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Autores:
Alberto Souza Silva
Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Maringá pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM), Mestre em Agroecologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) com pesquisas acerca da Educação do Campo. Tem experiência na área de Educação, Educação Especial e Inclusiva, Gestão, logística e Agronegócios.
Berivalda de Jesus do Prado Sachi
Doutoranda e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM). Estuda os temas: educação em sexualidade; formação do/a professor/a; violência sexual; prevenção e enfrentamento; ambiente escolar; violência sexual e contexto escolar (Nudisex/CNPq).
Dalva Linda Vicentini
Pedagoga e Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Possui experiência na área de Educação, com foco na Educação Infantil e Gestão Escolar. Realiza pesquisas em temas como: Educação Infantil, Crianças, Infâncias, Formação de professores, gestão escolar e prática pedagógica. Professora na Rede Municipal de Ensino de Marialva e na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari - FAFIMAN.
Eliane Rose Maio
Pós-doutorado em Educação Escolar na UNESP/Araraquara, com a temática da Trajetória da Educação Sexual no Brasil. É professora da Universidade Estadual de Maringá, no Programa de Pós-graduação em Educação (PPE/UEM), e atua como Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Diversidade Sexual (Nudisex-CNPq).
Elizangela Dias Santiago Fernandes
Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá – UEM. Possui experiência na área de Educação, com foco em Educação Inclusiva, Educação Infantil e Gestão Escolar. Membro do Grupo de estudos em formação docente e práticas pedagógicas na educação infantil – GEFOPPEI. Na atualidade, tem pesquisado temas como: Educação Infantil, Crianças, Infâncias, Educação Especial e Inclusiva, Formação de professores e demais profissionais da educação básica e prática pedagógica.
Fernando Lazaretti Onorato Silva Luís
Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM). Participa do Grupo de Estudo e Pesquisas em Educação, Educação Física escolar e Políticas Educacionais (GEEFE/CNPq) e do Laboratório de Pesquisa em Identidade Profissional, Políticas Públicas e Prática em Saúde (LIPPS/UEM). Tem experiência na área de Educação e Formação de professores, atuando principalmente com as temáticas: formação inicial, estágio curricular supervisionado, identidade docente, curricularização da extensão e políticas públicas
Gina Bressan Schiavon Masson
Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM). Preceptora do Programa Residência Médica em Pediatria da Universidade Estadual de Maringá e responsável pelo ambulatório de Dermatologia Pediátrica do Hospital Universitário de Maringá. Participante e orientadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Educação Física e Políticas Educacionais (GEEFE/CNPq), na linha de pesquisa Identidade Profissional e Educação Médica e do LIPPS - Laboratório de Pesquisa em Identidade Profissional, Políticas Públicas e Prática em Saúde. Tem experiência na área de Educação Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: formação inicial do futuro médico, curricularização da extensão, identidade profissional, formação profissional e políticas públicas para a saúde
Heloisa Toshie Irie Saito
Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2019). Professora associada do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP) e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPE) da Universidade Estadual de Maringá. Líder do Grupo de Estudos em Formação Docente e Práticas Pedagógicas na Educação Infantil (GEFOPPEI/CNPQ/UEM). Participante do Grupo de Pesquisa Contextos Integrados na Educação Infantil da FEUSP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino e aprendizagem, prática pedagógica
Jani Alves da Silva Moreira
Tem Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com estágio Pós-Doutoral na Universidad de Salamanca, na Espanha. Atualmente é Professora Associada do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEM, onde atua na Linha de Pesquisa História da Educação, Políticas e Práticas Pedagógicas, orientando alunos no Mestrado e Doutorado. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos temas Políticas para o Financiamento e Gestão da Educação; Políticas Educacionais e a Influência dos Organismos Internacionais; Políticas educacionais e a relação público e privado; Políticas para Valorização e Formação de professores e Políticas Públicas e Gestão Educacional no Brasil
Juliana Macedo Balthazar Jorge
Doutora em Educação pela Universidades Estadual de Maringá. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Educação Física e Políticas Educacionais (GEEFE/UEM/CNPq). Redatora da Educação Infantil no Referencial Curricular do Paraná.
