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Autores: Paulo Gomes Lima (Coord)
Sinopse:
Nesse volume 2, os pontos intercambiantes de indagações e ponderações da pesquisa destacaram os seguintes eixos: a) a existência e a iniciativa (ou não) da criação de um sistema municipal de ensino na localidade pesquisada; b) Na existência de um sistema municipal de ensino, entender a prioridade que se aplicou em se fazer cumprir ou não os princípios orientadores da LDBEN quanto a organização e gestão democrática dos C.M.Es.; c) Em relação ao Conselho Municipal de Educação: uma vez existente, conhecer a sua composição; quantidade e representatividade dos segmentos representados e identificar suas competências descritas em lei ordinária ou complementar do município para a sua legitimação; d) a definição do C. M. E na legislação municipal; e) Estabelecer relações entre os caráteres anunciados na legislação municipal e regimentos dos C.M.E.s: consultivo, deliberativo, normativo, fiscalizador e mobilizador e o seu modus operandi; f) saber quem são as representações e/ou segmentos sociais representados no C.M.E; g) a suficiência da oferta educacional e o papel do C.M.E na luta pela reivindicação por uma melhor educação no município, h) analisar até que ponto a colaboração entre os entes federados é sentida e efetivada no município; i) destacar de onde partiu as iniciativas para a construção do C.M.E. do município e o porquê; j) discutir a partir dos documentos dos C.M.E como o princípio da gestão democrática e educação socialmente referenciada são entendidos e trabalhados na agenda diária do colegiado.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9786555780871
DOI:10.24824/978655578087.1
Ano de edição:2020
Número de páginas:196
Formato:16x23
Assunto:
C743
Conselhos Municipais de Educação criação, implementação e desdobramentos Paulo
Gomes Lima (coordenador) – Curitiba CRV, 2020
196 p (Coleção Conselhos Municipais de Educação – Volume 2)
Bibliografi a
ISBN COLEÇÃO 9788544440933
ISBN DIGITAL 9786555780864
ISBN FÍSICO 9786555780871
DOI 10248249786555780871
1 Educação 2 Educação no município 3 Gestão democrática 4 Poder local I Lima, Paulo
Gomes coord II Título III Conselhos Municipais de Educação – Volume 2
CDU 37 CDD 370
CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO participação, qualidade
e gestão democrática como objeto de recorrência
Paulo Gomes Lima
Gilsemara Vasques Rodrigues Almenara
Jociane Marthendal Oliveira Santos
CAPÍTULO II
CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SOROCABASP
criação, implementação e gestão democrática
Gilsemara Vasques Rodrigues Almenara
Petula Ramanauskas Santorum e Silva
CAPÍTULO III
CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE IPERÓSP
criação, implementação e gestão democrática
Jurany Leite Rueda
Jociane Marthendal Oliveira Santos
CAPÍTULO IV
CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE VOTORANTIMSP
criação, implementação e gestão democrática
Katlin Cristina de Castilho
Kalin Cristina de Castilho
CAPÍTULO V
CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PILAR DO SULSP
criação, implementação e gestão democrática
Eliane Pimentel Camilo Barra Nova de Melo
Jociane Marthendal Oliveira Santos
CAPÍTULO VI
CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PIEDADESP
criação, implementação e gestão democrática
Jociane Marthendal Oliveira Santos
Jurany Leite Rueda
Paulo Gomes Lima indd CAPÍTULO VII
CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO MIGUEL
ARCANJOSP criação, implementação e gestão democrática
Elidia Vicentina de Jesus Ribeiro
Silmara Aparecida Lopes
CAPÍTULO VIII
CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE TAPIRAÍSP
criação, implementação e gestão democrática
Lincoln Akira Nazario Kayaki
Thiago de Melo Martins
CAPÍTULO IX
CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SALTO DE
PIRAPORASP criação, implementação e gestão democrática
Noêmia de Carvalho Garrido
Viviane da Silva Silveira
Izabel de Carvalho Gonçalves Dias
Rute de Carvalho Angelini
CAPÍTULO X
CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ARAÇOIABA DA
SERRASP criação, implementação e gestão democrática
Amanda Regina Martins Dias
Rebeca Anselo Estevam