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Autores: Pedro Paulo Souza Rios
Sinopse:
Nascer no Nordeste Brasileiro é trazer na própria história de vida a história de um território marcado por signos que foram ao longo dos séculos perpetuados como naturais. Signos que são venerados ao ponto de serem classificados como algo da esfera do sagrado e por tanto não passíveis de questionamentos, sendo transformados muitas vezes em dogmas. Esse dogma perpassa aspectos subjetivos e objetivos das relações estabelecidas entre os sujeitos. Assim, se determina ainda na infância, que rosa é uma cor feminina, portanto dotada de singeleza e docilidade e o azul é a cor que representa a masculinidade, sendo símbolo de virilidade e força. Esses elementos foram e são tão arraigados pela cultura patriarcal, que mesmo antes do nascimento, são impostas ás crianças. Tais “verdades” continuam sendo perpetuadas pela escola por meio das cores dos desenhos dos meninos e das meninas. O machismo, tão bem fomentado pelo patriarcado e toda estrutura sociocultural que o sustenta, naturalizou de tal forma a desigualdade dos gêneros, tornando a/normal, i/moral e in/concebível toda e qualquer expressão humana que fugisse aos padrões sociais estabelecidos, que tinha por base o modelo eurocêntrico. Dessa maneira, padronizou-se o modelo humano ideal, “natural”, como sendo: o macho, branco, rico, heterossexual. Fora desses padrões o que existe são meras sombras do que viria a ser o ser humano, denominado como os “outros”.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544408568
DOI:10.24824/978854440856.8
Ano de edição:2016
Número de páginas:144
Formato:16x23
Assunto:
Rios, Pedro Paulo de Souza
Da terra seca brota uma flor: relações de gênero e educação no contexto
semiárido / Pedro Paulo de Souza Rios.
144 p.
Bibliografia
ISBN: 978-85-444-0856-8
1. Educação 2. Geografia –conceito 3. Geografia – cidadania I. Título II. Série.
CDD 370.115
ABORDAGEM TEÓRICO-ANALÍTICA
Debatendo o conceito de gênero
Semiárido brasileiro: um território para além da seca
Assentamento dos sem terra: um território apropriado
Construção do gênero no semiárido: histórias de
bravas mulheres
Movimento de luta pela terra no Brasil e o protagonismo
das mulheres
Educação contextualizada: a cidadania vista por
outros ângulos
Processos educativos e protagonismo das mulheres nas
vivências no acampamento/assentamento
TRILHAS METODOLÓGICAS: o caminho se faz caminhando
Abordagem epistemológica e o método da pesquisa
Instrumentos e técnicas orientadores da pesquisa
Locus da pesquisa: Nova Canaã, a terra prometida
Uso da triangulação para análise dos dados
RELAÇÕES DE GÊNERO: vivências em Nova Canaã
Gente em movimento: o encontro necessário
CETA: um movimento de “gentes”
Concepção jurídico/social e afetiva/familiar no movimento
social de Nova Canaã
A dialética da formação na construção de novos sujeitos
O acampamento e as aprendizagens necessárias
Relações de gênero no assentamento Nova Canaã
Pedro Pauloindd // ::
Espaços e relações sociais reconfigurados
MULHERES NA LUTA: da invisibilidade ao protagonismo nos
espaços privados e públicos