Leila Cleuri Pryjma
Doutora em Educação pela UNESP. Ampla experiência na área da Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: processo de ensino aprendizagem, aspectos neurocientíficos de aprendizagem, neuroeducação, formação e formação continuada de docentes, identidade do professor, do professor pós pandemia e identidade do professor do século XXI. Pesquisadora de Representações Sociais com base em Moscovici e Abric. É coordenadora do Grupo de Pesquisa “Subjetividade, formação docente e Identidade” IFPR;CNPq, pesquisadora do Grupo de Pesquisa “Políticas, Formação do Professor, Trabalho Docente e Representações Sociais” PUC/PR, pesquisadora do Grupo de Pesquisa “Representações Sociais e Educação” UEL/PR
Lorena Mota Catabriga
Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM) na Universidade Estadual de Maringá. Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM). Graduada em Educação Física - Licenciatura - pela Universidade Estadual de Maringá. Graduanda em Design de Moda pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (CESUMAR). Participante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Educação Física e Políticas Educacionais (GEEFE/UEM) e do Laboratório de Pesquisa em Identidade Profissional, Políticas Públicas e Prática em Saúde (LIPPS/UEM). Sua área de estudos e pesquisas permeia entre: Educação; Identidade Docente e Profissional; Políticas Educacionais; Formação Inicial. Tendo como tópicos específicos: Currículo; Curricularização da Extensão; Educação Física; Dança e Design de Moda
Luciana Ferreira
Pós-Doutorado em Educação, pela Universidade Estadual de Maringá. Professora do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Educação Física e Políticas Educacionais (GEEFE/CNPq), e do Developmental Cognition Lab, do Department of Kinesiology (UTA). Tem experiência na área da Educação Física Escolar, atuando nos seguintes temas: aprendizagem e desenvolvimento motor, educação física infantil, prática pedagógica, formação inicial, identidade profissional e esportes
Luis Otávio de Oliveira Goulart
Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá-PR. Principais áreas de concentração da pesquisa estão vinculadas a temáticas que envolvem a principiologia específica do Direito do Trabalho, os aspectos das modificações introduzidas pela Reforma Trabalhista de 2017 e a evolução do Direito do Trabalho.Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Educação Física e Políticas Educacionais - GEEFE/UEM
Maria Carolina Miesse
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM). Doutoranda em Educação pelo PPE/UEM. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais, gestão educacional e escolar, práticas pedagógicas
Maria Christine Berdusco Menezes
Doutora em Educação (UEM-2016). Professora Adjunta do Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá. Chefe do Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá. Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Programa de Pós-Graduação em Agroecologia. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Formação de Professores, Ação Docente e Educação Escolar Indígena (GEPEFAEEI). Desenvolvo pesquisas sobre educação escolar indígena, alfabetização e letramento de crianças indígenas bilíngues junto ao Programa Interdisciplinar de Estudos de Populações/Laboratório de Arqueologia, Etnologia e Etno-História e no Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Indígena no Paraná (GEPEI). Tenho experiência na área de Educação com ênfase na alfabetização, gestão educacional e escolar, nos processos de ensino e de aprendizagem, na relação professor-aluno e desenvolvimento da criança, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem, relação teoria e prática, alfabetização, letramento, educação escolar indígena, gestão escolar e políticas educacionais.
Rosangela Leão da Silva
Possui graduação em Administração Pública pela Unicentro (2024) e Pedagogia pela Faculdade de Jandaia do Sul (2006). Atualmente atua como diretora escolar. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicopedagogia Institucional e Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, inteligência emocional, autorregulação, identidade docente e ensino fundamental. Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina
Sandra Aparecida Ortiz Larrosa
Doutoranda em Educação (PPE) - Universidade Estadual de Maringá - UEM. É professora pedagoga (QPM) da Secretaria de Educação do Estado do Paraná - SEED - desde 2015. Atualmente está como Diretora Auxiliar no Colégio Estadual Cívico-Militar Vinícius de Moraes de Maringá. Foi Coordenadora pedagógica (2020-2021) e Diretora auxiliar (2021) do Instituto de Educação Estadual de Maringá. É membro do GEPEFI/CNPq - Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação, liderado pela Professora Pós Dr. Jani Alves da Silva Moreira e pela Professora Dr. Maria Eunice França Volsi da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Silvia Fernanda de Souza Lordani
Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE) na Universidade Estadual de Maringá PR (UEM). Participa do Grupo de Pesquisa em Educação (GEPEDUC/UENP); do Grupo de estudos em formação docente e práticas pedagógicas na educação infantil - (GEFOPPEI/UEM) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Educação Física e Políticas Educacionais - (GEEFE/UEM). É Articuladora Regional da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa) do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. É professora efetiva do quadro próprio do magistério no município de Santa Amélia PR. Atualmente é coordenadora educacional na Secretaria Municipal de Educação de Santa Amélia. Tem interesse em estudos com temas voltados para a Psicomotricidade, formação de professores (inicial e continuada) na educação infantil e a organização da prática pedagógica considerando o processo de ensino e aprendizagem.
