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Sinopse:
O trabalho da professora Carla Avila é uma problematização dos processos de acesso às políticas de ação afirmativa no que diz respeito ao ensino superior. A autora atenta-se aos enredos teóricos que permeiam o racismo no Brasil e discute o papel dos movimentos sociais pautando a centralidade de um agente fiscalizador. O destaque com relação à escrita da professora Carla refere-se à construção histórica da categoria pardo como uma categoria em disputa e que está presente na análise e discussão da pesquisa, que, por sua vez, utiliza reflexões acerca de experiências compartilhadas de servidores, do movimento negro e de estudantes da Universidade Federal de Pelotas/RS. Destaco como um dos principais questionamentos a distinção entre direitos e privilégios. O pardo racializado versus o pardo branco ou branquíssimo, sendo essa a real categoria em disputa no cenário racista do acesso às instituições de ensino superior.
Estamos acessando assim um trabalho com escopo teórico e responsabilidade de escuta de falas ativas nesses processos, que interroga não só as comissões e as instituições, mas a sociedade brasileira sobre quem ela racializa.
Cassiane de Freitas Paixão
Socióloga, doutora em Educação. Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande. Atua em pesquisas relacionadas à temática etnico-racial, políticas públicas, comunidades tradicionais e sociologia brasileira
Autores:
Carla Silva de Avila
Filha de Adeli Silva de Avila (in memoriam) e Carlos Cavalheiro de Avila (in memoriam). Pelotense ativista do movimento social negro. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos. Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pelotas e mestre em Ciências Sociais pela mesma instituição. Doutora em Política Social e Direitos Humanos pela UCPEL.
Detalhes
ISBN: 978-65-251-8646-7
ISBN Digital: 978-65-251-8647-4
DOI: 10.24824/978652518646.7
Ano da Edição: 2025
Distribuidora: Editora CRV
Número de páginas: 218
Formato do livro: 16x23
Numero da Edição: 1
Assunto: A958 Avila, Carla Silva de. Corpos em disputa: os dilemas da categoria “pardo” nas políticas de ações afirmativas de corte racial no sul do RS / Carla Silva de Avila. – Curitiba : CRV, 2025. 218 p. Bibliografia ISBN Digital 978-65-251-8647-4 ISBN Físico 978-65-251-8646-7 DOI 10.24824/978652518646.7 1. Educação 2. Políticas públicas 3. Pardo 4. Corte racial 5. Relações sociais I. Título II. Série. CDU: 37 CDD: 370 Índice para catálogo sistemático 1. Educação: 370
