15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$73,18 sem juros | Total R$73,18 | |
2 x de R$36,59 sem juros | Total R$73,18 | |
3 x de R$24,39 sem juros | Total R$73,18 | |
4 x de R$18,93 | Total R$75,73 | |
5 x de R$15,41 | Total R$77,03 | |
6 x de R$13,06 | Total R$78,35 | |
7 x de R$11,38 | Total R$79,67 | |
8 x de R$10,13 | Total R$81,02 | |
9 x de R$9,15 | Total R$82,37 | |
10 x de R$8,37 | Total R$83,75 |
Autores: Ricardo Almeida de Paula
Sinopse:
O estudo das obras de Mounier, e pensadores no contexto do personalismo e da filosofia da educação, nos deu a percepção da centralidade do papel da pessoa enquanto referência na contemporaneidade. Afirmamos que o personalismo foi vivido como uma filosofia que tem a pessoa como centro, portanto, um humanismo integral, contudo, a idéia e conceito de pessoa partem do cristianismo professado por Mounier, dessa forma, um humanismo cristão. Afirmamos que o personalismo é uma filosofia. A problemática se instaura pelo fato de Mounier o ter assinalado mais como uma atitude do que como doutrina. Contudo, o personalismo é uma filosofia, pois, não lhe faltam o rigor e a sistematização. Porém, uma filosofia postulada fora dos muros acadêmicos, uma filosofia vivida e agida, uma proposta filosófica pluriforme, com o centro de convergência para a pessoa humana. Discutimos a concepção do termo “educação” mostrando ser esta uma atitude transformadora e valorativa da pessoa, que visa todas as áreas da existência humana e, ainda, visa a transformação do ser da pessoa humana. Distinguimos a prática educativa da prática escolar institucionalizada, sendo que a primeira percebe a educabilidade humana e a segunda procura manter ordem ideologicamente estabelecida. Concluímos que a crise percebida no meio educacional foi deflagrada pela ausência da pessoa como ser da educação. Ausência de uma antropologia mais definida, integral e própria sobre a pessoa humana, confere à educação um caráter variável a respeito do que entende por ser humano e humanização. Através do pensamento de Mounier podemos retomar o conceito de pessoa enquanto tal resgatando-a em seu aspecto comunitário-social e ao mesmo tempo como centro de toda proposta educacional.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788580422962
DOI:10.24824/978858042296.2
Ano de edição:2012
Número de páginas:184
Formato:14x21
Assunto:
Ricardo Almeida de Paula
CRISE DA PESSOA E A CRISE DA EDUCAÇÃO:
um estudo na perspectiva personalista de Emmanuel Mounier
Mounier, Emmanuel, 1905-1950 Educação - Filosofia Personalismo
O PERSONALISMO DE EMMANUEL MOUNIER
O Personalismo - Origens
Emmanuel Mounier – Vida e Pessoa
O que é o Personalismo Mounierista
O Ser Humano Personalista: conceito
de pessoa - historiamento
Pessoa na Concepção Personalista Mounierista
Personalismo e Individualismo
FILOSOFIA E ANTROPOLOGIA PERSONALISTAS
Filosofia Personalista - Polêmicas
Universo da Pessoa- Antropologia Personalista
Imergência da Pessoa
Emergência da Pessoa
Cogito Personalista - Amo, ergo sum:
imergência/emergência da pessoa
Pessoa e imago Dei
Aspectos gerais da Pessoa criada à imagem de
Deus
Crise da imago e da imago Dei:
o moderno, o sujeito e o indivÃduo-pessoa
Personalismo como práxis transformadora
Personalismo como modo de vida
PERSONALISMO: TRAJETÓRIA NO BRASIL
Movimentos Sociais de Orientação
Personalista no Brasil
Filosofia da Educação e Antropologia
Filosófica1
Filosofia PolÃtica - Social e Ética1
Serviço Social
CONTRIBUIÇÕES DA ANTROPOLOGIA PERSONALISTA À EMERGÊNCIA DA PESSOA NA EDUCAÇÃO
A concepção de Educação
Filosofia da Educação como esclarecimento
da Prática da Educação
Pessoa como o Ser da Educação:
Personalismo e Educação