| 15% OFF | Comprando 3 ou mais |
|---|---|
| 20% OFF | Comprando 4 ou mais |
| 25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
| 1 x de R$63,48 sem juros | Total R$63,48 | |
| 2 x de R$31,74 sem juros | Total R$63,48 | |
| 3 x de R$21,16 sem juros | Total R$63,48 | |
| 4 x de R$16,42 | Total R$65,70 | |
| 5 x de R$13,36 | Total R$66,82 | |
| 6 x de R$11,32 | Total R$67,96 | |
| 7 x de R$9,87 | Total R$69,11 | |
| 8 x de R$8,78 | Total R$70,28 | |
| 9 x de R$7,93 | Total R$71,45 | |
| 10 x de R$7,26 | Total R$72,65 |
Tempo de Expedição: 3 dias úteis
Tempo de Impressão: 7 dias úteis
Autores: João José de Santana Borges - Lara Micol
Sinopse:
Quando entrei em sala de aula das crianças, pela primeira vez, eu o fiz acompanhado de uma professora do Curso de Pedagogia e uma monitora de pesquisa em comunicação. A intenção era observar os alunos em sala de aula e encontrar critérios para essa avaliação. Após esse rito de observação, que se repetiria ao longo dos primeiros meses da pesquisa, reunimo-nos e atentamos também para outros aspectos que poderíamos chamar de contexto imediato: a disposição algo desordenada das cadeiras, a luminosidade da sala, a circunspeção da professora, a atenção dispersiva dos estudantes, a produção irrefreável de ruídos e, sobremaneira, o perceptível efeito de nossa presença ali. O Projeto Corpoética: Yoga nas escolas concorreu ao edital 028/2002: Inovação em Práticas Educacionais da FAPESB (Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia) e consistiu em uma pesquisa qualitativa que visava compreender os efeitos do yoga na melhoria do rendimento escolar e na qualidade de vida da escola e da universidade. Este livro expressa em imagens três anos de pesquisa, com oficinas e grupos de estudos, envolvendo uma teia de atores sociais da Educação Pública, desde professores, estudantes, gestores e técnicos. Reflete também sobre a aplicação prática de uma ética encarnada na ação corporal, nos movimentos, na respiração consciente e no gesto fraterno que o yoga nos possibilitou. Contemplar tais imagens, captadas pela câmara habilidosa e empática de Lara Micol, traz sensações do calor humano, de uma alegria vívida e de uma liberdade com disciplina que consistiu o aprendizado e a vida do grupo.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544417096
DOI:10.24824/978854441709.6
Ano de edição:2017
Número de páginas:96
Formato:16x23
Assunto:
F692
Da formação e da prática docente alfabetizadora: o PNAIC em análise
/ Antonia Edna Brito, Josania Lima Portela Carvalhêdo, Raimunda Alves
Melo (organizadores).
168 p.
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-1710-2
DOI 10.24824/978854441710.2
1. Educação 2. Formação de professores 3. Alfabetização 4. Práticas colaborativas
I. Brito, Antonia Edna, org. II. Carvalhêdo, Josania Lima Portela.
org. III. Melo, Raimunda Alves. org. IV. Título V. Série.
CDD 370.71
SUMÁRIO
CAPÍTULO I
HISTÓRIAS DE ALFABETIZADORES SOBRE
FORMAÇÃO CONTINUADA E PRÁTICA DOCENTE
Antonia Edna Brito
Francylena Mary do Nascimento
Márcia Maria Batista Sousa
CAPÍTULO II
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
E A VALORIZAÇÃO DA CULTURA DA CRIANÇA
Raimunda Alves Melo
Maria do Desterro Melo da Rocha Nogueira Barros
Natanael Pereira Fernandes
CAPÍTULO III
A ORGANIZAÇÃO DE UM AMBIENTE ALFABETIZADOR
NA PERSPECTIVA DO PNAIC: conectando dimensões
físicas e relacionais em contextos escolares
Janaina Gomes Viana de Souza
CAPÍTULO IV
O USO DE JOGOS NO LETRAMENTO DA CRIANÇA
NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
Francisca Maria da Cunha de Sousa
Marcella de Oliveira Abreu Fontinele
CAPÍTULO V
SABERES E FAZERES DA ALFABETIZAÇÃO
MATEMÁTICA: ressignificar com o PNAIC
Rosimeyre Vieira da Silva
Ana Vitória Carvalho Santos
CAPÍTULO VI
AS CONTRIBUIÇÕES DO PNAIC PARA
O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA
DAS CRIANÇAS NO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO
Raimunda Alves Melo
Maria da Glória Soares Barbosa Lima
Ana Luiza Floriano de Moura
CAPÍTULO VII
CONTRIBUIÇÕES DO PNAIC PARA
AS PRÁTICAS ALFABETIZADORAS
Jane Maria Cornélio do Nascimento Silva
Bárbara Maria Macêdo Mendes
CAPÍTULO VIII
O PAPEL DOS GESTORES ESCOLARES NOS
PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS
Elisane Portela da Silva
Francisca das Chagas do Monte Belo
CAPÍTULO IX
A ENGENHARIA DO PNAIC EM MUNICÍPIOS
PIAUIENSES: entre avanços e desafios
Edimilson Pereira de Araújo
SOBRE OS AUTORES E AUTORAS
