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Autores: Flaviana Demenech
Sinopse:
O processo de universalização do ensino viveu diferentes momentos na educação brasileira, impulsionado pela pressão dos meios populares organizados e pelo contexto econômico em constante transformação. Levando em consideração as críticas que são feitas à instituição escolar por autores tais como P. Bourdieu, J-C. Passeron e L. Althusser, este trabalho tem por objetivo investigar como as tensões, novas e antigas contradições são (re)produzidas na escola pública à medida que a heterogeneidade, através da presença de sujeitos (crianças, jovens, pais, programas, profissionais de outras áreas) que trazem consigo características diferentes do previsto – linguagens, ações, costumes –, adentra a escola e nela permanece, confrontando-se com a homogeneidade impregnada em seu projeto cultural, historicamente construído. Para tanto, busca-se nas contribuições de B. Lahire, J. Ezpeleta e E. Rockwell o entendimento da cultura escolar, da cultura da escola, das disposições, da história documentada e não documentada, produzidas no cotidiano escolar e que fazem com que cada escola constitua-se distinguindo-se das demais ou assemelhando-se entre si. A análise foi sustentada pelo confronto entre os dados descritos e os conceitos selecionados das abordagens teóricas eleitas, em especial, as categorias de reprodução, habitus, disposições, cotidiano escolar e contradição. Em termos de procedimentos metodológicos, foram realizados dois estudos de caso etnográfico, reunindo elementos do cotidiano de duas escolas de periferia de Passo Fundo. Os resultados das análises dos dados produzidos são expostos em dois tópicos: por um lado, os fatores intraescolares que caracterizam e constituem o modo sobre como as tensões provenientes do convívio com o heterogêneo, descritos através das categorias: Acolhimento, Discurso sobre o lugar e a função da escola, Autoridade centralizada versus gestão colegiada; e, por outro, os fatores extraescolares, que evidenciam as relações da escola com o contexto externo a ele e que atravessam a vivência dessas tensões, descritos através das categorias Relação família/escola, Políticas públicas educacionais e sociais. Concluiu-se, que há um investimento de ambas as escolas na presença do aluno, no acolhimento, na gestão escolar, no investimento pessoal da equipe diretiva, para que o aluno permaneça no ambiente escolar, construindo nesse processo a identidade da escola. Porém, apesar de cada escola possui sua identidade, a cultura da escola, a qual cria-se a partir de seu contexto e sua demanda, ainda assim, a cultura escolar está presente, sustentando-se institucionalmente, produzindo e reproduzindo tensões, novas e antigas contradições.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544406663
DOI:10.24824/978854440666.3
Ano de edição:2015
Número de páginas:180
Formato:16x23
Assunto:
D447c
Demenech, Flaviana
Cultura escolar e cultura da escola: produção e reprodução /
Flaviana Demenech. - 1. ed.
1. Educação - Brasil. 2. Educação e Estado - Brasil. 3. Política e
educação - Brasil. I. Título.
15-27797 CDD: 379.81
CDU: 37.014.5(81)
O NOVO E A CULTURA ESCOLAR:
o que é, o que se entende e o que se estuda
O “novo” entra na escola: que sujeito é esse e qual sua origem?
A escola e os indivíduos: possibilidades de compreensão
Cultura escolar: transformação e adensamentos da vida escolar
A UNIVERSALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL E A
INCORPORAÇÃO DE NOVOS SUJEITOS
Marcos legais da universalização do ensino no Brasil
Universalização da Educação
A CULTURA DA ESCOLA: tensões, ações, (re)produções e contradições
Aspectos metodológicos
Situando o trabalho de campo
Caracterização da escola E
O bairro X
A Escola E
Caracterização da escola I
O Bairro Z
A Escola I
Entrando no cotidiano: o encontro entre o velho e o novo
Fatores Intraescolares
Acolhimento
Discurso sobre o lugar e a função da escola
Autoridade centralizada versus Gestão colegiada
Fatores extraescolares: as relações da escola com o contexto
Relação família/escola
As políticas públicas educacionais e sociais
Políticas e Programas Educacionais de
âmbito federal e municipal
Políticas e Programas Educacionais Municipais
Políticas e Programas Educacionais Internos da escola
Termo de consentimento livre e esclarecido
Registro dos documentos coletados no trabalho de campo -