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Autores: Luciana Farias
Sinopse:
Não podemos, no presente século, seguir reproduzindo um pensamento mistificado sobre as religiões afro-brasileiras, sendo que a escola pode ter um importante papel na ressignificação dessa visão distorcida e no combate ao preconceito. É mais que chegado o momento de nos rebelarmos contra toda e qualquer forma de colonização do pensamento, das mais evidentes às mais sutis, sendo estas últimas as mais difíceis de combater, pois elas se escondem na negação do brasileiro, de uma forma geral, de se reconhecer como racista e preconceituoso. Porém, se entendermos que essa maneira de pensar ou representar o negro e junto a ele, as religiões afro-brasileiras, está ancorada em teorias, crenças e uma racionalidade ainda muito baseada na experiência de um colonizador que permanece no inconsciente coletivo da população, talvez possamos começar a refletir com mais discernimento em relação aos fatores que se conjugaram e ainda se conjugam em nossa sociedade e, muitas vezes, em nós mesmos, para essa negativação do negro e de tudo a ele associado. Dentro dessa perspectiva, o livro procurou construir uma linha de raciocínio de forma a contribuir para que o leitor ou leitora possa compreender quais aspectos sócio-históricos contextualizam essa problemática, pois a questão não poderia vir descolada da realidade que a constituiu.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544435496
DOI:10.24824/978854443549.6
Ano de edição:2019
Número de páginas:112
Formato:14x21
Assunto:
F219
Farias, Luciana
Contribuições para uma educação não violenta Luciana Farias – Curitiba
CRV, 2019
112 p
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-3549-6
DOI 10248249788544435496
1 Educação 2 Ensino superior – Brasil 3 Leis Federais 4 Lei Federal
1063903 5 Lei Federal 1164508 6 Questões étnico-raciais I Título II Série
CDU 37 CDD 378
APRESENTAÇÃO
PALAVRAS DA AUTORA
Luciana Farias
PREFÁCIO
Muniz Sodré
PARTE
CONTEXTUALIZAÇÃO
CAPÍTULO
REFLEXÃO INTEGRADORA DA PARTE E
CAPÍTULO
ÁFRICA cultura, filosofia, ciência,
tecnologia e muito mais
CAPÍTULO
O CANDOMBLÉ E A UMBANDA NO BRASIL
CAPÍTULO
AS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS
E O PRECONCEITO
CAPÍTULO
O CULTO AOS ORIXÁS E O SINCRETISMO
CAPÍTULO
A QUESTÃO INDÍGENA E A SUA INTERFACE
COM O TEMA UMBANDA E CANDOMBLÉ
PARTE
DESDOBRAMENTOS
CAPÍTULO
BRANQUEAMENTO COMO IDEOLOGIA
Luciana farias - - Miojos_MARCOSindd CAPÍTULO
JUSTIÇA AMBIENTAL E RACISMO AMBIENTAL
CAPÍTULO
REPRESENTAÇÕES E NEGRITUDE
CAPÍTULO
LEGISLAÇÃO E DIRETRIZES CURRICULARES
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
APÊNDICES
APÊNDICE
APÊNDICE