15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$88,40 sem juros | Total R$88,40 | |
2 x de R$44,20 sem juros | Total R$88,40 | |
3 x de R$29,47 sem juros | Total R$88,40 | |
4 x de R$22,87 | Total R$91,49 | |
5 x de R$18,61 | Total R$93,05 | |
6 x de R$15,77 | Total R$94,64 | |
7 x de R$13,75 | Total R$96,24 | |
8 x de R$12,23 | Total R$97,87 | |
9 x de R$11,06 | Total R$99,50 | |
10 x de R$10,12 | Total R$101,16 |
Autores: Leonel Vicente Mendes
Sinopse:
(Des)Caminhos do sistema de ensino guineense: avanços, recuos e perspectivas é um livro que oferece uma visão panorâmica da complexidade de problemas da educação na Guiné-Bissau, desde o período da luta pela independência até os tempos atuais. Não se trata, entretanto, de uma descrição geral, abrangente, de todo percurso histórico da educação do país, mas da análise de alguns eventos e temáticas emergentes no panorama contemporâneo da educação, com o intuito de provocar os debates e as reflexões, que podem servir como ponto de partida para todos os que tenham interesse em desenvolver outros trabalhos mais profundos acerca do panorama educacional guineense. (Djingui di bom)Caminhus di sistema di sina di guinensi: ke ku ianda, kil ku fika i kil ku na busca odjadu i un livru ku na fasiu odja manga di purblema ku mbaransa idukason na Guiné-Bissau, desdi tempu di luta pa indipendensia te dia di aos. I ka tisidu tudu ke ki ta fala di storia di idukason na pais, mas i djubidu alguns nobas ô asuntus ku mas ta diskutidu na aria di idukason di es no tempu, ku objetivu di provoka dibati ku refleson ku pudi sirbi suma lugar di kunsada pa tudu kilis ku tene nteres na disinvolvi utrus tarbadjus mas fundu na kampu di idukason guinensi.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544435724
DOI:10.24824/978854443572.4
Ano de edição:2019
Número de páginas:242
Formato:16x23
Assunto:
M534
Mendes, Leonel Vicente
(Des)caminhos do sistema de ensino guineense avanços, recuos e perspectivas Leonel
Vicente Mendes – Curitiba CRV, 2019
242 p
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-3572-4
DOI 10248249788544435724
1 Educação 2 Sistema de ensino Guiné-Bissau 3 Problemática – educação – Guiné-Bissau
4 Guiné Bissau – desafi os e perspectivas I Título II Série
CDU 37 CDD 370916657
PREFÁCIO
Eliane Costa Santos
(DES)CAMINHOS DO SISTEMADE ENSINO GUINEENSE
avanços, recuos e perspectivas
(DJINGUI DI BOM)CAMINHUS DI SISTEMA DI SINA DI GUINENSI
ke ku ianda, kil ku fika i kil ku na buska odjadu
CAPÍTULO
SISTEMA DO ENSINO COLONIAL NO PERÍODO DA LUTA
PELA INDEPENDÊNCIA
Educação tradicional africana e suas características
Sistema do ensino colonial na Guiné
Estrutura do sistema de ensino colonial na Guiné
Ensino primário
Ensino primário oficial
Ensino Missionária dito “rudimentar”
Ensino secundário
Enfermagem
Ensino superior
CAPÍTULO
CONSTRUÇÃO DE UMA IDEOLOGIA EDUCATIVA NACIONALISTA
As escolas nas zonas libertadas como uma das estratégias
da resistência
Livro didático, programa e conteúdo de ensino
Formação militante e o trabalho produtivo
CAPÍTULO
EDUCAÇÃO NA FASE DE TRANSIÇÃO
Confrontação entre dois sistemas opostos
Reforma do sistema educativo “ruptura epistemológica”
Participação de Paulo Freire na campanha de alfabetização
Os impactos do programa de ajustamento estrutural na educação
Leonel Mendes - _reDDindd CAPÍTULO
INTERVENÇÃO DOS ATORES EXTERNOS NO SETOR
EDUCATIVO, EUROCENTRALIZAÇÃO E NEOLIBERALIZAÇÃO DO
SISTEMA DE ENSINO
Atuação e influência das organizações internacionais na
educação guineense
Banco Mundial e “Educação Para Todos-EPT” na Guiné-Bissau
Educação para fins econômicos nos países de “terceiro mundo”
Os impactos da globalização na educação
CAPÍTULO
ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO
Organização do Ministério da Educação Nacional
Estrutura do sistema educativo
Sistema nacional da avaliação para ensino básico e secundário
Tipologias de escolas
CAPÍTULO
OS PROBLEMAS DE ENSINO GUINEENSE
Insucesso escolar o caso de exclusividade do uso da Língua
Portuguesa no ensino guineense
Currículo eurocêntrico “o príncipe foi trazido, e não nos reconhece
como gente”
Evasão escolar e suas causas
Dilemas da educação inclusiva
CAPÍTULO
NOVOS DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO SISTEMA DE
ENSINO GUINEENSE
Desafios de um sistema de ensino afrocentrado
Emergência de um Etnocurrículo
CONSIDERAÇÕES CONCLUSIVAS
KABANTADA DI KOMBERSA
REFERÊNCIAS
ANEXO
SIGLAS DO ORGANOGRAMA DO MEN