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Autores: Luana Adriano Araújo
Sinopse:
A educação inclusiva é a perspectiva educacional da escola democrática, justa e de equidade, promovida dentro de um contexto de direitos humanos. Neste livro, a autora levanta os desafios teóricos propostos pela deficiência ao pensamento jurídico, traçando vias reflexivas para revolução paradigmática proposta pela inclusão.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544430842
DOI:10.24824/978854443084.2
Ano de edição:2019
Número de páginas:180
Formato:16x23
Assunto:
A69d
Araújo, Luana Adriano
Desafi os teóricos à efetivação do direito à educação inclusiva Luana Adriano Araújo –
1 ed – Curitiba [PR] CRV, 2019
180 p
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-3084-2
DOI 10248249788544430842
1 Direitos humanos 2 Educação inclusiva 3 Igualdade na educação I Título II Série
CDU 3427376 19-54669
PREFÁCIO
Ana Paula Barbosa-Fohrmann
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO I
O DIREITO À EDUCAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
EM UM PARADIGMA INCLUSIVO DE DIVERSIDADE
fundamentando a análise conceitual
CAPÍTULO II
SABER PARA SER a educação inclusiva na construção
da(s) identidade(s) da pessoa com deficiência enquanto
uma questão de direitos humanos
Da exclusão à inclusão, do prescindente ao social
trajetórias da percepção acerca da deficiência
O modelo de direitos humanos de deficiência e o direito
à educação inclusiva enquanto um direito humano
Deficiência enquanto identidade e autoidentidade positiva
o (a)normal, o diferente, o diverso e as necessidades educacionais
especiais no direito humano à educação inclusiva
CAPÍTULO III
HISTÓRICO CONSTITUCIONAL, CONVENCIONAL,
LEGISLATIVO E REGULAMENTAR DO DIREITO À
EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CONTEXTO BRASILEIRO
Primórdios período pré-constituição de
Da Constituição de à incorporação constitucional
da Convenção em avanços e retrocessos entre o
modelo reabilitador e o modelo social
Art da Convenção da ONU sobre Pessoas com Deficiência
em direção ao modelo de direitos humanos na educação inclusiva
CAPÍTULO IV
O ART DA CIDPCD análise dos conceitos pertinentes
à fundamentação e aos objetivos da efetivação do direito
à educação inclusiva
Efetivação do direito à educação de pessoas com deficiência
com base na igualdade de oportunidades e na não discriminação
que ideia de igualdade?
Luana_Araujoindd O pleno desenvolvimento do potencial humano e do senso de
dignidade e autoestima e o máximo desenvolvimento possível da
personalidade e dos talentos e da criatividade das pessoas com
deficiência, assim como de suas habilidades físicas e intelectuais
O fortalecimento do respeito pelos direitos humanos, pelas liberdades
fundamentais e pela diversidade humana e a participação efetiva das
pessoas com deficiência em uma sociedade livre
CAPÍTULO V
PERSPECTIVAS TEÓRICAS DOS DESAFIOS À INCLUSÃO
REFERÊNCIAS
