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Autores: Mario Ruela Filho
Sinopse:
De forma pertinente e aprofundada, este texto aborda como a gestão escolar democrática vem sendo implementado em uma escola pública real. Por meio de uma pesquisa cuidadosa que considerou documentos, a realidade observada e a voz dos sujeitos que integram a comunidade escolar e, também, fazendo uso de bibliografia atual e relevante, é evidenciada a dificuldade no estabelecimento de práticas democráticas no cotidiano da escola frente ao cenário mais amplo de burocratização da educação. Ou seja, considerando como categorias de análise os conceitos de autonomia e, também, de participação, vem à tona as limitações impostas pelos mecanismos burocráticos presentes no sistema educacional brasileiro, marcadamente as impostas pelo gerencialismo e pela nova gestão pública, para a efetivação do princípio da gestão escolar democrática. Assim, de forma lúcida e acurada, o texto mostra que, apesar da gestão democrática ser apresentada pela Constituição Federal como um dos princípios para o oferecimento da educação e, apesar de verificarmos a existência de discurso que evidencia a descentralização dos processos decisórios e modernização dos mecanismos de gestão, predomina, no sistema educacional brasileiro, a racionalização da gestão manifestada, sobretudo, pela burocracia. Os resultados da pesquisa realizada, mostram que a escola em questão, embora proponha uma forma de gestão democrática e participativa, o faz por meio de uma autonomia relativa e uma participação possível. Por tudo isso, a discussão trazida nessas páginas é fundamental para estabelecer o debate sobre a gestão democrática em bases mais realistas.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544404003
DOI:10.24824/978854440400.3
Ano de edição:2015
Número de páginas:178
Formato:14x21
Assunto:
Ruela Filho, Mario
Democracia decretada e participação praticada: desafios e possibilidades
da gestão escolar democrática em uma Escola Municipal de Poços de Caldas - MG
Mario Ruela Filho.
178 p.
Inclui bibliografia
ISBN 978-85-444-0400-3
1. Escolas - Organização e administração. 2. Escolas públicas - Brasil. I. Título.
15-21723 CDD: 371.2
CDU: 371.2
Sumário
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO
A PESQUISA REALIZADA
O caminho metodológico
O contexto da pesquisa
O município
A educação no município
A escola pesquisada
CAPÍTULO
“MAIS GESTÃO PARA MENOS DEMOCRACIA”:
burocratização vs democratização da educação no Brasil
Administração pública brasileira e a educação:
do patrimonialismo à hiperburocracia gerencialista
CAPÍTULO
GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO
PÚBLICO BRASILEIRO: a participação e a
autonomia na trama da descentralização
As origens da gestão democrática da escola
A eleição como princípio da gestão democrática
A participação
A autonomia
CAPÍTULO
A GESTÃO DEMOCRÁTICA PRATICADA NUMA
ESCOLA MUNICIPAL DE POÇOS DE CALDAS - MG
Os documentos municipais
Os documentos da escola
O Regimento Escolar
O Projeto Político Pedagógico (PPP)
O Estatuto do Conselho da Escola
As observações das reuniões
As entrevistas
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
APÊNDICES
SOBRE O AUTOR