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Autores: Adriano Francisco de Oliveira
Sinopse:
A política pública voltada à educação infantil no Brasil, principalmente na modalidade creche, tem historicamente sido mantida por meio de “parcerias” entre as prefeituras e organizações não governamentais para a gestão dessas unidades educacionais. Tal realidade é também vivenciada na cidade de São Paulo, que conta com a maior rede de creches conveniadas do país. No caso Paulistano, concomitante ao conveniamento com as ONGs para a gestão de creches, há o modelo direto, ou seja, profissionais contratados pela Prefeitura Municipal através de concurso público e que possuem benefícios e direitos que se diferenciam e muito do modelo conveniado. Sem dúvida alguma, o modelo direto valoriza o profissional, possibilita um melhor acesso à formação, à jornada de trabalho reduzida, ao melhor salário e ao plano de carreira e disponibiliza ainda alguns benefícios. Deste modo, por que a política pública na cidade tem priorizado o conveniamento se ele significa, em diversos aspectos, a perda de direitos, principalmente dos trabalhadores da educação? Este é o tema analisado neste livro. O necessário e urgente aumento de vagas nas creches de todo o país tem encoberto inúmeras situações elencadas nessas páginas. Desvendá-las é o desafio aqui proposto.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544425459
DOI:10.24824/978854442545.9
Ano de edição:2018
Número de páginas:132
Formato:14x21
Assunto:
O56
Oliveira, Adriano Francisco de
Creche conveniada problema ou solução? Adriano Francisco de
Oliveira – Curitiba CRV, 2018
132 p
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-2545-9
DOI 10248249788544425459
1 Educação 2 Educação infantil 3 Políticas públicas I Título II Série
CDU 37 CDD 370
PREFÁCIO
Edilson da Silva Cruz
INTRODUÇÃO
O NASCIMENTO DA CRECHE
AS CRECHES NA CIDADE DE SÃO PAULO
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS