15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$71,88 sem juros | Total R$71,88 | |
2 x de R$35,94 sem juros | Total R$71,88 | |
3 x de R$23,96 sem juros | Total R$71,88 | |
4 x de R$18,60 | Total R$74,39 | |
5 x de R$15,13 | Total R$75,66 | |
6 x de R$12,83 | Total R$76,95 | |
7 x de R$11,18 | Total R$78,26 | |
8 x de R$9,95 | Total R$79,58 | |
9 x de R$8,99 | Total R$80,91 | |
10 x de R$8,23 | Total R$82,26 |
Autores: Rosalia Figueiró Borges - Leda Lisia Franciosi Portal
Sinopse:
A obra representa uma Tese de Doutorado vinculada à linha de pesquisa Pessoa e Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Possui como objetivo conhecer a relação entre o processo de cuidar e o processo educativo na prática docente do Ensino Superior nas áreas humanas e exatas, visando alertar para um referencial de Educação mais holístico e humano. A pesquisa abrangeu a proposição de entender a relação existente entre o processo de cuidar, prática docente, processo de ensino e Ensino Superior nas áreas humanas e exatas na perspectiva do docente universitário. Surgiram as quatro categorias deste estudo: 1) cuidado e ensino: uma questão de entendimento; 2) formação e autoformação: o cuidado como fundamento; 3) sala de aula: o cuidado em ação; 4) cuidado como fundamento no ensino universitário. O núcleo central da prática educativa não se restringe a uma sala de aula, mas ao ambiente de cuidado que pode ser propiciado de forma que os alunos se aventurem no conhecimento. O professor utiliza uma combinação de múltiplos saberes entre o ensinar, a realidade e o cuidar. O “Educador Cuidador” pode ser um símbolo de transformação, de ações efetivas e de possibilidades de um processo que deve ser permanente: o de integração de si mesmo e de responsabilidade com o outro e com a sociedade. A oportunidade de experienciar a arte de cuidar no Ensino Superior pode ser geradora de um ofício e de uma prática docente mais fortalecida de possibilidades e de significados enriquecidos entre o “ser”, o “fazer” e o “senti. A tese estabeleceu a relação entre o cuidado humano, prática docente e o Ensino Superior, na qual revelou-se que o cuidar está intrinsicamente associado ao saber docente subjetivado e de um saber fazer singular que pode propiciar um contexto do ensino holístico. Há uma preocupação, um zelo que corresponderia a um cuidado educativo, com ações diretas de reconhecimento do aluno. 3. um com 04 linhas exatamente para ser inserido em nosso catálogo.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544419830
DOI:10.24824/978854441983.0
Ano de edição:2017
Número de páginas:176
Formato:16x23
Assunto:
B731c
Borges, Rosalia Figueiró.
Cuidado educativo: relações e possibilidades de uma práxis transformadora no ensino
superior / Rosalia Figueiró Borges, Leda Lisia Franciosi Portal. - 1. ed. - Curitiba, PR : CRV, 2017.
176 p.
Bibliograf a
ISBN 978-85-444-1983-0
DOI 10.24824/978854441983.0
1. Ensino superior - Brasil. 2. Educação - Estudo e ensino (Superior) 3. Desenvolvimento
social. I. Portal, Leda Lisia Franciosi II. Título.
17-45182 CDD: 370
CDU: 37
Vera Regina Waldow
INTRODUÇÃO
CONTEXTUALIZANDO O CUIDAR NA PRÁTICA
EDUCATIVA HOLÍSTICA
DESENHO DO TEMA:
cuidado humano, prática docente e ensino superior
O CAMINHO INVESTIGATIVO
REFERENCIAL TEÓRICO ORIENTADOR
CATEGORIAS EMERGENTES
CUIDADO EDUCATIVO: percepções e possibilidades
de uma práxis transfomadora no ensino superior