15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$69,20 sem juros | Total R$69,20 | |
2 x de R$34,60 sem juros | Total R$69,20 | |
3 x de R$23,07 sem juros | Total R$69,20 | |
4 x de R$17,90 | Total R$71,62 | |
5 x de R$14,57 | Total R$72,84 | |
6 x de R$12,35 | Total R$74,09 | |
7 x de R$10,76 | Total R$75,34 | |
8 x de R$9,58 | Total R$76,61 | |
9 x de R$8,65 | Total R$77,89 | |
10 x de R$7,92 | Total R$79,19 |
Autores:
ADELSON DIAS DE OLIVEIRA
É Doutor em Educação e Contemporaneidade – Universidade do Estado da Bahia (2019). Professor do Curso de Ciências Sociais – UNIVASF. Professor permanente e vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em Ensino – PPGENS/UNIVASF. Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Narrativas e Experiência Docente – NARRATIVIDADES (UNIVASF/UFPB/UPE). É Sócio da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação – ANPED. Temas de interesse: currículo e docência, com ênfase em Educação popular, formação de educadores, educação contextualizada e do campo, ruralidades, temáticas juvenis do e no campo: Juventudes; Identidades juvenis; Culturas juvenis; Formação de jovens no campo. Desenvolve pesquisas com abordagem epistemológica do campo da (auto)biografia e atualmente insere-se no campo das pesquisas que se utilizam da Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas como perspectiva epistemológica e metodológica no universo da pesquisa-formação-ação.
ALAN PIMENTA
Doutor em Educação pelo PPGEdu/UNIRIO, professor Docente I do Estado do Rio de Janeiro, atuando no curso de formação de professores em nível médio e professor da educação básica no município de Nova Iguaçu.
ALLAN RODRIGUES
Doutor em Educação pela UERJ. Realiza estágio de pós-doutorado em Educação/ Capes-UERJ. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação/UNESA e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação – PROPED/UERJ. Coordenador do Grupo de Pesquisa Coletivos Docentes e Conversações Afrocurriculares da UNESA.
ALINE GOMES DA SILVA
Doutora em Psicologia pela UFF. Professora da Educação de Jovens e Adultos do INES e Professora Supervisora do PIBID no CAp-INES. Grupo ArteGestoAção.
ANA CLÁUDIA DA SILVA RODRIGUES
É Professora associada, lotada no Departamento de Fundamentação da Educação e credenciada no Programa de Pós-graduação da UFPB. Licenciada em Pedagogia com mestrado e doutorado em Educação. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais. Editora da Revista Espaço do Currículo. Participa da Red Latinoamericana de Estudios Epistemológicos en Política Educativa – ReLePe.
ANDRÉA GIORDANNA ARAUJO DA SILVA
É Professora do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, docente do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Alagoas e do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistoria)/UFPE. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa História da Educação, Cultura e Literatura (PHECL/UFAL) e do Grupo de Estudos Formando Competências, Construindo Saberes e Formando Cientistas (GEINCOS/UFPB).
CARLOS EDUARDO FERRAÇO
É Doutor em Educação pela USP (2000) e Pós-Doutorado em Educação pela UERJ (2008). Professor aposentado da Universidade Federal do Espírito Santo e Professor visitante da Universidade Federal de Pernambuco, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea do Centro Acadêmico do Agreste. Líder do Grupo de Pesquisa Currículos, Cotidianos, Culturas e Redes de Conhecimentos.
CLAUDINEI CAETANO DOS SANTOS
Doutorando em Educação, Mestre em Estudos de Cultura Contemporânea e Especialista em Comportamento Humano, todos pela Universidade Federal de Mato Grosso, campos de Cuiabá.
CLÍVIO PIMENTEL JÚNIOR
É Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia. Professor no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e no Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Sergipe. Líder do Grupo de Pesquisa Políticas de Currículo, Discurso e Educação em Ciências. Dedica-se aos estudos na área de Educação – Currículo, Cultura e Cotidiano escolar; Política de Currículo, Diferença e Ensino de Ciências e Biologia, em abordagens pós-estruturais e pós-fundacionais.
DIEGO CORREIA MACHADO
É Doutorando em Educação PPGEDA/Educanorte – Polo Universidade Federal do Acre. Mestre em Educação e Licenciado em História pela Universidade Federal do Acre. Professor da Rede Pública Estadual do Acre.
