Tempo de Expedição: 3 dias úteis
Tempo de Impressão: 7 dias úteis
Link PDF
Sinopse:
Essa coletânea é fruto das ações desenvolvidas pelo Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais – CECAMPE e apresenta experiências de gestores da região sudeste com as políticas públicas de financiamento da educação, em especial as do Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE. O CECAMPE Sudeste em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE realizou entre os anos de 2020 e 2022, uma série de ações formativas com gestores educacionais nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Nessas andanças tivemos a oportunidade de presenciar relatos significativos do uso consciente de recursos financeiros suplementares do PDDE, do mesmo modo que, também presenciamos dificuldades na execução dos recursos, o que nos despertou o interesse em socializar essas experiências exitosas, a fim de fazê-las conhecidas, incentivando outros gestores educacionais a construírem, colaborativamente, com suas comunidades escolares, a melhoria da qualidade da educação ofertada. Aqui trouxemos alguns exemplos de boas práticas inspiradoras, no formato de relatos de experiências que narram os processos colaborativos, planejados, bem executados visando o bom desempenho da gestão escolar e da educação com qualidade. A coletânea apresenta relatos de experiências exitosas acerca do uso consciente dos recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE. Nela gestores e gestoras, com suas equipes de trabalho narram como, por meio dos recursos financeiros recebidos, puderam dinamizar práticas pedagógicas, ressignificar olhares sobre o chão da escola, redimensionando os seus fazeres e práticas pedagógicas. Você está convidado a mergulhar nessa leitura e refletir sobre a implementação de boas práticas na sua escola também!
Autores:
Cairo Mohamad Ibrahim Katrib
Universidade Federal De Uberlândia (ufu), Cecampe Sudeste
Peterson Elisandro Gandolfi
Universidade Federal De Uberlândia (ufu), Cecampe Sudeste.
Elisandra Beatriz De Faria
Doutoranda Em Estudos Literários (pplet/ufu), Ex-Diretora Na Rede Municipal De Ensino De Uberlândia.
Eduardo Silva Benetti
Mestrando em Docência para Educação Básica (UNESP/Bauru). Especialista em Jogos e Brincadeiras na Educação e Neurociências na Educação Professor Recreacionista na Rede Municipal de Educação de Catanduva – SP.
Fábio Luiz Colombo
Especialista em Jogos e Brincadeiras na Educação e Psicomotricidade. Professor Recreacionista na Rede Municipal de Educação de Catanduva – SP.
Pedro Fernandes Da Silva Neto
Diretor De Escola, Pós-Graduando Em Educação Infantil.
Maria Isabel Bezerra De Lima
Mestra em Educação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Diretora da creche Municipal Prof.ª Adalgisa Boccacino Pinheiro de Faro.
Elisabete Filomena Dos Santos
Mestra em Educação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Coord. pedagógica da creche Municipal Prof.ª Adalgisa Boccacino Pinheiro de Faro.
Caroline Cardoso Marra
Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Uberlândia (PPGEL/UFU). Analista Pedagógico na Escola Municipal Hilda Leão Carneiro Cívico Militar. Vice-diretora da escola e tesoureira da respectiva Caixa Escolar.
Marivania Xavier Cavalcanti Costa
Mestra em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (FACED/UFU). Professora na E. M. Prefeito Camilo Chaves Júnior / Ituiutaba-MG. Membro do Grupo de estudos LAPEGE/SANKOFA/NEABI/NEPERE.
Keila Cristina Alves Carneiro
Especialista Em Psicologia Clínica Diretora Da E. M. Prefeito Camilo Chaves Júnior.
Yone Maria Gonzaga
Doutora e Mestra em Educação/Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Professora Colaboradora do Programa Mestrado Profissional Educação e Docência da FaE/UFMG. Membro da Equipe do CECAMPE-Sudeste/ UFU.
