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Autores: Rita de Cassia Prazeres Frangella - Meyre-Ester Barbosa de Oliveira (Org.) - Alice Casimiro Lopes - Elizabeth Macedo (Coords.)
Sinopse:
Discutir a imbricada relação entre formação de professores e a produção de políticas curriculares, observando as demandas e articulações que instituem tais políticas, implica postar-se num espaço fronteiriço de negociação e disjunção, para além de polaridades. Nesses termos, operar na fronteira é abalar noção de presença plena, em prol de uma presença parcial, um entre-lugar de significação, um espaço intervalar de negociação e tradução, tomando a produção curricular como processo de enunciação cultural, o que implica compreendê-lo como uma produção discursiva decorrente de um processo articulatório, onde determinadas demandas sociais relacionadas à formação são inseridas e hibridizadas. Desse modo, na perspectiva de analisar a própria formação de professores e as políticas curriculares como demandas que se articulam num intricado jogo de duplicação, podemos pensar as relações entre formação de professores e políticas curriculares como estando sob rasura, e sob rasura, formação e currículo se duplicam e se articulam, o que evidencia o jogo político na produção das políticas. Os textos que compõem a obra não constituem uma produção uníssona sobre as articulações entre currículo e formação de professores, mas produções que guardam as marcas dos diferentes pertencimentos de seus autores e respectivos grupos de pesquisa. Antes, trata-se de pensar a produção de formações discursivas como movimento resultante de articulações, deslocamentos, disputas no social.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544417706
DOI:10.24824/978854441770.6
Ano de edição:2017
Número de páginas:210
Formato:16x23
Assunto:
F797
Frangella, Rita de Cássia Prazeres.
Currículo e formação de professores: sobre fronteiras e atravessamentos / Rita de
Cássia Prazeres Frangella, Meyre-Ester Barbosa de Oliveira (orgs.), Alice Casimiro Lopes,
Elizabeth Macedo (coords.)
210 p. Série: Temas em currículo, docência e avaliação
Bibliografa
ISBN 978-85-444-1770-6
DOI 10.24824/978854441770.6
1. Educação 2. Currículo 3. Docência 4. Avaliação I. Oliveira, Meyre-Ester Barbosa de.
org. II. Lopes, Alice Casimiro. coord. III. Macedo, Elizabeth. coord. IV. Título V. Série.
CDU 371.214.001 CDD 375
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO
CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES:
sobre fronteiras e atravessamentos
POLÍTICAS CURRICULARES E FORMAÇÃO DE PROFESSORES:
isto e aquilo? Ou o mesmo?
Rita de Cássia Frangella
Meyre-Ester B de Oliveira
ALODOXIA E AÇÃO POLÍTICA GOVERNAMENTAL:
pistas sobre as políticas curriculares de educação básica
para a infância indígena mexicana
Ana Laura Gallardo Gutiérrez
DO AGENTE SECAD[I]: formação de professores e
produção curricular para inclusão
Claudia Maria Felício Ferreira Tomé
PROCESSOS FORMATIVOS DOCENTES NA CONSTITUIÇÃO
DE UMA POLÍTICA CONSIDERADA DIFERENCIADA PARA
O ENSINO MÉDIO NOTURNO
Marcia Betania de Oliveira
POLÍTICA DE RESPONSABILIZAÇÃO EDUCACIONAL
NO ESTADO DE PERNAMBUCO:
discurso, articulações e demandas 0
Juliana Camila Barbosa Mendes
Luciana Rosa Marques
A POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS):
uma análise do Plano Municipal de
Educação de Mossoró
Zacarias Marinho
ENCONTROS, CAMINHOS E SOLEIRAS NO CRONOTOPO
DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
Flávia Miller Naethe Motta
Georgete de Moura Barboza
“ESSA ESCOLA É UMA NÁRNIA NO COLÉGIO PEDRO II”:
o Centro de Referência em Educação Infantil
Realengo (Creir) como terceiro espaço
Cristiane Gomes de Oliveira
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EPISTEMOLOGIA
DO TRABALHO DOCENTE
Fátima Pereira
O CURSO DE ARTES VISUAIS DA UFPI NO CONTEXTO
DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS:
aproximações/distanciamentos
Neide Cavalcante Guedes
POLÍTICAS CURRICULARES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
EM MOÇAMBIQUE E A QUESTÃO DA AVALIAÇÃO
DA APRENDIZAGEM NO ENSINO BÁSICO:
dissonâncias em debate
Stela Mithá Duarte
SOBRE OS AUTORES