FABIANA THIEBAUT
Pedagoga com atuação voltada para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e professora no Ensino Médio no curso de Formação de professores. Especialista em Psicopedagogia e cursando o mestrado na UNESA - Universidade Estácio de Sá no Rio de Janeiro. Membro do grupo de pesquisa Coletivos Docentes e Conversações Afrocurriculares – PPGE/UNESA.
FRANKLIN KAIC DUTRA-PEREIRA
É Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGECM/UFRN). Licenciado em Química pela Universidade Federal de Campina Grande (CES/UFCG) e em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSul). Professor do Departamento de Química do Centro de Ciências Exatas e da Natureza, João Pessoa, PB, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor-orientador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UPFB) e do PROFQUI (UFPB). É líder do “COM-FABULAÇÕES: Ateliê de Pesquisas Inventivas em Educação”. Pesquisa, problematiza e inventa nas temáticas: Estudos Culturais da Educação, Pesquisa autobiográfica e narrativas da vida; as Políticas do Currículo na/para diferença em tempos neoconservadores; Relações interseccionais e Teorias Queers na ciência-educação [mais algumas coisas que tenho prazer].
HUGO HELENO CAMILO COSTA
É Doutor em Educação (Proped/UERJ), Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FEBF/UERJ), Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ (PROPED/UERJ) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Rondonópolis (PPGEdu / UFR). É Procientista/Faperj-Uerj, Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE/Faperj) e líder do Núcleo de Estudos em Currículo, Culturas e Subjetividades – NECSUS (credenciado no DGP/CNPq [acesso: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9693085867556553]), pesquisador do grupo Políticas de Currículo e Cultura e do Núcleo Interdisciplinar de Estudos do Espaço da Baixada Fluminense (NIESBF).
JAILSON FRANCISCO DA SILVA CHAGAS
Mestre em Cultura e Territorialidades no Programa de Pós-graduação em Cultura e Territorialidades da Universidade Federal Fluminense (PPCULT/UFF). Membro do Grupo do GPECult.
JEFERSON MASKE
Professor da Educação Básica da rede de ensino de Maricá, RJ, doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.
JENILZA RODRIGUES DOS SANTOS
É Mestra em Ensino. Pedagoga. Especialista em Coordenação Pedagógica e Gestão Escolar. Coordenadora Pedagógica efetiva do Ensino Fundamental II e Educação de Jovens e Adultos, na rede municipal da cidade de Barreiras, Bahia.
JOELMA FERREIRA FRANZINI
Doutoranda em Educação PPGEDA/Educanorte – Polo Universidade Federal do Acre. Mestra em Educação e Pedagoga pela Universidade Federal do Acre. Professora Aposentada da Rede Pública Estadual do Acre.
JUAN CLESLAY PEREIRA VENTURA
Graduando em Letras Português pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Bolsista PIBIC CNPq/UEPB (2024/2025). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Currículo e Experiência Escolares (GEPCEE/UEPB) e da equipe editorial da Revista Espaço do Currículo (REC).
JOSÉ RODOLFO DO NASCIMENTO PEREIRA
Doutor em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFPB). Membro do Grupo de Estudos em Currículo e políticas Curriculares (GEPPC/UFPB) e do Grupo de Pesquisa em Gênero, Educação, Diversidade e Inclusão (GEDI). Professor da Faculdade Três Marias (FTM).
LILIANE ALVES CHAGAS
Licenciada em Educação Artística, com habilitação em Música pela Universidade Federal da Paraíba (2009), possui especialização em Arte Educação, mestrado no Ensino da Arte (PROFARTES UFPB -2016) e doutora em Educação pela Centro de Educação da UFPB, pela linha de Políticas Educacionais. Atualmente é professora de Arte do Governo do Estado da Paraíba, atuando em turmas da Escola Técnica Estadual de Arte, Tecnologia e Economia Criativa Poeta Juca Pontes. Tem experiência na área da Arte, com ênfase na Música e no Teatro, Educação, Políticas Educacionais, Currículo e Gestão Escolar.
LUCAS BORGES SOEIRO
É Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). Membro do GRPES/CNPQ Currículos, cotidianos, culturas e redes de conhecimentos.
