15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$57,48 sem juros | Total R$57,48 | |
2 x de R$28,74 sem juros | Total R$57,48 | |
3 x de R$19,16 sem juros | Total R$57,48 | |
4 x de R$14,87 | Total R$59,49 | |
5 x de R$12,10 | Total R$60,50 | |
6 x de R$10,26 | Total R$61,54 | |
7 x de R$8,94 | Total R$62,58 | |
8 x de R$7,95 | Total R$63,64 | |
9 x de R$7,19 | Total R$64,70 | |
10 x de R$6,58 | Total R$65,78 |
Autores: Maria Inês Petrucci-Rosa
Sinopse:
Em tempos de intenso debate em torno do Ensino Médio brasileiro, a presente obra traz importantes reflexões sobre políticas curriculares direcionadas para este segmento de escolaridade. Desde os anos 1990, o conhecimento escolar vem sendo interpelado por políticas curriculares para o Ensino Médio, indutor de novas formas de organização que tensionam campos disciplinares. Se inicialmente tal tensão se evidenciou em documentos curriculares, no decorrer de duas décadas efeitos de tais políticas curriculares podem ser apreendidos em narrativas docentes. Este livro traz os resultados de pesquisa desenvolvida durante quase uma década pela autora e que culminou em sua tese de livre docência defendida na Universidade Estadual de Campinas – S.P. A pesquisa reuniu cerca de 600 fragmentos narrativos de professores e professoras de Ensino Médio que contaram suas histórias de vida profissional, com destaque para as práticas curriculares desenvolvidas nas escolas. Diante desse vasto banco de dados, a autora selecionou narrativas de 14 professores e professoras de Ensino Médio com diferentes níveis de experiência profissional, adensando-as na relação com as políticas curriculares vigentes desde a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais até documentos curriculares mais recentes. Do ponto de vista teórico-metodológico, a pesquisa apoiou-se em diferentes perspectivas desde W. Benjamin, com a noção de narrativa, até Ivor F. Goodson, com o conceito de refração, entre outros.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544426371
DOI:10.24824/978854442637.1
Ano de edição:2018
Número de páginas:154
Formato:16x23
Assunto:
P498
Petrucci-Rosa, Maria Inês
Currículo de ensino médio e conhecimento escolar das políticas às histórias de vida Maria
Inês Petrucci-Rosa – Curitiba CRV, 2018
154 p
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-2637-1
DOI 10248249788544426371
1 Educação 2 Organização disciplinar 3 Educação – escolar I Título II Série
CDU 37121412 CDD 375001
APRESENTAÇÃO
PRIMEIRAS PALAVRAS como surgiu essa pesquisa?
PREFÁCIO
Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira
CAPÍTULO
PERAMBULANDO – APRESENTAÇÃO DA JORNADA
DO CONHECIMENTO E A PRIMEIRA ESTAÇÃO
CAPÍTULO
AS FACHADAS E SEUS LETREIROS – SEGUNDA
ESTAÇÃO o currículo e os documentos curriculares
CAPÍTULO
O ENSINO – TERCEIRA ESTAÇÃO
CAPÍTULO
IMAGENS SE MULTIPLICAM
a quarta estação e os retratos narrativos
CAPÍTULO
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS