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Autores: José Wilson Rodrigues de Melo - Juciley Silva Evangelista Freire (Orgs.).
Sinopse:
O planejamento das ações do sistema educacional necessita de uma proposição curricular. Esta vai referenciar os níveis ou modalidades do ensino, a seleção de professores/as, as bases mínimas para escolha de conteúdos, a avaliação dos estudantes, as demandas pela qualidade da educação. Mais que uma relação de disciplinas, o currículo é um elemento estruturante do ensino. Na contemporaneidade o currículo apresenta uma definição complexa, ambígua, polissêmica. A sofisticação foi conquistada devido às implicações da educação escolar com a cultura e a sociedade. Isso toma um posicionamento do termo na relação poder-saber. Assim, a visão deste elemento de organização pedagógica como algo estático foi abandonada. A superação perceptiva chegou à ideia de vê-lo como um processo. As teorias pós-críticas passaram a ver o currículo como um texto, um discurso, um documento. Ou seja, um artefato cultural. Como resultado de uma criação todo artefato comporta a tradução de valores, pensamentos e perspectivas de uma determinada época ou sociedade. Assim, nessa condição, o currículo é um instrumento de veiculação dos valores constituintes do “tempo-espaço” social e cultural. No conjunto, um currículo constitui identidades e subjetividades. Enquanto artefato cultural ele é parte das políticas de cultura. Ou seja, ele é um instrumento de seleção cultural. O currículo inserido na política cultural inscreve a escola dentro das inter-relações culturais estabelecedoras de tensões. O currículo é visto como um instrumento implicado nos processos de produção/reprodução da sociedade.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544420102
DOI:10.24824/978854442010.2
Ano de edição:2017
Número de páginas:236
Formato:16x23
Assunto:
M517
Melo, José Wilson Rodrigues de.
Currículo do ensino fundamental: análises e refl exões sobre o fundamental do currículo
/ José Wilson Rodrigues de Melo, Juciley Silva Evangelista Freire (organizadores)
236 p.
Bibliograf a
ISBN 978-85-444-2010-2
DOI 10.24824/978854442010.2
1. Educação 2. Práticas pedagógicas 3. Políticas curriculares 4. Interdisciplinaridade
I. Freire, Juciley Silva Evangelista II. Título III. Série
CDU 378(81) CDD 375
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO
PARTE I
CURRICULARES: políticas e práticas
POLÍTICAS CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL:
instrumentos legais orientadores de sua construção
Eduardo Seccatto Caliman
Elizangela Silva de Sousa Moura
Liliane Rodrigues de Almeida Menezes
POLÍTICAS CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
NO TOCANTINS: uma análise das relações entre o público e o privado
Leonardo Victor dos Santos
Pabla Cassiangela Silva Milhomem
ENSINO FUNDAMENTAL:
práticas pedagógicas curriculares e uso das tecnologias
Clerislene da Rocha Morais Nogueira
Graciene Reis de Sousa
José Luis dos Santos Sousa
O CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL COMO
INSTRUMENTO VIABILIZADOR DO DIREITO A APRENDIZAGEM
Amanda Emilene Arruda
Ilda Neta Silva de Almeida
Marina Carla da Cruz Queiroz
A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO EDUCACIONAL
GERMINANDO A APLICABILIDADE DIDÁTICA DO CELULAR
Anaximandro Fernandes De Oliveira Camargos
PARTE II
DESAFIOS CURRICULARES:
inclusão, diversidade e desigualdade social
A DIVERSIDADE CULTURAL NA CIDADE DE PALMAS, TO:
análise do discurso docente
José Wilson Rodrigues de Melo
DIVERSIDADE E INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
E O PAPEL DOS PROFESSORES
Deusamara D B Vaz
Karla Beatriz H R Hashimoto
Sergio Zeno Granetto
A INCLUSÃO DA DIVERSIDADE NO CURRÍCULO
DO ENSINO FUNDAMENTAL
Seila Sousa dos Santos Ferreira
Rita de Cássia Coronheira Silva
Vanda Elizete Vieira da Costa
UM CURRÍCULO ESCOLAR CONSTRUÍDO COM E NÃO PARA
AS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Miliana Augusta Pereira Sampaio
Simone Lima de Arruda Irigon
O CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL FRENTE
AOS DESAFIOS DA POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL
Frankinaldo Pereira Lima
Madalena Varzinha Ferreira Melo Costa
Maria Das Graças Pereira Silva
Juciley Silva Evangelista Freire
EDUCAÇÃO, CURRÍCULO E POBREZA:
limites e possibilidades de uma complexa relação
Elza Rodrigues Barbosa Peixoto
Maria das Graças Aires de Medeiros Andrade
Walisson Mariano Carvalho Silva
Wellington Holanda Morais Júnior
PARTE III
CURRÍCULO INTERDISCIPLINAR, TRANSDISCIPLINAR
E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE:
caminhos para o paradigma educacional emergente
Anna Carolina Silveira Coury Pacheco
Márcia Regina Ribeiro Gomes Sommer
Valdemar Rodrigues de Sousa
A INTERDISCIPLINARIDADE:
discussões acerca do poder e dos posicionamentos docentes
Giannina Bruno
Marlon Magno
Paulo Alexandria
CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL E AVALIAÇÃO
DA EDUCAÇÃO BÁSICA: uma abordagem reflexiva
José Francisco Rocha Simão
Pabla Cassiangela Silva Milhomem
Poliana Martins Marinho Barros
Solange Lopes Lino Silveira
PROVA BRASIL: um estudo do rendimento matemático
dos alunos de º ano dos municípios de Canaã dos Carajás
e Colina do Tocantins
Ademir Brandão Costa
Ana Leide Rodrigues de Sena Góis
Valder Almeida Nogueira
Juciley Silva Evangelista Freire
SOBRE OS AUTORES