15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$71,40 sem juros | Total R$71,40 | |
2 x de R$35,70 sem juros | Total R$71,40 | |
3 x de R$23,80 sem juros | Total R$71,40 | |
4 x de R$18,47 | Total R$73,89 | |
5 x de R$15,03 | Total R$75,16 | |
6 x de R$12,74 | Total R$76,44 | |
7 x de R$11,10 | Total R$77,73 | |
8 x de R$9,88 | Total R$79,05 | |
9 x de R$8,93 | Total R$80,37 | |
10 x de R$8,17 | Total R$81,71 |
Autores: Andréia da Silva Quintanilha Sousa - Carina Elisabeth Maciel (Orgs.)
Sinopse:
Os textos que compõem os capítulos deste livro foram objeto de discussão no XXVI Seminário Nacional da Rede Universitas/Br, intitulado “Políticas, Gestão e Direito à Educação Superior: novos modos de regulação e tendências em construção”. O Seminário aconteceu no período de 6 a 8 de junho de 2018, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Nesta coletânea apresentamos os debates ocorridos no Eixo 5 – Acesso e permanência na Educação Superior. As discussões voltaram-se para análise das políticas de inclusão na educação superior no contexto da expansão. Esperamos que este livro possa trazer contribuições para os estudiosos das políticas educacionais, especialmente no tocante ao acesso e à permanência nesse nível de educação. O compartilhar conhecimentos e experiências, com que os textos desta obra se revestem, revela a fecundidade do tema e a importância da Rede Universitas/Br na tarefa de consolidar uma rede acadêmica que congrega pesquisadores de todas as regiões do país, que têm em comum a área de conhecimento da educação superior.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544430491
DOI:10.24824/978854443049.1
Ano de edição:2019
Número de páginas:230
Formato:16x23
Assunto:
D441
Desafi os na educação superior acesso, permanência e inclusão Andréia da Silva
Quintanilha Sousa, Carina Elisabeth Maciel (organizadoras) – Curitiba CRV, 2019
230 p
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-3049-1
DOI 10248249788544430491
1 Educação 2 Educação superior 2 Educação – acesso 3 Educação – permanência
4 Inclusão I Sousa, Andréia da Silva Quintanilha org II Maciel, Carina Elisabeth org III Título
IV Série
CDU 37 CDD 370
378
APRESENTAÇÃO
POLÍTICAS, GESTÃO E DIREITO À EDUCAÇÃO SUPERIOR
EM DEBATE NO XXVI SEMINÁRIO NACIONAL DA REDE
UNIVERSITASBR foco no acesso e na permanência
Andréia da Silva Quintanilha Sousa
Carina Elisabeth Maciel
PREFÁCIO
A DESIGUALDADE SOCIAL COMO FATOR DETERMINANTE
DA EXCLUSÃO EDUCACIONAL
Valdemar Sguissardi
CAPÍTULO
EFEITOS E FORMAS DE JOGO PARA O ACESSO E PARA A
PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Suzanir Fernanda Maia
Anita Guazzelli Bernardes
CAPÍTULO
PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR ato de resistência
de negrosas e indígenas pela identidade e formação
Maria José de Jesus Alves Cordeiro
Beatriz dos Santos Landa
Leia Teixeira Lacerda
CAPÍTULO
AS POSSIBILIDADES DE PERMANÊNCIA DE NEGROS
(PRETOS E PARDOS) E INDÍGENAS NA EDUCAÇÃO
SUPERIOR EM MATO GROSSO DO SUL
Mauricio José dos Santos Silva
Eugenia Portela de Siqueira Marques
CAPÍTULO
AS POLÍTICAS DE COTAS NA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
da luta pelo direito à educação superior à democratização do acesso
Silene de Paulino Lozzi
Danielle Xabregas Pamplona Nogueira
Ana Maria de Albuquerque Moreira
Catarina de Almeida Santos
Andreia Sousa - indd CAPÍTULO
PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR um olhar sobre as
políticas de permanência da Universidade de Brasília
Ana Maria de Albuquerque Moreira
Catarina de Almeida Santos
Danielle Xabregas Pamplona Nogueira
Silene de Paulino Lozzi
CAPÍTULO
A INCLUSÃO COMO POLÍTICA INSTITUCIONAL NO CURSO
DE PEDAGOGIA uma reflexão sobre os casos da UFGD e UNB
Jonas de Paula Oliveira
Danielle Xabregas Pamplona Nogueira
Eugenia Portela de Siqueira Marques
Giselle Cristina Martins Real
CAPÍTULO
A PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NA REGIÃO
CENTRO-OESTE algumas aproximações
Carina Elisabeth Maciel
Felipe Vieira Gimenez
CAPÍTULO
A GARANTIA EFETIVA DO ACESSO DE NEGROS NA
GRADUAÇÃO o procedimento de heteroidentificação
complementar à autodeclaração
Aline Anjos da Rosa
CAPÍTULO
O PROTAGONISMO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO NO
PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA
Eliane Souza de Carvalho
Giselle Cristina Martins Real
CAPÍTULO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE PEDAGOGIA NA
MODALIDADE A DISTÂNCIA FACE À INCLUSÃO
Andréia da Silva Quintanilha Sousa
Márcia Cambuí Rosado da Silveira
SOBRE OS AUTORES