15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$73,08 sem juros | Total R$73,08 | |
2 x de R$36,54 sem juros | Total R$73,08 | |
3 x de R$24,36 sem juros | Total R$73,08 | |
4 x de R$18,91 | Total R$75,63 | |
5 x de R$15,38 | Total R$76,92 | |
6 x de R$13,04 | Total R$78,24 | |
7 x de R$11,37 | Total R$79,56 | |
8 x de R$10,11 | Total R$80,91 | |
9 x de R$9,14 | Total R$82,26 | |
10 x de R$8,36 | Total R$83,63 |
Autores: Liana Gonçalves Pontes Sodré (Org.)
Sinopse:
Trata-se de um livro que apresenta uma coletânea de textos que coloca em destaque três temas que estão intrinsecamente relacionados, quais sejam: criança, infância e Educação Infantil. São resultados de pesquisas realizadas por autores com formações diferenciadas, mas que têm em comum estudos de aspectos que permeiam o dia a dia de nossas crianças. Apresenta, portanto, temas variados que trazem como foco as crianças e a dívida histórica que o país tem para com esta grande parcela de pessoas, que demandam por políticas públicas, em prol de uma maior equidade para o desenvolvimento humano/social da população. Foi organizado em duas partes, que se complementam, na medida em que falam de crianças, suas infâncias e seu processo educacional. A primeira parte aborda fatores que descortinam marcas históricas que contribuíram para as dificuldades presentes nas vidas das crianças. Assim, os primeiros capítulos focalizam aspectos que interferiram, e ainda interferem, nas vivências das infâncias de diferentes crianças. Na segunda parte, os capítulos se voltam para análises sobre a Educação Infantil, que, como primeira etapa da Educação Básica, ainda está buscando condições (no sentido mais amplo) para se configurar como um espaço de qualidade educacional para todos(as) os pequenos(as) brasileiros(as). Assim, em um país que tem uma ampla costa e um território com características tão díspares, abordar questões que permeiam a realidade de nossas crianças é um desafio. Além disso, não podemos nos furtar a colocar em foco discussões sobre a primeira experiência de educação formal – a Educação Infantil – que podem transformar os atuais desafios em possibilidades para as gerações que nos sucedem. São aspectos que contribuem para manter o debate, que não vai se esgotar, mas que precisa ser mantido, qual seja: o que questionamos sobre a Educação Infantil presente nos diferentes lugares deste nosso imenso país.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544403730
DOI:10.24824/978854440373.0
Ano de edição:2015
Número de páginas:260
Formato:16x23
Assunto:
Crianças, infâncias e educação infantil / organização Liana Gonçalves Pontes Sodré. - 1. ed.
260 p.
ISBN 978-85-444-0373-0
1. Educação de crianças. I. Sodré, Liana Gonçalves Pontes.
15-21147
CDD: 372.21
CDU: 372.21
20/03/2015 25/03/2015
SUMÁRIO
PREFÁCIO
Vera Maria Ramos de Vasconcellos
CRIANÇAS, INFÂNCIAS E EDUCAÇÃO INFANTIL
Temas e questões em debate
Liana Gonçalves Pontes Sodré
PARTE
CRIANÇAS E INFÂNCIAS
A CRIANÇA “INOCENTE” A PARTIR DE REGISTROS DE
BATISMOS NO SÉCULO XIX
Uerisleda Alencar Moreira
CRIANÇAS, INFÂNCIAS E ESPAÇOS
Conhecendo suas culturas e suas geografias
Luciene Karine da Silva Rocha
Jader Janer Moreira Lopes
A CONSTRUÇÃO DE “LUGARES DE CRIANÇAS”
NO CONTEXTO ESCOLAR
Implicações Educacionais
Shiniata Menezes
Ilka Bichara
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA INFÂNCIA NA PERSPECTIVA DE CRIANÇAS DE COMUNIDADES RURAIS DE AMARGOSA – BAHIA
Karina de Oliveira Santos Cordeiro
MEDIAÇÕES SEMIÓTICAS NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA
URBANA E CAMPESINA: aproximações
Gerda Margit Schütz-Foerste
Fernanda Monteiro Barreto Camargo
INFÂNCIA E PODER
Diferença, Diversidade e (Des)igualdade
Maria Geovanda Batista
PARTE II
CRIANÇAS E EDUCAÇÃO INFANTIL
POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E A DIVERSIDADE
DE INFÂNCIAS NO CAMPO
Carmem Virgínia Moraes da Silva
ESPAÇOS/AMBIENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Entre o prescrito e o descrito na ótica das crianças
Djanira Ribeiro Santana
Maria Aparecida D’Ávila Cassimiro
A DISTÂNCIA ADULTO/CRIANÇA E SEUS REFLEXOS
NO PROCESSO EDUCACIONAL
Adriana Eugênio de Souza Ponte
Cristiane Soares Mendes
Maria Jacilda da Silva Farias Laurindo
AS CRIANÇAS E O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
possibilidades e embates
Márcia Tereza Fonseca Almeida
Liana Gonçalves Pontes Sodré
A DANÇA NA EDUCACÃO INFANTIL COMO ESPAÇO PROPOSITIVO, CRÍTICO E CRIATIVO
Flávia Castagno Queiroz
Liana Gonçalves Pontes Sodré
ARTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Onde se forma o professor?
Gerda Margit Schütz-Foerste
POLÍTICA PÚBLICA DE FINANCIAMENTO PARA
EDUCAÇÃO INFANTIL
Uma dívida Histórica
Cristiane Gomes Ferreira
Cristiane Soares Mendes
Guilhermina Elisa Bessa da Costa
SOBRE OS AUTORES