15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$45,57 sem juros | Total R$45,57 | |
2 x de R$22,79 sem juros | Total R$45,57 | |
3 x de R$15,19 sem juros | Total R$45,57 | |
4 x de R$11,79 | Total R$47,16 | |
5 x de R$9,59 | Total R$47,97 | |
6 x de R$8,13 | Total R$48,79 | |
7 x de R$7,09 | Total R$49,61 | |
8 x de R$6,31 | Total R$50,45 | |
9 x de R$5,70 | Total R$51,29 | |
10 x de R$5,22 | Total R$52,15 |
Autores: José Rubens Lima Jardilino - Regina Magna Bonifácio de Araújo
Sinopse:
Este livro apresenta os resultados de uma pesquisa realizada na região de Ouro Preto, conhecida historicamente como Região dos Inconfidentes, sobre a formação continuada e o desenvolvimento profissional de professores da Educação Básica. A investigação fez parte de uma Rede de Pesquisa entre três universidades públicas: as Universidades Federais de Ouro Preto (UFOP), a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e a Universidade Estadual do Ceará (UECE). Assim, foi composta por três núcleos e apoiada pelos grupos de pesquisas das referidas universidades e seus programas de pós-graduação em educação (FOPROFI – Formação e Profissão Docente/UFOP; EDUCAS – Educação, Cultura Escolar e Sociedade/UECE; GEPEPINFOR – Pesquisa, Escola Pública, Infância e Formação de Professores/UNIFESP). A referida Rede se organizou para concorrer ao edital 049/2014 da CAPES/Programa Observatório da Educação – OBEDUC, o qual tinha como objetivo fomentar a pesquisa sobre a formação de professores no Brasil. A Pesquisa em Rede “Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica” é um estudo sobre as contribuições do PIBID na formação continuada de professores da Educação Básica, desenvolvido pelos núcleos acima mencionados nos anos de 2014 a 2017.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544435410
DOI:10.24824/978854443541.0
Ano de edição:2019
Número de páginas:196
Formato:16x23
Assunto:
J37
Jardilino, José Rubens Lima
Desenvolvimento profi ssional docente e inovação pedagógica a formação de professores
na Região dos Inconfi dentes – OBEDUC e PIBID José Rubens Lima Jardilino, Regina Magna
Bonifácio de Araújo – Curitiba CRV, 2019
196 p
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-3541-0
DOI 10248249788544435410
1 Educação 2 Formação de professores 3 Política educacional 4 Universidade e escola
I Araújo, Regina Magna Bonifácio de II Título III Série
CDU 37 CDD 37071
PREFÁCIO
Margareth Diniz
INTRODUÇÃO
CONTEXTO DA PESQUISA
Caracterizações do estado de Minas Gerais
Caracterizações das cidades de Ouro Preto e Mariana
Ouro Preto
Mariana
Caracterização da Educação Básica e do Ensino Superior
Educação Básica e os dados do IDEB
Ensino superior
QUADRO METODOLÓGICO
Levantamento de fontes sobre a temática
Levantamento e discussão do referencial teórico e
reconhecimento inicial do campo
Análise e consolidação dos dados
REFERENCIAL TEÓRICO
TRABALHO EM REDE E FORMAÇÃO
DO PESQUISADOR EM EDUCAÇÃO
O PIBID E O PERFIL DOS SUJEITOS DA PESQUISA
OS DADOS DA PESQUISA Desenvolvimento Profissional
Docente (DPD)
Construtos teóricos e pedagógicos
Concepção de educação
Educação, ensino e transmissão de informação
A Educação na construção da sociedade
direitos e deveres
Educação como respeito à diversidade
DPD e o desafio das políticas públicas educacionais
Educação como valores da família e da sociedade
JRJ_indd Concepção de escola e sociedade
Sociedade espaço de diversidade, normas e padrões
A escola pública o papel da sociedade e da família
Escola pública algumas diferenças e desafios
A escola pública frente às questões de ordem social
Concepção de ensino e de aprendizagem
Sujeitos do Ensino e da Aprendizagem
As TICs e a relação professor e aluno
Concepção de gestão
A gestão escolar e as políticas educacionais
Concepção de formação
PIBID no desenvolvimento profissional docente
e na formação dos licenciandos
A distância entre a formação acadêmica e a
realidade escolar
A importância da formação continuada e a
identidade docente
Sujeitos da profissão
Expectativas dos professores
Constituição identitária
Desafios da docência
Ser professor no PIBID
Relação com os pares
Relação com os licenciandos
Relação PIBID-escola
Perspectivas na carreira
Formação
Conhecimento Profissional
Experiências Formativas no PIBID
Autonomia
Autoformação
Outras experiências formativas na universidade
Condições de trabalho
Jornada de trabalho
Apoio institucional e infraestrutura
Bolsa PIBID
Tempo para estudo
Prática profissional
Contexto escolar
As relações vivenciadas no ambiente escolar
JRJ_indd O DPD no contexto escolar
A influência do PIBID no Processo Escolar
Planejamento
A influência do PIBID no processo de
planejamento escolar
O PIBID e o DPD
Gestão de ensino-aprendizagem
Organização da gestão de ensino e aprendizagem
Gestão do processo de ensino e aprendizagem
e o desafio dos projetos em parceria
Avaliação
A influência do PIBID no processo de
avaliação pedagógica
A participação do professor supervisor no PIBID
O professor supervisor do PIBID
Desenvolvimento Profissional Docente
Participação no PIBID motivação e expectativa
A importância do PIBID no Sistema Público de Ensino
Inovação pedagógica
Práticas Inovadoras
Concepção de Práticas Inovadoras
PIBID Prática de Formação Inovadora
Fatores que dificultam ou
favorecem práticas inovadoras
Experiência no PIBID
Mudanças na relação professor e aluno
Mudanças na Organização do
Trabalho Pedagógico (OTP)
Mudanças na relação com o conhecimento
Mudanças na prática profissional
CONCLUSÃO
Os resultados da pesquisa
Desenvolvimento Profissional Docente
Os sujeitos da profissão e o contexto da pesquisa – O PIBID
Inovação Pedagógica – a compreensão dos sujeitos da pesquisa
REFERÊNCIAS
ÍNDICE REMISSIVO