15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$56,00 sem juros | Total R$56,00 | |
2 x de R$28,00 sem juros | Total R$56,00 | |
3 x de R$18,67 sem juros | Total R$56,00 | |
4 x de R$14,49 | Total R$57,95 | |
5 x de R$11,79 | Total R$58,95 | |
6 x de R$9,99 | Total R$59,95 | |
7 x de R$8,71 | Total R$60,97 | |
8 x de R$7,75 | Total R$62,00 | |
9 x de R$7,00 | Total R$63,03 | |
10 x de R$6,41 | Total R$64,09 |
Autores: Renata Teixeira Junqueira Freire
Sinopse:
"Deixa Eu Pensar, Agora, De Verdade, Deixa Eu Pensar ",fala de uma criança, escolhida pela pesquisadora para intitular o trabalho. A exclamação da criança num contexto interativo junto a outras crianças confirma o diálogo que estabelecemos com o outro e com nós mesmos, permanentemente. O estudo teve como objetivo identificar modalidades de interação social criança -criança que propiciam o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da criança. A Psicologia Soviética, especialmente os estudos de Vygotsky consiste no eixo teórico central desse trabalho. A pesquisa foi realizada em uma escola pública da rede municipal de Uberaba, no Ensino Fundamental, primeiro ciclo, com crianças com sete anos. Buscamos identificar modalidades de interação social nas atividades pedagógicas relacionadas aos processos de alfabetização e letramento. Atividades realizadas pelas crianças em duplas, individualmente e coletivamente foram filmadas pela pesquisadora. Contamos com a significativa participação da professora no percurso da pesquisa: A pesquisa evidenciou que, no movimento de uma situação interativa, se constituem diversas modalidades de interação social e que uma mesma modalidade de interação se apresenta de modo diferenciado nas situações interativas. O estudo revela modalidades de interação que propiciaram desenvolvimento. A pesquisadora também sinaliza que nem todas as modalidades de interação social são positivas ao desenvolvimento. Destaca -se também que o papel do professor é de fundamental importância no contexto da sala de aula no que se refere as interações criança -criança. Esperamos que a leitura dessa obra possa contribuir no processo de reflexão dos professores e consequentemente no enriquecimento de práticas educativas.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544415566
DOI:10.24824/978854441556.6
Ano de edição:2017
Número de páginas:154
Formato:14x21
Assunto:
F849
Freire, Renata Teixeira Junqueira.
“Deixa eu pensar. Agora, de verdade, deixa eu pensar”: um estudo
sobre interações criança-criança nos processos de alfabetização e letramento.
/ Renata Teixeira Junqueira Freire.
154 p.
Bibliografia
ISBN: 978-85-444-1556-6
DOI: 10.24824/978854441556.6
1. Educação 2. Psicologia da educação 3. Interação social 4. Leitura e
escrita I. Título III. Série.
CDD 372.4
SUMÁRIO
PREFÁCIO
Vera Maria Nigro de Souza Placco
INTRODUÇÃO
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Fundamentos Filosóficos da Psicologia Soviética
Mediação e Processos de Internalização
Consciência
Interação Social
SALA DE AULA: a construção da leitura e da escrita
METODOLOGIA DE TRABALHO
Caracterização do Contexto da Pesquisa
História Escolar dos Alunos/Integrantes
da pesquisa
Coleta e Organização dos Dados
Organização dos Dados dos Questionários
Organização dos Episódios
ANÁLISE DE DADOS
Análise das Modalidades de Interação Social
Modalidade: ECO-REPETIÇÃO
Modalidade: acordo/desacordo
Modalidade: colaboração
Modalidade: negociação
Modalidade: liderança
Modalidade: competição
Modalidade: sujeição e dependência
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
ANEXOS
SOBRE A AUTORA