LÚCIA VIGNOLI
Doutora em Artes pela UERJ. Professora de Artes visuais do INES. Líder do Grupo de Pesquisa ArteGestoAção.
LUCIANA PEREIRA CAMACAM
É Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Mestra em Ensino. Graduada em Ciências Biológicas. Professora efetiva da Educação Básica da rede Estadual de Ensino da Bahia e do município de Paramirim-Bahia.
LUÍS PAULO CRUZ BORGES
(CAp-UERJ) é Professor Adjunto no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAp-UERJ) e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd-UERJ). Formado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduado em Ciências Sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ). Especialista em Relações Étnico-raciais e Educação: uma proposta de (re)construção do imaginário social pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/ RJ). Mestre em Educação pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ) e Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd-UERJ). Coordenador do GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA (RE)IMAGINAÇÃO DA ESCOLA E DO FUTURO com as infâncias e juventudes (GEPRIF/CNPq). Também é bolsista no Programa de Incentivo à Produção Científica, técnica e artística (PROCIÊNCIA) no período 2022-2025.
MARIANA DE MONTREUIL TROTTA
(UFRRJ) é Pedagoga pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), especialista em Relações Étnico-raciais para o Ensino Básico (Colégio Pedro II) e mestra em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Membro da comissão organizadora da Rede Carioca de Étnico Educadoras (ReCEN) e pesquisadora do grupo de pesquisa Formação de Professores, Currículo e Pedagogias Decoloniais (GFPPD/UNIRIO).
MARIA LUIZA SÜSSEKIND
É Professora do Departamento de Didática e da Pós-Graduação em Educação da UNIRIO, líder do Grupo de Pesquisa Conversas com Currículos nos Cotidianos das Universidadescolas (ConCU/UNIRIO), bolsista Pesquisador Produtividade 2 CNPq e membro da Associação Brasileira de Currículo (ABdC).
OZERINA VICTOR DE OLIVEIRA
Pós-doutora em Currículo da Educação do Campo pela Universidade do Estado de Mato Grosso; Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Mestra em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso.
RAFAEL FERREIRA DE SOUZA HONORATO
É Professor da área de Educação, Didática e Currículo do Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus VI. Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na linha de Políticas Educacionais (PE), líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo e Experiências Escolares (GEPCEE/UEPB), integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares (GEPPC/UFPB), do Fórum Permanente de Pesquisa Narrativa (FOPPEN/UFRJ) e membro da equipe editorial da Revista Espaço do Currículo (REC). Possui especialização em Gênero e Diversidade na Escola (2015), licenciatura em Pedagogia (2016) pela Universidade Federal da Paraíba e licenciatura em matemática pela Universidade Vale do Acaraú (2011).
RAFAEL MARQUES GONÇALVES
É Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestre e Pedagogo pela Universidade Federal do Juiz de Fora. Professor Adjunto lotado no Centro de Educação, Letras e Artes da Universidade Federal do Acre. Professor permanente no PPGE/Ufac e no PPGEDA/Educanorte – Polo Universidade Federal do Acre.
RALLYNE RANIELLY ALVES DA SILVA
Graduanda em Letras Português pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Bolsista PIBIC CNPq/UEPB (2024/2025). Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Currículo e Experiência Escolares (GEPCEE/UEPB) e atua na equipe editorial da Revista Espaço do Currículo (REC).
RONNIELE DE AZEVEDO-LOPES
Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Especialização em Educação Ambiental na Universidade Federal do Pará, Mestrado em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Trabalhou na Rede Pública Estadual do Pará, período em que enfatiza um projeto vinculando Filosofia e a Educação Prisional em Marabá-PA. É professor de Filosofia, Epistemologia e Metodologia na Educação do Campo no Campus Rural de Marabá-PA do Instituto Federal do Pará (IFPA). Atua relacionando filosofia e cultura nos cursos de Magistério Indígena, Licenciatura em Educação do Campo e Tecnólogo em Agroecologia. É coordenador do Setor de Educação Escolar Indígena do Campus Rural de Marabá IFPA; Presidente do Comitê Científico do Campus. Lidera o Grupo de Pesquisa Saberes Tradicionais e Etnosintropia no Vale do Tocantins-Araguaia. Tem experiência de pesquisa em Filosofia, Ontologias, Epistemologias, Educação Ambiental, Educação do Campo, Educação Escolar Indígena e Currículo. Pesquisa hodiernamente saberes tradicionais e ontologias dissidentes no Vale do Tocantins-Araguaia, etnoenvolvimento, currículos em etnoenvolvimento, educação escolar indígena, filosofias outras e transcolonialidades.
