15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$40,68 sem juros | Total R$40,68 | |
2 x de R$20,34 sem juros | Total R$40,68 | |
3 x de R$13,56 sem juros | Total R$40,68 | |
4 x de R$10,52 | Total R$42,10 | |
5 x de R$8,56 | Total R$42,82 | |
6 x de R$7,26 | Total R$43,55 | |
7 x de R$6,33 | Total R$44,29 | |
8 x de R$5,63 | Total R$45,04 | |
9 x de R$5,09 | Total R$45,79 | |
10 x de R$4,66 | Total R$46,55 |
Autores: Rafael Trentin Scremin
Sinopse:
A META 7, do Projeto de Lei No 8.035-B de 2010, referente ao Plano Nacional de Educação – PNE, que apresenta no tópico 7.23 a seguinte questão: Garantir políticas de combate à violência na escola, inclusive pelo desenvolvimento de ações destinadas à capacitação de educadores para detecção dos sinais de suas causas, como a violência doméstica e sexual, favorecendo a adoção das providências adequadas que promovam a construção de cultura de paz e ambiente escolar dotado de segurança para a comunidade (PNE, 2010, p. 28). Tendo em vista que a discussão da paz tende a estar mais presente na escola, a pergunta a ser feita é que tipo de “paz” estamos nos referindo? A partir desta problemática levantamos conceitos referentes à paz tanto no caráter simbólico como nos conceitos escritos, permeando por diversos autores e mártires mundiais, bem como apresentar uma proposta de cientifização da paz que vem se consolidando desde o período pós-segunda guerra mundial. Todos esses vieses contemplam o que podemos chamar de uma cultura da paz, mas afinal, como transformar uma cultura de paz, repleta de individualidades, ideologias, em uma educação para a paz, eis o desafio deste livro.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544400593
DOI:10.24824/978854440059.3
Ano de edição:2014
Número de páginas:138
Formato:14x21
Assunto:
S44c - Scremin, Rafael Trentin Cultura da paz e educação: simbolismo – racionalidade – práxis / Rafael
Trentin Scremin. - 1. ed. - Curitiba, PR: CRV, 2014.
138 p. Inclui bibliografia - ISBN 978-85-444-0059-3
1. Educação. 2. Cultura. 3. Paz. I. Título.
14-12905 CDD: 370 - CDU: 37 06/06/2014 11/06/2014
A PAZ ATRAVÉS DE SUAS SIMBOLOGIAS
1.1 Os significados da paz enquanto Atributo e Emblema
1.2 A compreensão dos símbolos pela interpretação
hermenêutica em Paul Ricoeur
1.3 A utilização metafórica nas simbologias da paz: uma
análise a partir de Paul Ricoeur
A PAZ DIFUNDIDA ATRAVÉS DE SEUS CONCEITOS
2.1 Conceitos clássicos sobre a Paz: Eirene (Grego), Pax
(Romano), Shalom (Hebraico)
2.2 Conceitos atuais sobre a Paz e seus desdobramentos
2.2.1 A paz como uma “dimensão política (Estado e Direito)
2.2.2 A paz como uma “dimensão social”
2.2.3 A paz como uma “dimensão educacional’’
2.2.4 A paz como uma “dimensão ambiental”
2.3 A confluência “Ideologia – Paz”: uma análise a partir
de Paul Ricoeur
EDUCAÇÃO PARA A PAZ: a busca da
cientifização da Paz
3.1 Distinguindo “Paz negativa” de “Paz positiva”
3.2 Conflito: um novo olhar sobre as relações humana
CONSTRUINDO CAMINHOS PARA EDUCAÇÃO PARA
A PAZ NA ESCOLA