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Autores: Kaciana Nascimento da Silveira Rosa
Sinopse:
Deficiência Intelectual: primeiras experiências de escolarização apresenta o legado deixado pelo primeiro especialista em deficiência intelectual da história – Edouard Séguin. Edouard Séguin iniciou sua trajetória profissional como professor de crianças com deficiência intelectual e dificuldades para aprender. Formou-se médico somente aos 50 anos, quando já vivia nos Estados Unidos. No entanto, apesar de, por escolha própria, ter se formado tardiamente em medicina, seus textos, relativos a seu trabalho como professor de jovens e crianças com deficiência intelectual, mostram o domínio que ele tinha do que era expressivo na área da medicina e também domínio de conceitos e explicações que evidenciam o conhecimento da organização do trabalho escolar. Edouard Séguin, inspirado nos trabalhos de Jacob Rodrigues Pereira e Jean Marc Gaspard Itard – que defenderam a ideia de que o homem é capaz de aprender quando submetido a um método de educação que atenda a suas reais necessidades – apresentou na prática o que ainda era considerado improvável na área da medicina e da educação – a possibilidade de educar crianças e jovens com deficiência em um espaço escolar. Em seu sistema educativo, eram considerados os conhecimentos que cada criança possuía e, a partir disso, planejava atividades que partiam do conhecido para o desconhecido; do simples para o complexo. Mostrar que toda criança é capaz de aprender é apenas uma das propostas do trabalho de Edouard Séguin. Seu trabalho foi considerado por Maria Montessori um marco importante na educação das crianças com e sem deficiência; no entanto, apesar de seu pioneirismo e mesmo da atualidade de suas ideias, sua obra encontrava-se esquecida.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544418550
DOI:10.24824/978854441855.0
Ano de edição:2017
Número de páginas:156
Formato:14x21
Assunto:
R788
Rosa, Kaciana Nascimento da Silveira.
Def ciência intelectual: primeiras experiências de escolarização / Kaciana
Nascimento da Silveira Rosa.
156 p.
Bibliograf a
ISBN 978-85-444-1855-0
DOI 10.24824/978854441855.0
1. Educação 2. Def ciência intelectual 3. Escolarização 4. Edouard Séguin
I. Título II. Série.
CDU 376.4 CDD 371.01
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO
PREFÁCIO
Daniela Leal
INTRODUÇÃO
MÉTODO
CAPÍTULO I
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: aspectos históricos
Século XVIII: A Educação Segregada
Condillac e a estátua
O Traité de Pinel
Século XIX: Do enfoque clínico a uma proposta pedagógica
Jean Marc Gaspard Itard:
o olhar para além da defciência
Itard e Victor de Aveyron
A “Idiotia” segundo Esquirol
Jacques-Étienne Belhomme (-)
CAPÍTULO II
EDOUARD SÉGUIN: toda criança é capaz de aprender
CAPÍTULO III
A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA
INTELECTUAL: o sistema educacional de Edouard Séguin
Princípios gerais
Fórmula Especial
Educação do sistema muscular
Imitação
Ginástica e Ensino do sistema nervoso
e dispositivos sensoriais
Educação do tato
O Paladar e o Olfato
Audição
Ginástica da fala A visão
Cores
Dimensões
Confguração
Layout
Plano
Imagens
Desenho
Escrever e ler
Leitura
Noções e ideias
Prática da gramática
Nomeação
Qualidades
Ação
Relações
Memória
Aritmética
a) Contar
b) Cálculo
História da Natureza
Cosmografa
CONSIDERAÇÕES FINAIS: a herança de Séguin
REFERÊNCIAS
SOBRE A AUTORA