15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$76,82 sem juros | Total R$76,82 | |
2 x de R$38,41 sem juros | Total R$76,82 | |
3 x de R$25,61 sem juros | Total R$76,82 | |
4 x de R$19,88 | Total R$79,50 | |
5 x de R$16,17 | Total R$80,86 | |
6 x de R$13,71 | Total R$82,24 | |
7 x de R$11,95 | Total R$83,63 | |
8 x de R$10,63 | Total R$85,05 | |
9 x de R$9,61 | Total R$86,47 | |
10 x de R$8,79 | Total R$87,91 |
Autores: Fátima Gonçalves Cavalcante - Mônica de Vasconcellos Dias - Marisa Siggelkow Guimarães - Gabriella Ferrarese Barbosa - Claudia Tadéa Ferreira de Jesus - Luciana Oliveira dos Santos - Rejane de Souza Rocha Valdene (Orgs.)
Sinopse:
O livro analisa o caminho de um Programa de extensão e pesquisa voltado a educadores do ensino fundamental e reflete sobre os desafios que as escolas enfrentam hoje para promover a convivência, lidar com diferentes formas de violência e garantir direitos. Trata-se da reflexão de um percurso de cinco anos de colaboração entre dois núcleos interdisciplinares, um laboratório de pesquisa de um centro universitário e um núcleo de apoio a escolas de uma secretaria de educação, ambos do município do Rio de Janeiro. Sendo uma produção interdisciplinar da área da Educação, em intercessão com as áreas da Saúde Pública, Direitos Humanos, Psicologia e Psicanálise, o livro integra teoria e prática. Com a proposta de um Programa de ensino, na forma de Cursos de extensão e pesquisa, elaborada também mediante negociações que integraram a demanda de uma secretaria de educação, foi possível acompanhar os cursos, registrar, organizar e analisar falas e processos dialógicos gerados nas interações presenciais. A metodologia de trabalho buscou desenvolver uma troca horizontalizada com educadores, favorecendo um pensar e um dizer sobre suas práticas profissionais, num aprendizado mediado pela acolhida à diversidade, partilhando conhecimentos e entendimentos por uma escuta da diferença. A prática colaborativa aqui estudada convida os leitores a desmistificarem os lugares do acadêmico, do pesquisador, do público e do privado, da gestão política, trazendo o educador como um "investigador" reflexivo. Quando todos se sentam numa roda e se permitem dialogar – a partir de uma escuta que leva em conta a empatia, o respeito às diferenças e singularidades, a busca de soluções compartilhadas e o manejo de conflitos, inspirando-nos no livro Juntos, de Richard Sennett (2012) –, descobrimos que juntos somos mais, podemos mais e fazemos mais.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544428245
DOI:10.24824/978854442824.5
Ano de edição:2018
Número de páginas:278
Formato:16x23
Assunto:
C783
Convivência, violência e direitos em debate conversando com educadores organização
Fátima Gonçalves Cavalcante [et al] - 1 ed - Curitiba [PR] CRV, 2018
278 p
Bibliografia
ISBN 978-85-444-2824-5
DOI 10248249788544428245
1 Professores - Formação 2 Prática de ensino 3 Educação - Aspectos sociais I Cavalcante,
Fátima Gonçalves org
18-52975 CDD 37071
CDU 3702
APRESENTAÇÃO