Débora Borges Martins
Diretora da EMEI Lucy Elena Gomes Bortoletto- Igarapava/SP. Pedagoga com Mestrado em Educação pela Universidade de Uberaba.
Teresinha Minelli Tavares
Psicopedagoga Mestra Em Educação Pela Universidade Unicid Diretora Da E.e. Dr. Benedito Estevam Dos Santos.
Glaucia Cristina Cruz Severi
Pedagoga pela Universidade UNICID – COE Coordenador de Organização Escolar E.E. Dr. Benedito Estevam dos Santos.
Denise Cristina Sartori Granja
Pedagoga pela Universidade Cruzeiro do Sul. Especialista em Neuropsicopedagogia pela Universidade Campos Elíseos – CGPG Coordenadora de Gestão Pedagógica Geral E.E. Dr. Benedito Estevam dos Santos.
Buarque Caetano Garíglio Dumont
Coord. do Setor de Programas Federais da Secretaria Municipal de Educação de Ibirité/Minas Gerais. Mestre em Estado, Governo e Políticas Públicas - Faculdade Latina Americana de Ciências Sociais (FLASCO - Brasil).
Lenir Mendes Miguel
Diretora do Centro de Educação Infantil - CEI Águia Dourada Ibirité/MG. Pós-Graduação em Supervisão Escolar e Coordenação Pedagógica. Pós-Graduação em Educação Infantil e Letramento.
Yone Maria Gonzaga
Doutora Em Educação (ufmg). Professora Consultora Em Relações Étnico-Raciais E De Gênero.
Helter Rogério Bochi
Secretário Municipal De Educação Do Município De Marília/sp.
Renata Guedes Do Nascimento Azevedo
Secretária Adjunta De Educação Do Município De Marília/sp.
Érika Christina Kohle
Diretora de Escola Municipal do Município de Marília/SP. Professora da Educação Básica do Estado de São Paulo.
Luciane Ribeiro Dias Gonçalves
Professora Curso De Pedagogia Da Universidade Federal De Uberlândia (ufu). Campus Pontal (facip/ufu).
Carlos Antonio Resende Filho
Gestor Da Escola Municipal Manoel Alves.
Farley Júnio Rocha
Diretor Escolar - Escola Municipal José Paulo De Amorim.
Lúcia Ferraz Da Silva
Coord. Administrativa Das Caixas Escolares Da Secretaria Municipal De Educação De Uberlândia.
Áquila Priscila Souza Santos
Gestora De Parcerias Firmadas Pela Secretaria Municipal De Educação Com As Caixas Escolares De Uberlândia-Mg.
Julianne Peixoto Rodrigues
Gestora De Parcerias Firmadas Pela Secretaria Municipal De Educação Com As Caixas Escolares De Uberlândia-Mg.
Lunara Costa Borges
Gestora De Parcerias Firmadas Pela Secretaria Municipal De Educação Com As Caixas Escolares De Uberlândia-Mg.
Detalhes
ISBN: 978-65-251-4086-5
ISBN Digital: 978-65-251-4084-1
DOI: 10.24824/9786525140865.5
Ano da Edição:
Distribuidora: Editora CRV
Número de páginas: 130
Formato do livro: 16x23
Numero da Edição: 1
Assunto: DIÁLOGOS COM O PDDE vivências, experiências e boas práticas Cairo Mohamad Ibrahim Katrib Peterson Elisandro Gandolfi D536 Diálogos com o PDDE vivências, experiências e boas práticas Cairo Mohamad Ibrahim Katrib, Peterson Elizandro Gandolfi (organizadores) – Curitiba CRV, 2022 130 p Bibliografi a ISBN Digital 9786525140841 ISBN Físico 9786525140865 DOI 10248249786525140865 1 Educação 2 Políticas públicas 3 PDDE I Katrib, Cairo Mohamad Ibrahim, org II Gandolfi , Peterson Elizandro, org III Título IV Série 202229303 CDD 370 CDU 37