Suelen Regina Gomes Gonçalves
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM) na linha de História da Educação, Políticas e Práticas Pedagógicas. É membro do GEPEFI/CNPq - Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação, liderado pela Professora Pós Dr.ª Jani Alves da Silva Moreira e pela Professora Dr.ª Maria Eunice França Volsi da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atualmente é cabo da Polícia Militar do Paraná, lotada na 3ªCIA do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária.
Thamires Ramos Guiciardi
Mestranda em Letras na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Possui aptidão para pesquisas na educação, com foco nas áreas de Educação à Distância, formação e identidade docente, bem como processos de aprendizagem escolar e corporativa. Na área da Linguística, pretende desenvolver pesquisas na esfera da Descrição Linguística com o foco no Estudo Social da Língua - PB, é membra do Grupo de Pesquisa HLinFU - História da Língua e Formação Urbana (CNPq). Atua no Ensino à Distância como Professora Mediadora do Ensino Superior.
Vânia de Fátima Matias
Pós-Doutorado em Educação, pela Universidade Federal do Mato Grosso. Professora Associada do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá. Professora orientadora de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. Coordenadora do Curso de Educação Física (Gestão 2024-2026). Chefe da Divisão de Estágios da Universidade Estadual de Maringá (ETG/DEG/PEN) de 2020-abril/2021. Foi Assessora da Diretoria de Ensino da Universidade Estadual de Maringá no período de 2021-2022. Orientadora do Programa Residência Pedagógica - Subprojeto Educação Física da Universidade Estadual de Maringá (2018-2022). Coordenadora Institucional do Programa Residência Pedagógica (2022-2024). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Educação Física e Políticas Educacionais (GEEFE/CNPq) e do Laboratório de Pesquisa em Identidade Profissional, Políticas Públicas e Prática em Saúde (LIPPS/UEM). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação inicial, estágio, identidade profissional, trabalho docente, formação profissional e políticas públicas.
Yedda Maria da S. Caraçato de Sousa
Mestre em Educação Física pelo Programa de Pós Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL. Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM). Tem experiência na área da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Educação Física Escolar e Políticas Educacionais.
Sinopse:
Este livro emerge das inquietudes, dos laços emaranhados tecidos e bordados na disciplina Políticas de Formação de Professores e Identidade Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A coletânea de capítulos traz à cena interlocuções escritas nas trilhas das políticas educacionais que desenham a formação docente. Das marcas ditadas pela indústria 5.0, os capítulos aqui apresentados problematizam as condições de trabalho, a autonomia pedagógica e os desafios enfrentados pelos professores. Mais do que um registro acadêmico, esta obra convida à reflexão sobre caminhos possíveis para resistir a uma formação tecnicista e reafirmar a docência como um espaço de emancipação e transformação social. Dirigido a pesquisadores, educadores e formuladores de políticas, este livro estimula o debate sobre o papel da educação na construção de uma sociedade mais crítica e humana.
Detalhes:
ISBN: 978-65-251-7842-4
ISBN Digital: 978-65-251-7840-0
DOI: 10.24824/978652517842.4
Ano de edição: 2025
Distribuidora: Editora CRV
Número de páginas: 164
Formato do Livro: 16x23
Número da Edição: 1
Assunto:
D442 Desafios contemporâneos nas políticas educacionais da formação de professores à constituição da identidade docente Vânia de Fátima Matias, Lorena Mota Catabriga, Thamires Ramos Guiciardi, Rosangela Leão da Silva (organizadoras) – Curitiba CRV, 2025 164 p Bibliografia ISBN Digital 9786525178400 ISBN Físico 9786525178424 DOI 10248249786525178424 ISBN Digital 978-65-251-7840-0 ISBN Físico 978-65-251-7842-4 DOI 10.24824/978652517842.4 1 Educação 2 Políticas Educacionais 3 Identidade Profissional 4 Formação de Professores 5 Docência I Matias, Vânia de Fátima org II Catabriga, Lorena Mota org III Guiciardi, Thamires Ramos org IV Leão, Rosangela org V Título VI Série CDU 37 CDD 370