15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$56,60 sem juros | Total R$56,60 | |
2 x de R$28,30 sem juros | Total R$56,60 | |
3 x de R$18,87 sem juros | Total R$56,60 | |
4 x de R$14,64 | Total R$58,58 | |
5 x de R$11,92 | Total R$59,58 | |
6 x de R$10,10 | Total R$60,60 | |
7 x de R$8,80 | Total R$61,62 | |
8 x de R$7,83 | Total R$62,66 | |
9 x de R$7,08 | Total R$63,71 | |
10 x de R$6,48 | Total R$64,77 |
Autores: Marlucy Alves Paraíso - Rita Amélia Vilela - Shirlei Rezende Sales (Orgs)
Sinopse:
O currículo ocupa hoje um lugar muito particular no contexto da educação. Isso porque os estudos de currículo são de grande importância para avaliar e para orientar propostas e práticas escolares articuladas dentro de projetos de políticas públicas de educação. As questões sobre currículo tornaram-se centrais na discussão sobre a importância e sobre os problemas da educação escolar e não escolar. Pesquisas e estudos sobre currículo fazem hoje parte do cenário nacional alimentando debates e discussões sobre os currículos das nossas escolas nos diversos ramos e níveis de ensino como também sobre as dimensões formativas em diferentes espaços da vida social. Isso pode ser comprovado com o aumento significativo de produção na área, resultado do crescente esforço de diferentes grupos de pesquisa em diferentes regiões do país. Estes, procuram entender as tendências e perspectivas no âmbitos das políticas curriculares nacionais e as conseqüências no âmbito das práticas escolares em diferentes instituições, modalidades e áreas de ensino. Este trabalho reforça a necessidade de ampliação do debate com amparo nas mais diversas orientações teóricas. Os desafios colocados à compreensão da escola exige do campo do currículo a abertura para a interlocução com estudos e teorizações de outros campos, uma vez reconhecido que o currículo da escola não opera sozinho os processos de socialização e de educação. Assim, amparado em diferentes ferramentas teóricas e conceituais o campo diversificou e aguçou os olharers para as relações de poder e culturais em todas as suas nuanças. O reconhecimento que outros espaços e artefatos também ensinam, e com os quais também se aprende, vem disputando espaço com os currículos escolares para se firmarem como espaços formadores e educadores das novas gerações. Todas essas dimensões convergem para a busca de respostas para o desafio que é “educar as novas gerações”: Isso significa desenvolver no aluno habilidades sociais para a vida produtiva, mas também para a relação com o outro? Como viabilizar aos alunos as ferramentas que lhes proporcionem uma efetiva compreensão do mundo contemporâneo, imprescindível para que possa se situar neste e ser atuante num projeto de vida social com perspectivas de justiça e democracia plena, requeridas na vida atual? Quais são essas ferramentas? Como idenfificá-las e como desenvolvê-las num contexto em que projetos de sociedade conflitantes desafiam as intenções e ações políticas e sociais e condicionam as possibilidades de realização daquele projeto? È essa a tensão presente no campo do currículo que se procurou representar nesta coletânea.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788580424546
DOI:10.24824/978858042454.6
Ano de edição:2012
Número de páginas:254
Formato:16x23
Assunto:
Desafios contemporâneos sobre currÃculo e escola básica / Marlucy Alves ParaÃso, Rita Amélia Vilela, Shirlei Rezende Sales
CurrÃculos - Brasil Ensino de primeiro grau - Brasil - CurrÃculos Professores de ensino de primeiro grau - Formação - Brasil Educação - Brasil I ParaÃso, Marlucy Alves, - II Vilela, Rita Amélia Teixeira III Sales, Shirlei Rezende
CurrÃculo-como-vida
Jesus Maria Sousa
CurrÃculo da infância e infância do currÃculo: uma questão de imagem
Sandra Mara Corazza
“Eu não estudei tanto tempo para agora me acostumar a gritar�:
as crianças, as professoras e o currÃculo
Sônia Kramer
CurrÃculo na sala de aula: apontamentos a partir da realidade e da pesquisa
Alda Junqueira Marin
O ensino básico: (des)continuidades e conflitualidades curriculares
José Brites Ferreira
CurrÃculo e avaliação como vertentes da proposta curricular das escolas municipais da cidade de João Pessoa: leitura contemporânea
Maria Zuleide e Daiane dos Santos Firino
Liderança instrucional e currÃculo: uma análise focada nas escolas do ensino secundário
Jorge Adelino Costa e Sandra Figueiredo
Construir valores numa sociedade plural: desafios da igualdade e
da diferença no currÃculo
Marcelo Andrade
Descolonizando o currÃculo na busca de uma qualidade-outra
Regina Leite Garcia
CurrÃculo-imagem: negociação em salas de aula
Anderson Ferrari
Estar lá e escrever aqui - notas de pesquisa sobre escola, currÃculo e
cultura contemporânea
Marisa Vorraber Costa
CurrÃculos em espaços não escolares: aprendizagens cotidianas e redes
de conhecimentos para além da escola
Inês Barbosa Oliveira
O dispositivo de (bio)medicalização, as neurociências & o currÃculo na produção de corpos medicalizados na escola contemporânea
LuÃs Henrique Sacchi dos Santos
História social das disciplinas escolares: desafios acadêmicos e polÃticos
Maria do Carmo Martins
História das disciplinas e do currÃculo como base para a escrita da
história do ensino secundário no Brasil
Eurize Caldas Pessanha
Tão perto e tão longe do coração: a educação e os periódicos educacionais, entre fins do séc XIX e começo do séc XX
Mirian Jorge Warde