Fátima Gonçalves Cavalcante
Mônica de Vasconcellos Dias
PREFÁCIO
Acácia Zeneida Kuenzer
PARTE I
PRÁTICAS COLABORATIVAS E CULTURA DE PAZ NAS ESCOLAS
CAPÍTULO
COLABORAÇÃO ENTRE INSTITUIÇÕES
contextos e práticas em negociação
Mércia Cabral de Oliveira Pinto Cancela
Kátia Regina de Oliveira Rios Pereira Santos
CAPÍTULO
GENEALOGIA DE UM PROGRAMA DE EXTENSÃO E
PESQUISA COM EDUCADORES
Fátima Gonçalves Cavalcante
Mônica de Vasconcellos Dias
Gabriella Ferrarese Barbosa
Marisa Siggelkow Guimarães
Claudia Tadéa Ferreira de Jesus
CAPÍTULO
ESCOLA, TERRITÓRIO E VULNERABILIDADE
o sistema de garantia de direitos revisitado por uma
metáfora do jogo de xadrez
Fátima Gonçalves Cavalcante
Érica Monteiro Carapeticow
Marcelo Henrique da Costa
Daniela de Carvalho Braga
Luiz José Veríssimo
Impressão indd PARTE II
CONVERSANDO SOBRE VIOLÊNCIA, DIREITOS E CONVIVÊNCIA
CAPÍTULO
FACES DA VIOLÊNCIA E DIREITOS NA VISÃO DE
GESTORES E DIRETORES DE ESCOLA
Fátima Gonçalves Cavalcante
Mônica de Vasconcellos Dias
Luciana Oliveira dos Santos
Vera Cristina PSA de Oliveira
Nilza Rogéria de Andrade Nunes
CAPÍTULO
ANGÚSTIA, AFETO QUE POSSIBILITOU A CIRCULAÇÃO
DA PALAVRA ENTRE EDUCADORES NUM ESPAÇO
DE DISCUSSÃO SOBRE VIOLÊNCIA E ESCOLA
Marisa Siggelkow Guimarães
Luciana Oliveira dos Santos
Gabriella Ferrarese Barbosa
Leiliane S A Ribeiro Cardeal
Ivone Gonçalves Cardoso
CAPÍTULO
A PERCEPÇÃO DO AGENTE EDUCADOR SOBRE O SEU
FAZER PROFISSIONAL contribuições ao contexto escolar
Nilza Rogéria de Andrade Nunes
Mônica de Vasconcellos Dias
Fátima Gonçalves Cavalcante
Rejane de Souza Rocha Valdene
Priscila Mählmann Muniz Dantas
Ivone Gonçalves Cardoso
CAPÍTULO
UM CURSO DE EXTENSÃO NO CHÃO DA ESCOLA,
REFLETINDO O COTIDIANO E A CONVIVÊNCIA
Claudia Tadéa Ferreira de Jesus
Anita Célia da Costa Peixoto
Gabriella Ferrarese Barbosa
Vânia de França Coelho
Fatima Gonçalves Cavalcante
Luciana Oliveira dos Santos
Vanessa Travassos Ribeiro dos Santos
Impressão indd PARTE III
A PALAVRA CIRCULA NO LABORATÓRIO DE PRÁTICAS SOCIAIS
CAPÍTULO
O LABORATÓRIO DA PALAVRA PREVENINDO
A VIOLÊNCIA NA ESCOLA
Marisa Siggelkow Guimarães
Fátima Gonçalves Cavalcante
Mônica de Vasconcellos Dias
Gabriella Ferrarese Barbosa
Claudia Tadéa Ferreira de Jesus
Luciana Oliveira dos Santos
Yone B d’Arcanchy N Nasser
Rejane de Souza Rocha Valdene
CAPÍTULO
O FILME A ESCUTA DO SILÊNCIO AUXILIA NA AÇÃO
PREVENTIVA DA VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTIL
JUNTO A PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Gabriella Ferrarese Barbosa
Fátima Gonçalves Cavalcante
Marisa Siggelkow Guimarães
Rejane de Souza Rocha Valdene
Yone B d’Arcanchy N Nasser
Claudia Tadéa Ferreira de Jesus
Mônica de Vasconcellos Dias
CAPÍTULO
A PALAVRA VIVA NUM LABORATÓRIO DE
PRÁTICAS SOCIAIS
Fátima Gonçalves Cavalcante
Mônica de Vasconcellos Dias
Elizabeth Pereira Paiva
Maria Cristina Salomão Almeida
Marisa Siggelkow Guimarães
Gabriella Ferrarese Barbosa
Claudia Tadéa Ferreira de Jesus
Marcelo Henrique da Costa
POSFÁCIO
Luiz Fernando Gualda Pereira
SOBRE OS AUTORES