ROSE CLÉR ESTIVALETE BECHE
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) e doutorado em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2023). Atualmente é professora efetiva da Universidade do Estado de Santa Catarina, atuando como Coordenadora do Curso de Especialização em Educação Inclusiva- EDIN e o Núcleo Institucional de Ações Afirmativas e Diversidades - NIAAD. É professora do PROFEI tendo como área de pesquisa os processos inclusivos tendo como pressupostos teóricos os estudos feministas e o Modelo Social da Deficiência.
RUTE PEREIRA ALVES DE ARAÚJO
É Pedagoga – pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); Especialização em Educação – pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), mestrado em Letras – Literatura e Ensino – pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com pesquisa desenvolvida na linha de Políticas Educacionais/currículo. Professora Adjunta da Unidade Acadêmica de Educação (UAEd) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). É pesquisadora integrante: do GEPPC/UFPB – Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares e do Grão/UFCG – Grupo de estudos e pesquisas infâncias, educação infantil e contextos plurais.
SHEILA MARTINS DOS SANTOS
Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Processos Formativos e Desigualdades Sociais, da Faculdade de Formação de Professora/ UERJ. Tradutora/intérprete de Libras/Português do INES. Integrante do Grupo de Pesquisa Alfabetização, Memória e Formação de Professores/as e do ArteGestoAção.
TIAGO RIBEIRO
Doutor em Educação pela UNIRIO. Professor da Educação de Jovens e Adultos do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e Coordenador Pedagógico de Materiais Didáticos Bilíngues do Curso de Pedagogia EaD do INES. Grupo ArteGestoAção.
WILLIAM DE GOES RIBEIRO
Docente no Programa de Pós-graduação em Cultura e Territorialidades da Universidade Federal Fluminense (PPCULT/UFF). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação e Cultura (GPECult).
Sinopse:
Este livro é um gesto de criação. Resulta do projeto Criações Docentes e Reinvenções Curriculares na Escola da Educação Básica e ecoa as intensas trocas vividas no XI Colóquio Internacional de Políticas Curriculares. Cada texto aqui reunido afirma o currículo como campo de forças, e não como forma acabada. Não se trata de sistematizar verdades, mas de habitar o inacabado, o imprevisível. É na fricção com o instituído que emergem as potências docentes, inventando modos outros de existir na escola. A proposta recusa moldes fixos e normas estabilizadoras, preferindo o risco da criação à segurança da reprodução. Nesta coletânea, o currículo é pensado como acontecimento, como dobra da vida, como abertura. Em vez de capturar a experiência, o que se deseja é libertá-la, para que novos mundos possam ser ensaiados. Inspirado pela potência de Anayde Beiriz — “Eu escrevo para um mundo no qual possa viver” —, o livro se afirma como convite à errância, à desobediência e à invenção. Que estas páginas inspirem gestos docentes que se atrevam a criar, mesmo quando tudo insiste em conter.
Detalhes:
ISBN: 978-65-251-7909-4
ISBN Digital: 978-65-251-7910-0
DOI: 10.24824/9786525179094.4
Ano de edição: 2025
Distribuidora: Editora CRV
Número de páginas: 320
Formato do Livro: 16x23
Número da Edição: 1
Assunto:
CRIAÇÕES DOCENTES E REINVENÇÕES CURRICULARES Ana Cláudia da Silva Rodrigues Rafael Ferreira de Souza Honorato C928 Criações docentes e reinvenções curriculares Ana Cláudia da Silva Rodrigues; Rafael Ferreira de Souza Honorato (organizadores) – Curitiba CRV, 2025 320 p Bibliografia ISBN Digital 9786525179100 ISBN Físico 9786525179094 DOI 10248249786525179094 ISBN Digital 978-65-251-7910-0 ISBN Físico 978-65-251-7909-4 DOI 10.24824/978652517909.4 1 Educação 2 Políticas curriculares 3 Currículo 4 Criação docente I Rodrigues, Ana Cláudia da Silva, org II Honorato, Rafael Ferreira de Souza, org III Título IV Série CDU 37013 CDU 37013