15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$58,12 sem juros | Total R$58,12 | |
2 x de R$29,06 sem juros | Total R$58,12 | |
3 x de R$19,37 sem juros | Total R$58,12 | |
4 x de R$15,04 | Total R$60,15 | |
5 x de R$12,24 | Total R$61,18 | |
6 x de R$10,37 | Total R$62,22 | |
7 x de R$9,04 | Total R$63,28 | |
8 x de R$8,04 | Total R$64,34 | |
9 x de R$7,27 | Total R$65,42 | |
10 x de R$6,65 | Total R$66,51 |
Autores: Fábio Lopes Alves - Marco Antonio Batista Carvalho - Adrian Alvarez Estrada (Orgs)
Sinopse:
O Programa de Desenvolvimento Educacional do Estado do Paraná foi idealizado durante a elaboração do Plano de Carreira do Magistério, em 2004, a partir de acordo entre os gestores da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED/ PR) e os representantes do Sindicato dos Professores Estaduais do Paraná. A partir do ano de 2007, deu-se a implantação do Programa, desenvolvido pela SEED, em cooperação com as Universidades Públicas Estaduais e Federais do Paraná e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI). Esse programa, que tem como objetivo o aperfeiçoamento permanente e a qualificação sistemática do professor da Rede Estadual de Educação Básica do Paraná, oportunizou uma aproximação do Ensino Superior com a Escola Pública, ou seja, com a Educação Básica do Estado do Paraná. Essa evidente interação, levou os organizadores dessa obra, também partícipes no trabalho com o PDE, a convidarem autores de outras Instituições de Ensino Superior, a contribuírem com a reflexão sobre a importância dessa aproximação entre o Ensino Superior e a Educação Básica. Assim, essa obra, que comporta dezoito capítulos, descreve, de forma crítica, a necessidade e a potencialidade de a teoria discutida no ambiente acadêmico, fundir-se com a experiência advinda dos trabalhos realizados na Escola Pública de forma a corporizar-se em ações que viabilizem o desenvolvimento da Educação Básica. De forma especial, há, na organização desses textos, uma evidente preocupação dos autores em aproximar os discursos realizados na Universidade com o cotidiano da Educação Básica.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544402368
DOI:10.24824/978854440236.8
Ano de edição:2015
Número de páginas:262
Formato:16x23
Assunto:
Desenvolvimento da educação básica: desafios contemporâneos/ organização Fábio Lopes Alves, Marco Antonio Batista Carvalho, Adrian Alvarez Estrada.
262 p.
Inclui bibliografia
ISBN 978-85-444-0236-8
1. Educação - Brasil. 2. Educação de base. I. Alves, Fábio Lopes. II. Carvalho, Marco Antonio Batista. III. Estrada, Adrian Alvarez.
14-16934
CDD: 370.98152
CDU: 37(815.2)
SUMÁRIO
EDUCAÇÃO BÁSICA E LEI /:
desafios e propostas de trabalho com a Literatura afro-brasileira
Maria Lúcia Rodrigues Müller
Maristela Abadia Guimarães
JORNAL EM SALA DE AULA:
relações de gênero na Educação Básica
Cristina Satiê de Oliveira Pátaro
Frank Antonio Mezzomo
COMO TRABALHAR COM HISTÓRIA A PARTIR DE PROJETOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Ivanor Luiz Guarnieri
CONFLITOS E VIOLÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Tânia Maria Rechia Schroeder
Fábio Lopes Alves
OS FILMES NA ESCOLA:
como trabalhar com o cinema na educação básica
Flávio Vilas-Bôas Trovão
O MAL-ESTAR NO ENSINO DE INGLÊS-LÍNGUA-ESTRANGEIRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA
(ou: por que alguns ainda se interrogam “mas não sabe
nem o português, como vai saber inglês?”)
Luigi Barichello
POSSIBILIDADES DE TRABALHO PEDAGÓGICO COM CHARGES
NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Ivete Janice de Oliveira Brotto
Carla Ramos de Paula
PAULO FREIRE E O ENSINO FUNDAMENTAL:
reflexões sobre uma possível formação crítica
Marco Antonio Batista Carvalho
A EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Andréa Cristina Martelli
O PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL
- PDE/PR - E SUA INSERÇÃO NO CAMPO DA FORMAÇÃO
DOS PROFESSORES
Cassiano Roberto Nascimento Ogliari
INTEGRANDO A UNIVERSIDADE E A EDUCAÇÃO BÁSICA:
relato de uma experiência de orientação junto ao PDE
Maria Lidia Sica Szymanski
A LEITURA DE CONTOS DE FADAS E A FORMAÇÃO DO
LEITOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Nair Maria De Oliveira
Maria Leda Pinto
Kátia Cristina Nascimento Figueira
Léia Teixeira Lacerda
A INTERDISCIPLINARIDADE NO TRABALHO COM O SUPERMERCADO EM SALA DE ALFABETIZAÇÃO E O ALCANCE FORMATIVO DESTA PRÁTICA MEDIADORA
Luciana de Almeida Moreira
Eliane Greice Davanço Nogueira
OS “TENSIONAMENTOS” CULTURAIS NO CINEMA PARA A PRÁTICA DA SENSIBILIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Eduardo Portanova Barros
A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID À EDUCAÇÃO BÁSICA:
relato de uma experiência de formação reflexiva
Atair Jose Bernardino de Jesus
Fábio Lopes Alves
EDUCAÇÃO BÁSICA E A LINGUAGEM FOTOGRÁFICA
Paulo Humberto Porto Borges
EDUCAÇÃO BÁSICA DO CAMPO:
a questão política e pedagógica
Liliam Faria Porto Borges
Janete Ritter
A AVALIAÇÃO DA/NA EDUCAÇÃO BÁSICA:
o que são, o que se pensa sobre elas e o que elas poderiam ser
Rosane Toebe Zen
SOBRE OS AUTORES