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Autores:
Adriana Edwirgen Maia de Castro
Doutoranda e Mestra em Educação pela Universidade Estácio de Sá. Possui formação em Educação Física. É professora da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e de Queimados.
Álvaro Rafael Santana Peixoto
Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá – RJ e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Salgado de Oliveira. Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo e Mestre em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
André Felipe Costa Santos
Professor adjunto da Miami University of Science and Technology (Must), Florida, Estados Unidos (EUA). Pós-doutorando, Doutor e Mestre em Educação, com ênfase em Psicologia da Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Realizou estágio doutoral na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM- Morelos). Especialista em Supervisão/ Orientação Educacional pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Graduado em Pedagogia pela Universidade de Brasília (UnB), com período de mobilidade acadêmica na Universidade de Lisboa (UL), Portugal. Atua no grupo de pesquisa Núcleo de Pesquisa Internacional em Representações Sociais (NEARS/ PUC-SP) certificado pelos CNPq. É membro da Rede de Pesquisa em Paz, Conflitos e Estudos Críticos de Segurança (PCECS), da Red Iberoamericana de Investigación en Imaginarios y Representaciones (RIIR), do Fórum de Universidades pela Paz (FOUP) e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Pesquisador associado do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade-Educação (CIERS-ed/FCC) da Fundação Carlos Chagas (FCC).
Artur Bernardo da Rocha Batista
Roteirista formado em cinema e audiovisual e mestrando em Educação pela Estácio de Sá. Seu foco é a pesquisa de análises de discursos prós e contras cenas de beijo gay nas telenovelas brasileiras.
Cintia Aparecida Quadra da Rocha Oliveira
Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense. Mestranda em Educação na Universidade Estácio de Sá. É professora da Fundação Municipal de Educação de Niterói e professor docente I do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Fabio Junior Manzioli
Doutorando em Educação pela Universidade Estácio de Sá. Mestre em Desenvolvimento Humano pela Universidade de Taubaté. Possui formação em administração de empresas pelo Instituto Taubaté de Ensino Superior.
Fabio Moutinho Bueno
Mestrando no Programa de Desenvolvimento Humano da UNITAU - Universidade de Taubaté/SP. Atua como Gestor Pedagógico do Ensino Técnico e Profissionalizante na Secretaria de Educação de Taubaté/SP. Possui graduação em Pedagogia e Pós-Graduação em Gestão Educacional.
Fabio Rodrigues Silva
Doutorando em Educação pela Universidade Estácio de Sá. Mestre em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui formação em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo. É docente da rede estadual do Espírito Santo.
Felipe da Silva Triani
Jovem Cientista do Nosso estado – FAPERJ. Doutor em Ciências do Exercício e do Esporte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá. Docente Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Líder do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais na/para Formação de Professores – LAGERES.
Flaviane da Costa Oliveira
Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Newton Paiva, mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá.
Jorge Felipe Fonseca Moreira
Pós-Doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense, Pós-Doutorado em Artes pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Doutor e Mestre em Educação Física e Cultura pela Universidade Gama Filho. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá.
Josiara Gurgel Tavares
Doutoranda em Educação pela Universidade Estácio de Sá. Mestra em Humanidades pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB. Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. É professora da Educação Básica, vinculada à Secretaria da Educação do Ceará - SEDUC. Membro do Grupo de Pesquisa LAPRATICAS da Universidade Estadual do Ceará.
Luanda Garcez Ranha
Mestre e Doutoranda em Educação pela Universidade Estácio de Sá. Diretora e supervisora clínica no Espaço Desenvolver Garcez Ranha.
Marcia Costa de Lima
É Pedagoga pela Universidade de Taubaté. Mestre em Educação pela Universidade Luterana do Brasil. Doutoranda em Educação na Universidade Estácio de Sá. É Administradora Escolar na cidade de Manaus/AM.
Marcia Regina Galvão de Souza
Doutoranda e mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá. Graduada em Letras - Português e Espanhol pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e graduada em Pedagogia pela Sociedade Unificada de Ensino Superior Augusto Motta. Professora Orientadora Pedagógica da Prefeitura Municipal de Paty do Alferes e orientadora educacional da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro.
Maria de Fátima Ferreira de Vasconcelos
Doutora em Educação pela UNESA. Professora de Educação Física. Psicomotricista. Especialista em Neurociência aplicada à Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação – UNESA. Membro da diretoria da Associação Brasileira de Psicomotricidade. Coordenadora do curso de Pós-Graduação da Fundação Técnico Educacional Souza Marques. Orientadora Educacional SEEDUC.
Maria Inmaculada Chao Cabanas
Graduada e especialista em Matemática. Mestra e Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá – RJ.
Patricia Ortiz Monteiro
Professora dos Programas de Pós-Graduação (stricto sensu) em Educação, da Universidade Estácio de Sá – RJ e de Desenvolvimento Humano e Educação da Universidade de Taubaté – SP.
Rafael Wolter
Possui graduação em Psicologia, mestrado em Psicologia Social e doutorado em Psicologia pela Universidade de Paris V (René Descartes). Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo.
Rita de Cássia Pereira Lima
Doutora em Educação pela Université René Descartes - Paris V. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estácio de Sá (UNESA).
Silvio Duarte Domingos
Pós-doutorado em Políticas Públicas em Direitos Humanos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Estácio de Sá – UNESA. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESA.
Virginia Paiva Figueiredo Nogueira
Possui graduação em Enfermagem pela Universidade de Fortaleza, mestrado e doutorado em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá.
Sinopse:
Cultura, Educação e Representações Sociais: Estudos no Campo Psicossocial – Volume 3 (2025) reúne reflexões teóricas e práticas que aproximam a Teoria das Representações Sociais de desafios contemporâneos na Educação. Organizado por Felipe da Silva Triani e Álvaro Rafael Santana Peixoto, o livro apresenta contribuições de pesquisadores brasileiros que investigam como as representações sociais influenciam práticas educativas, políticas educacionais e relações escolares. Os capítulos discutem questões de gênero, diversidade, tecnologia, inclusão e formação docente, oferecendo ao leitor uma visão crítica e atual sobre o papel da Educação em uma perspectiva psicossocial. Com linguagem acessível e estudos empíricos relevantes, esta obra é indispensável para estudantes, professores e pesquisadores interessados em compreender e transformar a realidade educacional brasileira. Um convite à reflexão e à inovação no campo da Educação.
Detalhes:
ISBN: 978-65-251-8031-1
ISBN Digital: 978-65-251-8032-8
DOI: 10.24824/978652518031.1
Ano de edição: 2025
Distribuidora: Editora CRV
Número de páginas: 180
Formato do Livro: 16x23
Número da Edição: 1
Assunto:
C967 Cultura, educação e representações sociais: estudos no campo psicossocial – Volume 3 / Felipe da Silva Triani, Álvaro Rafael Santana Peixoto (organizadores) – Curitiba : CRV, 2025. 180 p. Bibliografia ISBN Volume Digital 978-65-251-8032-8 ISBN Volume Físico 978-65-251-8031-1 DOI 10.24824/978652518031.1 1. Educação 2. Cultura – Pesquisa 3. Psicologia Social 4. Formação de professores 5. Escola I. Triani, Felipe da Silva, org. II. Peixoto, Álvaro Rafael Santana, org. III. Título IV. Série CDU: 316.6:37 CDD: 370.15 Índice para catálogo sistemático 1. Psicologia social da educação 370.15