Matemática (2006) pela UTFPR, com mestrado (2007) e doutorado (2012) em Educação pela PUCPR. Realizou doutorado sanduíche na Universidade Nova de Lisboa (2009) e estágio pós-doutoral na UFSC (2023), com parte dos estudos desenvolvidos nos Arquivos Jean Piaget e do Instituto Jean-Jacques Rousseau, em Genebra. Foi responsável pelo PIBID (2015–2016), Programa Residência Pedagógica (2018–2020), Diretora de Pesquisa e Pós-Graduação (2018–2021) e Presidente da Comissão Local de Cultura (2022–2024) do Campus Toledo. Tem experiência na área de História da educação matemática atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores que ensinam matemática, erro em matemática e transformações na matemática do ensino. É líder do GHEMAT-PR e coordena o projeto de extensão “Grupo da Quarta”, coletivo de professores que ensinam matemática.
WESLEY DIAS DE ALMEIDA
Licenciado em Ciências Exatas - habilitação em Física, licenciando em Matemática, mestre em Ensino de Ciências. Professor da rede pública e privada (EM e EF), atua na área de formação continuada de professores.
ANDERSON DA SILVA MARCOLINO
É professor do Magistério Superior na Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina. Doutor em Ciências de Computação e Matemática Computacional pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP), mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá e bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Paranaense. Possui experiência em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação aplicadas à Educação, Formação de Professores, Informática na Educação e Educação em Computação. Na área de Computação, desenvolve pesquisas em Engenharia de Software, com ênfase no Desenvolvimento de Aplicações Móveis e Híbridas, Modelagem de Software e Linhas de Produto de Software.
FABIANA MORENO SILVEIRA BATISTA
Especialista em Música e Cognição; Psicopedagogia e Gestão Escolar. Pedagoga e Licenciada em Música. Professora efetiva da Rede Municipal de Ensino, possui experiências com a Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais.
RAFAEL MARGATTO ALOISIO
Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná e mestre em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas. Graduando em Psicologia pela Faculdade Unimeo-Cetesop e dedica-se a compreender os vínculos entre o ser humano e a natureza. Acredita na educação como caminho para transformar relações e inspirar novos olhares sobre o mundo.
LARA AMÉLIA DREON LOHMANN
Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná. Participante do Grupo de Pesquisa JANO: Filosofia e História na Educação em Ciências (UFPR). Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas (PPGECEMTE) pela UFPR. Atuando como professora da rede pública estadual do Paraná.
ANDRÉIA PASTORE FRANA
Professora de matemática do Estado do Paraná, atuo no Colégio estadual Pio XII, no munícipio de Maripá- Pr. Graduada em Matemática ( Licenciatura) pela Universidade Paranaense (2004), cursei Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2011) e Artes Visuais (licenciatura) pelo Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson (2019), Especialista em Gestão Escolar e Educação Especial. Mestre pela Universidade Federal do Paraná - Campus Palotina no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas ( PPGECEMTE).
MYLLENA DE SOUZA SANTOS
Mestra em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas (PPGECEMTE) pela Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina. Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina
SAMUEL WILLIAN SCHWERTNER COSTICHE
Licenciado em Ciências Exatas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR)
HELENA MACEDO REIS
Doutora e mestre em Ciência da Computação pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP) e graduada em Processamento de Dados pela Faculdade de Tecnologia (FATEC). Professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Sinopse:
O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas (PPGECEMTE) tem como objetivo formar pesquisadores na área de Ensino com ênfase na interdisciplinaridade capazes de contribuírem para a produção de conhecimentos voltados à Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas, em relação à aprendizagem, ensino e formação de professores, atuando tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior, propondo inovações fundamentadas na pesquisa para a sala de aula de Ciências e Matemática. Qualificar o uso de tecnologias digitais de modo reflexivo na Educação em Ciências e Educação Matemática, abrangendo a implicação destas na aprendizagem e no desenvolvimento e a adequação de materiais instrucionais. A obra “Conexões em Pesquisa: Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas no PPGECEMTE” surge no sentido de consolidar e divulgar as pesquisas do programa, permitindo um diálogo acadêmico que integre ensino, pesquisa e extensão, além de inspirar novas iniciativas.
Detalhes:
ISBN: 978-65-251-7946-9
ISBN Digital: 978-65-251-7942-1
DOI: 10.24824/978652517946.9
Ano de edição: 2025
Distribuidora: Editora CRV
Número de páginas: 234
Formato do Livro: 16x23
Número da Edição: 1
Assunto:
CONEXÕES EM PESQUISA: educação em ciências, educação matemática e tecnologias educativas no PPGECEMTE Tiago Venturi Roberta Chiesa Bartelmebs C258 Conexões em Pesquisa Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas no PPGECEMTE Tiago Venturi, Roberta Chiesa Bartelmebs (organizadores) – Curitiba CRV, 2025 234 p Bibliografia ISBN Digital 9786525179421 ISBN Físico 9786525179469 DOI 10248249786525179469 ISBN Digital 978-65-251-7942-1 ISBN Físico 978-65-251-7946-9 DOI 10.24824/978652517946.9 1 Educação 2 Matemática 3 Ciências 4 Interdisciplinar 5 Tecnologias 6 Educativas I Venturi, Tiago org II Bartelmebs, Roberta Chiesa org III Título IV Série CDU 37004 CDD 37133