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Autores: Aldrin Cleyde da Cunha
Sinopse:
No Brasil, a educação escolar indígena, fruto de uma intervenção de cinco séculos, se caracteriza por encaminhamentos distintos nas relações entre o Estado brasileiro e os povos indígenas, construindo uma história na qual se podem reconhecer duas tendências: a de dominação, por meio da integração e homogeneização cultural, e a do pluralismo cultural. A Etnomatemática insere-se no contexto da formação de professores indígenas, privilegiando atitudes investigativas, reflexivas, tendo um caráter permanente e coletivo. Nesta perspectiva, as práticas educativas não devem se limitar às ações didático-pedagógicas em sala de aula, mas em processos reflexivos sobre a própria prática, desvendando a construção das desigualdades e diferenças presentes no interior das instituições escolares. Esta obra teve como objetivo desenvolver estratégias Etnomatemáticas (geração, organização e difusão do conhecimento) na formação inicial de professores indígenas de matemática, de maneira a contribuir com a manutenção e dinamização da cultura Guarani e Kaiowá. Concluímos que a Etnomatemática, como alternativa pedagógica, contribui para a formação inicial de professores indígenas de matemática, desenvolvendo estratégias de ensino, levando a promoção do respeito, da valorização, do fortalecimento da língua materna e das raízes culturais, pois em seus fundamentos temos uma educação transdisciplinar e transcultural.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544425244
DOI:10.24824/978854442524.4
Ano de edição:2018
Número de páginas:148
Formato:16x23
Assunto:
Cunha, Aldrin Cleyde da
Contribuição da Etnomatemática para a manutenção e dinamização da cultura Guarani e
Kaiowá na formação inicial de professores indígenas / Aldrin Cleyde da Cunha. - 1. ed. - Curitiba
[PR] : CRV, 2018.
148 p.
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-2524-4
DOI 10.24824/978854442524.4
1. Índios - Educação - Brasil. 2. Etnomatemática. 3 Professores - Formação. 4. Prática de
ensino. I. Título.
18-50139 CDD: 370.71
CDU: 37.02
Considerações sobre a educação escolar indígena no Brasil
Alguns dos precursores na investigação em Etnomatemática
e na formação de professores indígenas
II
Reflexões sobre formação de professores indígenas no Brasil
A formação de professores indígenas no Mato Grosso do Sul
III
A formação inicial de professores indígenas na Universidade
Federal da Grande Dourados – Licenciatura intercultural indígena
– “Teko Arandu”
Formação de professores em Educação Intercultural e Matemática
IV
Etnomatemática: fundamentação teórica
As possibilidades da Etnomatemática na formação inicial de
professores indígenas Guarani e Kaiowá
V
Etnomatemática na cultura Guarani e Kaiowá: teko, tekora e ne’ë
Teko: a geração de conhecimento na cultura Guarani e Kaiowá
Tekora: a organização intelectual e social do
conhecimento Guarani e Kaiowá
Ne’ë: a transmissão e difusão do conhecimento Guarani e Kaiowá
VI
O caminho da pesquisa
VII
As estratégias do uso da Etnomatemática na formação inicial
de professores indígenas Guarani e Kaiowá
Diagnóstico sobre a concepção do conhecimento matemático
do professor indígena Guarani e Kaiowá em formação
Atividades desenvolvidas na formação inicial de professores
indígenas Guarani e Kaiowá
Discussões e reflexões das atividades desenvolvidas na formação
inicial de professores indígenas Guarani e Kaiowá
Uma proposta alternativa de estratégias Etnomatemáticas
para educação escolar indígena