15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$43,08 sem juros | Total R$43,08 | |
2 x de R$21,54 sem juros | Total R$43,08 | |
3 x de R$14,36 sem juros | Total R$43,08 | |
4 x de R$11,15 | Total R$44,58 | |
5 x de R$9,07 | Total R$45,35 | |
6 x de R$7,69 | Total R$46,12 | |
7 x de R$6,70 | Total R$46,90 | |
8 x de R$5,96 | Total R$47,69 | |
9 x de R$5,39 | Total R$48,49 | |
10 x de R$4,93 | Total R$49,30 |
Autores: Francisco José de Lima
Sinopse:
No livro “Desenvolvimento profissional docente e modos de interação no planejamento das atividades do PIBID/Matemática” o leitor é apresentado a uma pesquisa realizada com um grupo de bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, desenvolvido no curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), objetivando compreender os modos de interação ao longo do planejamento das atividades e analisar as ênfases das discussões nos encontros de planejamento e as implicações para o desenvolvimento profissional docente dos participantes. As discussões levantadas no livro, foram orientadas pela análise de conteúdo e estão voltadas para o quê e como ensinar. No entanto, professores do ensino superior e professores da escola básica assumem pontos de partida distintos: os professores do Ensino Superior, orientam-se pelo que os alunos precisam aprender diante do que está previsto; os professores da Educação Básica, orientam-se pelo que os alunos ainda não aprenderam. Os bolsistas ID, ao transitarem pelos dois espaços de formação, vão respondendo às duas lógicas e ajustando-se e singularizando essas demandas e expectativas. Admitindo-se que o desenvolvimento profissional docente é um processo essencialmente colaborativo que amplia o repertório profissional dos participantes do Pibid e implica ambiguidades, avanços e retrocessos, e, podemos afirmar que do confronto dessas lógicas e pontos de vista, das reflexões sobre as práticas e sobre as condições de ensino, professores do ensino superior, professores da escola básica e bolsistas ID são forçados a rever as suas contradições e a de seu contexto e respondê-las tendo em vista os seus compromissos e projetos assumidos.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544426883
DOI:10.24824/978854442688.3
Ano de edição:2018
Número de páginas:142
Formato:16x23
Assunto:
L732
Lima, Francisco José de
Desenvolvimento prof ssional docente e modos de interação no planejamento das atividades
do PIBIDMatemática Francisco José de Lima – Curitiba CRV, 2018
142 p
Bibliograf a
ISBN 978-85-444-2688-3
DOI 10248249788544426883
1 Educação 2 Pesquisa 3 Desenvolvimento I Título II Série
CDU 37 CDD 370
3727
510
PREFÁCIO
Renata C O Barrichelo Cunha
INTRODUÇÃO
O PERCURSO DO PESQUISADOR E O TEMA DA PESQUISA
CAPÍTULO
O PIBID uma leitura à luz do conceito de desenvolvimento
profssional docente
Caracterização do Pibid
A interação como condição do desenvolvimento profssional docente
A escola como lugar privilegiado de desenvolvimento
profssional docente
CAPÍTULO
OS SUBPROJETOS DE MATEMÁTICA NO PIBID perspectivas
e tendências na revisão de literatura
Contribuições formativas do Pibid para os bolsistas ID
Contribuições formativas do Pibid para o professor supervisor
Contribuições para o ensino da Matemática
CAPÍTULO
ITINERÁRIO DA PESQUISA
Contexto da pesquisa
Procedimentos de construção dos dados
Entrevistas com os professores supervisores
Encontros coletivos no IFCE campus de Cedro
Encontros de planejamento de professores supervisores
com bolsistas ID
Procedimentos de análise e interpretação dos dados
CAPÍTULO
INTERPRETAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS
Planejamento conjunto no IFCE
Teoria e conhecimento matemático aprender para ensinar
Estratégias de ensino discussões sobre como ensinar
Articulação de pontos de vista assimetrias no
processo de discussão
Francisco de Limaindd Planejamento dos professores supervisores e bolsistas ID
Conhecimento da escola e adequação do ensino
às necessidades dos alunos
Retomada de conteúdos pré-requisitos para aprender
Reflexões sobre as práticas e sobre as condições de ensino
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS