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Tempo de Impressão: 7 dias úteis
Autores: José Wilson Rodrigues de Melo - Juciley Silva Evangelista Freire (Orgs.).
 
 Sinopse:
O planejamento das ações do sistema educacional necessita de uma proposição curricular. Esta vai referenciar os níveis ou modalidades do ensino, a seleção de professores/as, as bases mínimas para escolha de conteúdos, a avaliação dos estudantes, as demandas pela qualidade da educação. Mais que uma relação de disciplinas, o currículo é um elemento estruturante do ensino. Na contemporaneidade o currículo apresenta uma definição complexa, ambígua, polissêmica. A sofisticação foi conquistada devido às implicações da educação escolar com a cultura e a sociedade. Isso toma um posicionamento do termo na relação poder-saber. Assim, a visão deste elemento de organização pedagógica como algo estático foi abandonada. A superação perceptiva chegou à ideia de vê-lo como um processo. As teorias pós-críticas passaram a ver o currículo como um texto, um discurso, um documento. Ou seja, um artefato cultural. Como resultado de uma criação todo artefato comporta a tradução de valores, pensamentos e perspectivas de uma determinada época ou sociedade. Assim, nessa condição, o currículo é um instrumento de veiculação dos valores constituintes do “tempo-espaço” social e cultural. No conjunto, um currículo constitui identidades e subjetividades. Enquanto artefato cultural ele é parte das políticas de cultura. Ou seja, ele é um instrumento de seleção cultural. O currículo inserido na política cultural inscreve a escola dentro das inter-relações culturais estabelecedoras de tensões. O currículo é visto como um instrumento implicado nos processos de produção/reprodução da sociedade. 
 
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544420102
DOI:10.24824/978854442010.2
Ano de edição:2017
Número de páginas:236
Formato:16x23
Assunto:
M517
 Melo, José Wilson Rodrigues de.
 Currículo do ensino fundamental: análises e refl exões sobre o fundamental do currículo
 / José Wilson Rodrigues de Melo, Juciley Silva Evangelista Freire (organizadores)
 236 p.
 Bibliograf a
 ISBN 978-85-444-2010-2
 DOI 10.24824/978854442010.2
 1. Educação 2. Práticas pedagógicas 3. Políticas curriculares 4. Interdisciplinaridade
 I. Freire, Juciley Silva Evangelista II. Título III. Série
 CDU 378(81) CDD 375
 SUMÁRIO
 APRESENTAÇÃO 
 PARTE I
 CURRICULARES: políticas e práticas
 POLÍTICAS CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL:
 instrumentos legais orientadores de sua construção 
 Eduardo Seccatto Caliman
 Elizangela Silva de Sousa Moura
 Liliane Rodrigues de Almeida Menezes
 POLÍTICAS CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
 NO TOCANTINS: uma análise das relações entre o público e o privado
 Leonardo Victor dos Santos
 Pabla Cassiangela Silva Milhomem
 ENSINO FUNDAMENTAL:
 práticas pedagógicas curriculares e uso das tecnologias 
 Clerislene da Rocha Morais Nogueira
 Graciene Reis de Sousa
 José Luis dos Santos Sousa
 O CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL COMO
 INSTRUMENTO VIABILIZADOR DO DIREITO A APRENDIZAGEM
 Amanda Emilene Arruda
 Ilda Neta Silva de Almeida
 Marina Carla da Cruz Queiroz
 A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO EDUCACIONAL
 GERMINANDO A APLICABILIDADE DIDÁTICA DO CELULAR 
 Anaximandro Fernandes De Oliveira Camargos
 PARTE II
 DESAFIOS CURRICULARES:
 inclusão, diversidade e desigualdade social
 A DIVERSIDADE CULTURAL NA CIDADE DE PALMAS, TO:
 análise do discurso docente
 José Wilson Rodrigues de Melo
 DIVERSIDADE E INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
 E O PAPEL DOS PROFESSORES
 Deusamara D B Vaz
 Karla Beatriz H R Hashimoto
 Sergio Zeno Granetto
 A INCLUSÃO DA DIVERSIDADE NO CURRÍCULO
 DO ENSINO FUNDAMENTAL
 Seila Sousa dos Santos Ferreira
 Rita de Cássia Coronheira Silva
 Vanda Elizete Vieira da Costa
 UM CURRÍCULO ESCOLAR CONSTRUÍDO COM E NÃO PARA
 AS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
 Miliana Augusta Pereira Sampaio
 Simone Lima de Arruda Irigon
 O CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL FRENTE
 AOS DESAFIOS DA POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL
 Frankinaldo Pereira Lima
 Madalena Varzinha Ferreira Melo Costa
 Maria Das Graças Pereira Silva
 Juciley Silva Evangelista Freire
 EDUCAÇÃO, CURRÍCULO E POBREZA:
 limites e possibilidades de uma complexa relação
 Elza Rodrigues Barbosa Peixoto
 Maria das Graças Aires de Medeiros Andrade
 Walisson Mariano Carvalho Silva
 Wellington Holanda Morais Júnior
 PARTE III
 CURRÍCULO INTERDISCIPLINAR, TRANSDISCIPLINAR
 E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
 INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE:
 caminhos para o paradigma educacional emergente
 Anna Carolina Silveira Coury Pacheco
 Márcia Regina Ribeiro Gomes Sommer
 Valdemar Rodrigues de Sousa
 A INTERDISCIPLINARIDADE:
 discussões acerca do poder e dos posicionamentos docentes 
 Giannina Bruno
 Marlon Magno
 Paulo Alexandria
 CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL E AVALIAÇÃO
 DA EDUCAÇÃO BÁSICA: uma abordagem reflexiva
 José Francisco Rocha Simão
 Pabla Cassiangela Silva Milhomem
 Poliana Martins Marinho Barros
 Solange Lopes Lino Silveira
 PROVA BRASIL: um estudo do rendimento matemático
 dos alunos de º ano dos municípios de Canaã dos Carajás
 e Colina do Tocantins 
 Ademir Brandão Costa
 Ana Leide Rodrigues de Sena Góis
 Valder Almeida Nogueira
 Juciley Silva Evangelista Freire
 SOBRE OS AUTORES
 
